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Está na hora de brincar!
Está na hora de brincar!
Patrocínio: Chicco
Brincar é um direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos da Criança da ONU. Este assunto sério resolve-se com muita brincadeira, ou seja, boas aprendizagens. Descubra os brinquedos que ajudam o seu filho a crescer!
Sabia que...
... Antes da criança aprender a ler e escrever, beneficia de brincadeiras com plasticina, argila, corte e colagem, pintura com pincéis ou até mesmo com as mãos, para o desenvolvimento da sua motricidade fina?
... A consciência silábica, capacidade para isolar sílabas, é um dos princípios para a aquisição da leitura e escrita?
A criança em idade pré-escolar começa por reconhecer as sílabas como parte das palavras e, posteriormente, que estas por sua vez formam as frases.
Há brinquedos que ajudam as crianças a crescer (ainda mais!) e que proporcionam os melhores momentos de aprendizagem entre pais e filhos!
O quadro escreve e lê é muito apetecível para as crianças em geral. É um brinquedo que associa a brincadeira à estimulação das competências de pré-escrita.
Destaca-se ainda por ser um estímulo ao desenvolvimento da motricidade fina e da criatividade da criança entre os 2 e os 6 anos.
Na idade pré-escolar, em que a criança ganha maior consciência de si e dos outros, este brinquedo favorece esse autoconhecimento.
“Uau! Olha o que fizeste! Conseguiste!”
Neste âmbito, o adulto tem o papel fundamental de se maravilhar juntamente com a criança, promovendo assim a sua autoestima.
Adultos e crianças podem passar momentos felizes a desenhar neste quadro e a fazerem jogos de adivinhas.
E mais do que a habilidade artística ou traço prefeito revelado, importa a relação adulto-criança que fica mais fortificada no meio destas brincadeiras.
Para crianças com 2 anos:
- Usar o quadro como acessório de uma brincadeira faz de conta. Por exemplo, se estiverem a brincar às compras, podem usar o quadro para “escrever” a lista das compras (recorrer a desenhos); ou se estão no restaurante e usam o quadro para apontar o pedido do cliente.
- Uma pista de carros. Podem experimentar desenhar no quadro com recurso a outros objetos, por exemplo com as rodas de um carrinho, e ver que marcas ficam no ecrã.
Para crianças entre os 3 e os 6 anos:
- Fazer o jogo “adivinha o que eu desenhei”. Um desenha e, sem mostrar o desenho, dá pistas ao outro para adivinhar o que desenhou. Ou também pode desenhar e mostrar logo para o outro adivinhar o que é.
- Fazer um desenho em conjunto. Um começa o desenho e depois o outro acrescenta mais um elemento e vão, alternadamente, acrescentando mais elementos até completarem a sua obra de arte.
- Desenha e apaga! O adulto começa por fazer um desenho e depois carrega no botão da borracha, apagando parcialmente o desenho, e pede à criança que adivinhe o que está desenhado.
A partir dos 18 meses, a criança será capaz de ajustar os seus movimentos aos obstáculos; passar por cima, por baixo, por dentro, etc.
Além disso, desenvolve a força, ganha mais equilíbrio e coordenação bilateral. A partir dos 3 anos, os desafios comportam também o estímulo da pontaria e o foco no objetivo.
O Kit Psicomotricidade da Chicco é composto por 18 peças, com diversas configurações, desafios motores e muitas brincadeiras que estimulam o desenvolvimento global da criança - tanto cognitivo como social.
Com este brinquedo, há muito espaço para explorar e criar brincadeiras, seja aos 18 meses, em que gosta de passar por baixo e por cima e de procurar objetos; ou aos 2 anos, em que vai gostar de estar num mundo imaginário e brincar ao faz de conta; e até mesmo aos 4 anos, em que já gosta de desafios de equilíbrio e da contagem das bolas que consegue encestar.
Para crianças entre os 18 e os 24 meses
Com os arcos, podem brincar ao “dentro e fora”, colocando a bola dentro ou fora do arco pousado no chão ou com o arco na mão, como um cesto de basquetebol, incentivar a criança a encestar. E festejar!
Para crianças entre 2 os 2 e os 3 anos
Podem juntar algum imaginário à brincadeira, como, por exemplo, quando rastejam, fazê-lo como uma cobra ou como um crocodilo. E se forem saltar a pés juntos por cima de uma barra? Podem ser um coelho ou um canguru?
Para crianças entre os 3 e os 5 anos
Fazer o percurso a andar para a frente, de costas, deslocar-se de lado, a pés juntos e até de olhos vendados, com a ajuda de um adulto ou outra criança a dar indicações.
O livro eletrónico é um brinquedo sensorial - estimula vários sentidos do bebé: a visão, a audição e o tato.
Brincar com este livro estimula o desenvolvimento cognitivo da criança, no sentido em que associa os sons às imagens e aí desenvolve-se o seu cérebro. Criam-se mais ligações neuronais e daí desenvolve-se a memória da criança e a sua linguagem.
A criança vai aprendendo palavras novas à medida que brinca, à medida que o adulto vai falando com ela e conversando sobre as imagens dos livros.
Com estes livros desenvolve-se também a motricidade fina, ao virar as páginas, com ou sem o auxílio dos pequenos orifícios das páginas, onde encaixam os pequenos dedos da criança, e ainda ao carregar nos botões para ouvir os sons.
1. Estes livros são resistentes para as pequenas mãos explorarem e as pequenas grandes mentes aprenderem.
2. Os desenhos coloridos e as linhas arredondadas são muito apelativos ao olhar do bebé, convidando-o a explorar página a página.
3. O bebé fica contente quando percebe que é ele que faz o som surgir quando carrega no botão. Esta noção de que é capaz dá-lhe mais confiança para continuar a explorar e aprender.
4. O livro casa das formas mostra as várias partes de uma casa, o que apela também para as vivências diárias da criança, podendo o adulto falar sobre as partes da casa onde acontecem as rotinas diárias da família, e assim fortalecer o sentimento de pertença, confiança e segurança.
5. Contar histórias ao bebé/criança é uma prática que desde cedo desperta o gosto pela leitura, além de ser mais um momento em que se constrói a relação afetiva segura entre adulto e criança.
Sabia que…
- Ainda antes de conseguir falar a criança é capaz de comunicar através de gestos simples e sons que servem de “trampolim” para a palavra falada?
- Tal como o gatinhar não atrasa a aquisição da marcha, também o uso de sinais para comunicar não atrasa a aquisição da linguagem?
Os adultos podem incentivar a criança a repetir os sons dos animais e ainda a fazer gestos correspondentes para reforçar a aprendizagem e facilitar a memorização.
Podem divertir-se a inventar gestos para os animais e a diversificar os sons dos animais, ora mais graves ora mais agudos, mais rápido ou mais lento…
E conseguem ainda adicionar uma música inventada por vocês? Pode ser com uma melodia que gostem especialmente e basta ter uma forma simples e repetitiva para a criança gostar e pedir para repetirem vezes sem conta!
Essa exploração vai fazer com que o adulto se aperceba mais das preferências da criança, e esta por sua vez, verá o seu adulto em diferentes registos divertidos que lhe ficarão na memória.
Brincar com livros é também oportunidade para inventar e criar histórias únicas e especiais, incluindo até personagens familiares, ocasiões do dia-a-dia da criança e quem sabe até ouvir a criança a dar alguma sugestão.
Brinquedos que encorajem o desenvolvimento motor, novos movimentos e a aprendizagem de novas capacidades são importantes para a vida futura dos mais pequeninos. Assim, o cubo mágico 2 em 1 revela-se como a opção perfeita para os bebés/crianças dos 10 meses aos 3 anos.
Promove o desenvolvimento cognitivo...
Ao explorar as várias componentes do cubo, os pequenos exploradores adquirem noções simples e básicas de matemática, como a noção de maior ou menor quantidade, enquanto são apresentados a novas palavras, aumentando o seu vocabulário.
Impulsiona o nível motor...
As crianças desenvolvem a sua motricidade fina ao fazer o encaixe das formas geométricas e das bolas, assim como ao abrir as portas para colocar ou retirar estas mesmas formas e bolas. A ação de martelar as bolas para dentro do cubo faz também com que desenvolvam mais força nos membros superiores, bem como a sua coordenação olho-mão.
Conclusão: este é um cubo mágico para explorar e imaginar!
- Ao manusear os objetos, o bebé adquire um maior conhecimento sobre si e sobre os objetos em seu redor.
- O bebé com cerca de 16 meses começa a perceber como as coisas funcionam, isto é, com quanta força deve martelar, como agarrar no martelo para acertar na bola, qual a posição certa da sua mão para encaixar as formas e como usar os pequenos dedinhos para abrir as portas do cubo. Nessa fase, o bebé aprende a resolver problemas de forma eficaz, através da exploração livre do brinquedo.
- Quando próximo dos 2 anos, é importante que o pequenino desenvolva o pensamento simbólico, ou seja, a capacidade de representar mentalmente objetos não presentes e, assim, dar asas à sua imaginação. Desta forma, a criança está também preparada para expressar, cada vez mais, as suas ideias e partilhá-las com os seus pares e adultos.
Sabia que...
- Os adultos podem estimular o pensamento simbólico da criança fazendo perguntas, como: este cubo pode ser uma casa? Ou um animal?
- Conversar com as crianças, descrever as suas ações enquanto brinca e canta sobre o que estão a fazer são formas de promover o desenvolvimento da linguagem?
- Cada brinquedo Chicco tem o poder de os fazer crescer? É verdade!
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