Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    A RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS DE LEITURA E COMPETÊNCIAS MUSICAIS

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    A RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS DE LEITURA E COMPETÊNCIAS MUSICAIS

    Nota Informativa

    Psicologia | Fonte: CORPE

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    São vários os estudos que estabelecem relações entre as competências de leitura e as competências musicais, embora este seja um domínio de investigação relativamente recente.

    De forma a analisar as ligações existentes entre consciência fonológica, as habilidades de percepção musical e as habilidades precoces de leitura, foi realizada uma investigação (Anvary et al., 2002) que envolveu numa população de 100 crianças de 4 e 5 anos de idade. Os resultados revelaram que as habilidades de música se correlacionavam significativamente quer com a consciência fonológica, quer com o desenvolvimento da leitura. Esta investigação revela algumas incongruências, nomeadamente ao nível da leitura, por ter sido avaliada em crianças que ainda não iniciaram o ensino formal desta aprendizagem. A consciência fonológica pode ser definida como a capacidade de manipulação (mover, combinar ou suprimir) consciente dos elementos sonoros das palavras orais (Tunmer & Rohl, 1991). É uma competência necessária para a compreensão conceptual do princípio alfabético (desenvolvimento gradual da consciência de que as palavras podem ser divididas em segmentos fonéticos de forma a compreender que as letras constituem um sistema de notação dos fonemas) e desenvolve-se de uma forma relativamente lenta nas crianças (Silva, 2002).

    A relação entre a consciência fonológica e a percepção musical sugere que ambas possam partilhar alguns dos mesmos mecanismos auditivos, acrescentando-se que a habilidade de percepção musical prediz a leitura mesmo quando a variância partilhada com a consciência fonológica é suprimida. A consciência fonológica e a percepção musical relacionam-se com algumas das mesmas habilidades básicas auditivas e/ou cognitivas necessárias para a leitura, mas cada uma delas também se relaciona com habilidades de processamento exclusivo.

    O ponto essencial a destacar a partir da investigação apresentada talvez seja a importância que deve ser atribuída à elaboração de programas interdisciplinares que combinem a educação musical e o ensino da linguagem, de forma a facilitar o desenvolvimento de capacidades linguísticas (consciência fonológica, leitura, etc.) e não-linguísticas (capacidade de concentração, memória, disciplina, imaginação, etc.).

    Dra. Ana Rebelo
    Departamento: Educação Especial e Reabilitação
    CORPE - Centro de Observação e Reabilitação

    Referências bibliográficas:
    Anvary S. H., Trainor L. J., Woodside J., Levy, B.A. (2002). Relations among musical skills, phonological processing, and early reading ability in pre-school children. Journal of Experimental Child Psychology, 83 (2), 111 - 130.

    Tunmer, W. & M. Rohl (1991). Phonological awareness in reading acquisition. In: D. Sawyer, B. Fox (Eds.). Phonological awareness in reading. New York: Springer-Verlag. Silva, A. C. (2002). Bateria de provas fonológicas. Lisboa: Instituto Superior de PsicologiaAplicada.

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    A RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS DE LEITURA E COMPETÊNCIAS MUSICAIS
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? 💥 Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Casa da Música: atividades, concertos e histórias a não perder no Porto!

    Espetáculos especiais e oficinas sensoriais para bebés? A Casa da Música tem! Marque na agenda todas as…
    • Porto
    M/3
    meses
    • Para Bebés
    • Ver
    • +3

    Atividades para crianças no Museu de Lisboa

    O Museu de Lisboa proporciona exposições, espetáculos, jogos e atividades para crianças e famílias se…
    • Lisboa
    M/6
    anos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +3

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Boutique da Cultura: boas leituras e teatro infantil em Lisboa

    Teatro infantil Lisboa são três palavras que costuma pesquisar no Google? Quem entra na Boutique da Cultura…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Ver
    • +2

    Também lhe pode interessar

    A brincar também se aprende a cair e a levantar. Mas quem ampara a queda?

    As férias trazem dias longos e muito tempo para viver novas aventuras. E quando há imprevistos ao virar da…
    • Fazer
    • +3

    O que têm em comum alunos e condutores? Todos querem passar (na estrada e de ano!)

    Estes 3 jogos grátis sobre segurança infantil vão ajudar os filhotes na reta final do ano letivo! Antes de…
    • Pais
    • +1

    Os professores estão à espera das notas! Quem irá ganhar este prémio?

    Como se agradece a quem faz da escola um lugar melhor todos os dias? Foi para isso que nasceu este prémio…
    • Pais
    • +2

    Dicas para uma roadtrip familiar na Madeira com a Hertz

    Se está a planear uma escapadinha com os miúdos, alugar carro na Madeira pode ser o seu maior aliado. Com a…
    • Madeira
    • Passear
    • +3

    Está à espera de um bebé ou a viver os primeiros anos da ma/paternidade?

    O 1.º Congresso Espaço Bebé foi criado a pensar em si e na sua família! Mais do que um congresso, este será…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Pais
    • +1

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS