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    Comunicar! Mas para quê?

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    Comunicar! Mas para quê?

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    Opinião | Catarina Ramirez, Rita Pinto Silva, Sandrina Carvalho, Terapeutas da Fala PIN

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    A comunicação é uma das áreas do desenvolvimento infantil a que todos tendemos a prestar mais atenção.

    A primeira palavra, as primeiras combinações de palavras e as primeiras frases são marcos importantes no desenvolvimento aos quais estamos atentos. Contudo, muito antes da primeira palavra, as crianças desenvolvem competências fundamentais para serem comunicadores eficazes.Desde cedo, um bebé pode usar o choro, o riso ou o atirar de um objeto para o chão como forma de interação com os seus cuidadores. Numa fase inicial, a interação procura assegurar as necessidades básicas, mas espera-se que evolua para funções gradualmente mais complexas. Ainda antes da emergência da oralidade, a criança começa a responder à interação dos que a rodeiam e, progressivamente, a ser capaz de comunicar com intenção e com diferentes objetivos. É relevante que uma criança possa, por exemplo, pedir, fazer pequenas escolhas, rejeitar coisas que não são do seu agrado e pedir ajuda para resolver pequenos problemas como abrir a caixa onde está arrumado o seu brinquedo favorito.

    Ao longo do desenvolvimento as crianças vão complexificando as formas que utilizam para comunicar – ações, gestos, palavras, frases, frases complexas. Simultaneamente desenvolvem-se competências comunicativas e sociais, com uma crescente diversidade de funções – dirigir a atenção do outro para si próprio, pedir objetos e atividades que deseja, rejeitar coisas que não são do seu agrado, cumprimentar e despedir-se, expressar as suas emoções e vontade de independência, comentar o que se passa ao seu redor e dar informação sobre coisas ou acontecimentos.

    Ao que devemos estar atentos?
    As alterações da comunicação, nomeadamente, na capacidade de usar a linguagem para diferentes funções, podem ser sinais de alerta para perturbação do desenvolvimento. Os défices na interação e no uso social da comunicação são sinais de alerta para uma Perturbação do Espetro do Autismo. Nestes casos, independentemente da forma de comunicar, que pode ser muito diversa, o uso de linguagem (verbal e não verbal) em contexto social é sempre um desafio. Com efeito, mesmo nas pessoas que desenvolvem uma linguagem verbal oral adequada, estas dificuldades podem persistir ao longo da vida.

    Como ajudar a criança a ser um comunicador eficaz?
    Existem várias estratégias que facilitam a comunicação da criança sendo importante descobri-las em família:

    Dar o modelo
    Quando a criança brinca ou tenta comunicar, pode traduzir por palavras aquilo que ela quererá dizer.  Ao invés de dizer, “O que se passa?”, pode dizer: Oh! O boneco caiu, vamos apanhar!” ou quando aponta para a água, em vez de dizer, “Queres água?”, pode dizer-se: “Mãe, dás-me água?” e de seguida dar-lhe a água.  Assim, a criança sentir-se-á mais segura, relaxada e não pressionada a falar. Desta forma irá manter-se mais envolvida na interação.

    Interpretar
    Observar as mensagens da criança, interpretar as suas ações, reações, sons e aproximações. Mesmo que por vezes não consiga entender a mensagem na totalidade. O importante é dar um significado aquela iniciativa, dando segurança e confiança à criança para comunicar.

    Seguir a iniciativa da criança
    Seguir, brincar e falar com a criança sobre temas e interesses, jogos que prefere e que a motivam no momento. Aproveitar essas atividades em que a criança está mais envolvida e concentrada.

    Dar escolhas
    Criar oportunidades para a criança comunicar aquilo que deseja, deixando-a fazer escolhas. Em vez de perguntas fechadas, de resposta sim e não, é importante dar-lhe hipótese de escolha: questionar “Queres a bola ou carro?”, ao mesmo tempo mostrar-lhe os dois brinquedos.

    Reconhecer a criança como um parceiro comunicativo
    Deixar que a criança participe na conversa e que não seja apenas um observador. Esperar para que tenha o seu espaço de comunicação. Mesmo que ainda não a entenda, pode responder e antecipar aquilo que a criança quer exprimir, dando-lhe a oportunidade de participar na conversação.

    Esteja atento ao desenvolvimento das competências sociais e comunicativas do seu filho. Se identificar que estas competências não estão a desenvolver-se tal como esperado, não hesite em solicitar avaliação profissional. O terapeuta da fala pode ajudar!

    Catarina Ramirez, Rita Pinto Silva, Sandrina Carvalho, Terapeutas da Fala PINMais informações: Site | Facebook

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