Título
Arca de Noé: Mico-leão-dourado
Arca de Noé: Mico-leão-dourado
Com o apoio: Jardim Zoológico
O Mico-leão-dourado tem pelo alaranjado e um tufo em torno da cara que faz lembrar uma juba, características que estão na origem do seu nome. A cauda comprida serve de apoio à vida arborícola, oferecendo o equilíbrio que precisam para andarem de ramo em ramo na copa das árvores.O que come?
A sua dieta consiste em frutas, néctar, insetos e pequenos vertebrados, que apanha nas fendas das árvores com auxílio dos seus dedos longos e esguios.
A porção de planície da Mata Atlântica brasileira é o único lugar do mundo onde esta espécie vive. Além do seu habitat representar menos de 2% do habitat original, está ainda fragmentado por pastagens de gado, estradas e cidades, o que representa uma ameaça à sua conservação.
Também os surtos de Febre Amarela, que afetam tanto os Micos como os humanos, tem originado baixas consideráveis no número de indivíduos.
Séculos de desflorestação e captura para o comércio de animais de estimação reduziram esta população a menos de 200 na natureza.
Apesar de tudo, em 2017, os registos apontavam para a existência de cerca de 3700 indivíduos no habitat natural, o que acabou por se refletir numa melhoria no estatuto da espécie que está classificada até aos dias de hoje como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN.
O Jardim Zoológico apoia a conservação in situ de Micos-leões desde 1994, através de um programa que inclui estudos de comportamento e nutrição, implementação de corredores de floresta e reintrodução de animais no habitat.
Visite o Zoo em família e contribua para a conservação desta espécie!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Jardim Zoológico
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos