Título
Água: toda a gota conta! Vamos aprender a poupar?
Água: toda a gota conta! Vamos aprender a poupar?
Com a tendência das condições climatéricas serem cada vez mais adversas à Vida na Terra, o que passa por menor uma precipitação, torna-se uma questão de cidadania protegermos e utilizarmos com inteligência todos os recursos naturais, onde se inclui a Água.
Sabia que apenas com pequenos gestos, que não implicam gastos financeiros e estão ao alcance de todos, pode fazer toda a diferença? Uma mudança, que se impõe, nos hábitos de consumo de Água, é mais fácil do que pensa e a EPAL e a AdVT ajudam-no a começar!
“Era uma vez um beija-flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os outros animais da floresta.
Só que ele fazia uma coisa diferente de todos os outros: com o bico, apanhava gotas de água de um lago e atirava-as para o fogo.
A águia intrigada, perguntou-lhe:
– Oh bichinho, achas que vais apagar o incêndio com essas gotas?
– Sozinho, sei que não vou – respondeu o beija-flor. Mas estou a fazer a minha parte.
Envergonhada, a águia chamou os outros pássaros e, juntos, lutaram contra o incêndio. Vendo isto, os elefantes venceram o seu medo e, enchendo suas trombas com água, também corriam para ajudar. Os macacos pegaram em cascas de nozes para carregar água.
No fim, todos os animais encontraram uma maneira de colaborar na luta. Pouco a pouco, o fogo começou a ficar mais fraco. O Ser Celestial da Floresta, comovido e admirando a coragem destes bichinhos, enviou uma chuva que apagou de vez o incêndio e refrescou todos os animais, já muito cansados mas felizes…"
Uma história de Wangari Maathai – Prêmio Nobel da Paz de 2004.
Cada um de nós pode ser um beija-flor e, com os nossos gestos, não importa quão pequenos sejam, ajudar a solucionar a crise global da Água.
No site da EPAL encontra diversas dicas para que, com gestos simples, possa contribuir para um futuro com Água, desde as utilizações na casa de banho (local onde o gasto de água é maior) até às que se realizam na cozinha.
Não se deve descurar igualmente a preocupação no consumo de alimentos, roupas, utensílios e objetos diversos, pois para o ciclo de produção de cada um é necessária Água (pegada hídrica) e, ao sermos consumidores conscientes, estamos também a poupar este precioso recurso natural.
Há igualmente que mudar o comportamento no que respeita ao que vai pelo cano abaixo.
Na Campanha de Saneamento da AdVT “Não vá ao engano! Lixo não é no cano!”, além de se alertar para os problemas causados pela colocação indevida de resíduos no esgoto, nomeadamente os entupimentos da rede e a dificuldade dos próprios processos de tratamento das águas residuais, acautela-se a poupança da Água, pois não deitando lixo pelo cano não desperdiçamos Água potável numa só descarga de autoclismo, que equivale a cerca de 12 litros.
E quando colocamos os resíduos produzidos no caixote do lixo, estamos a contribuir para a manutenção dos equipamentos usados no tratamento das águas residuais e, consequentemente, para a devolução de uma Água com maior qualidade ao meio ambiente.
Garantir o recurso Água, em quantidade e qualidade, é uma das maiores preocupações da EPAL e da AdVT, tal como deve ser uma preocupação de todos.
Há que utilizar bem a Água, mudar comportamentos e passar a palavra, para garantirmos um futuro em que a Água nunca nos falte.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos