Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    A aquisição da leitura e da escrita trocada por miúdos... para graúdos!

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    A aquisição da leitura e da escrita trocada por miúdos... para graúdos!

    Nota Informativa

    Pedagogia | Fonte: PIN - Centro de desenvolvimento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Como aprendemos a ler? E a escrever? É importante perceber o encadeamento dos mecanismos e as fases de aquisição da leitura e da escrita que nos permitem atingir um nível de desempenho eficaz. Simultaneamente, conhecer as etapas de aprendizagem e os processos cognitivos inerentes que potenciam uma maior sensibilidade para os sinais de alerta de possíveis dificuldades.

    A língua portuguesa é um sistema fonémico, em que o som é a unidade mais importante, ou seja, a grafemas associam-se sons. Para estabelecer esta relação é necessário aceder à consciência fonológica, ou seja, à capacidade que permite perceber que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas e as sílabas por fonemas.

    O princípio alfabético abrange as regras de correspondência grafema-fonema e fonema-grafema. A descodificação grafema-fonema é um passo fundamental para aprender a ler: a criança reconhece o desenho da letra (grafema) e corresponde-o ao respetivo som ou sons (fonema). Um dos passos cruciais na aprendizagem da escrita é a descodificação inversa do fonema-grafema, quando a criança reconhece o som e consegue correspondê-lo à letra.

    O vocabulário é um indicador transversal em todo o processo de aquisição da leitura e da escrita e que possibilita uma maior compreensão da leitura e, simultaneamente, uma maior diversidade de conceitos para aplicar na escrita. É, por isso, imprescindível ampliar o vocabulário.

    A fluência leitora resulta do desenvolvimento das representações fonológicas das palavras e da capacidade em reconhecê-las rapidamente, ou seja, da precisão e rapidez na descodificação. No início da escolaridade, a criança lê mais lentamente porque se baseia no processamento fonológico (conversão grafema-fonema). Com o desenvolvimento desta competência, a velocidade leitora aumenta progressivamente e ocorre o reconhecimento visual das palavras (via lexical). A fluência é um dos fatores responsáveis pela compreensão do que se lê, ao assumir a ligação entre a leitura e a compreensão. A fluência é aferida pelos indicadores de velocidade, de precisão (ausência de erros), de cadência e de entoação de leitura. Um leitor fluente lê com desembaraço, com entoação adequada, com ritmo, com cadência e sem errar, gaguejar ou silabar. A identificação automática das palavras escritas não tem como única função permitir a leitura, mas também possibilitar que a criança mobilize as suas capacidades cognitivas de atenção consciente, de memória e de raciocínio para a compreensão do texto que está a ler.

    A compreensão leitora implica o conhecimento explícito da correspondência grafema-fonema (descodificação) e exige fluência no reconhecimento. É necessário identificar rapidamente sílabas, palavras, frases e textos e, simultaneamente, ter a capacidade de interpretar e atribuir sentido às palavras e, por conseguinte, ao conjunto de ideias aí representado. A compreensão é como “a construção do sentido de um texto”, por isso é crucial desenvolver estratégias para melhorar a compreensão leitora, estimulando os hábitos de leitura e tornando as crianças mais ativas no processo de construção de conhecimento, para que possam a entender e atribuir sentido ao discurso oral e/ou escrito.

    A leitura de textos não deve ser uma atividade isolada, sendo útil associá-la à escrita, quer de palavras, quer de uma versão de texto nova ou resumida. Aliás, a composição escrita, aliada ao desenvolvimento da compreensão da leitura, tem ganho cada vez mais destaque porque a escrita é hoje um modo de comunicação muito mais frequente.

    A composição, ou seja, a escrita, contribui para consolidar a representação ortográfica das palavras, tornando, gradualmente, a sua identificação mais eficiente, e permite avaliar a compreensão dos aspetos mais importantes do texto, como a ordem temporal dos acontecimentos e a articulação das ideias. A reprodução escrita assume-se igualmente como um estímulo à imaginação e à criatividade, através da “reinvenção” do texto, quando a criança é desafiada a mudar um personagem, o tempo ou o espaço, a reescrever um episódio ou a criar outro final. A composição escrita mobiliza conhecimentos linguísticos (léxico, sintaxe, retórica) e conhecimentos relativos ao conteúdo (o tema). O processo de produção escrita compreende três etapas: planificação (recuperação e organização de conhecimentos relativos ao tema, tendo em conta os objetivos e os destinatários), produção de texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e revisão (releitura do que foi produzido para eliminar erros, aperfeiçoar ou acrescentar algo).

    As funções executivas, como por exemplo a atenção, a memória de trabalho ou a memória auditiva acompanham todo o processo de aprendizagem e de aquisição da leitura e da escrita. Ou seja, a eficácia da leitura e da escrita está associada à eficácia das funções executivas e aos respetivos processos cognitivos da criança.

    Entre as competências facilitadoras da aprendizagem destaca-se a motivação para a leitura, que se traduz no prazer daí retirado e que se associa aos processos cognitivos inerentes ao processo de aquisição da leitura e da escrita. Uma leitura regular permite expandir o conhecimento, aprender novas palavras, entender os significados, compreender a informação oral e escrita e comunicar ideias por intermédio da escrita.

    Artigo desenvolvido por:

    Francelina Manso - Educação Especial, Núcleo das Dificuldades de Aprendizagem Específicas

    PIN - Centro de Desenvolvimento

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    A aquisição da leitura e da escrita trocada por miúdos... para graúdos!
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2022

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Julho 2025

    Julho chegou, cheio de planos ao ar livre! Em Oeiras há bibliotecas de praia com internet e livros. No…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Férias no Algarve longe da confusão? Veja o nosso roteiro secreto!

    E se lhe dissermos que existe um lugar no coração algarvio, ideal para as viagens em família antes do pico do…
    • Monchique
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Este verão dê a volta a Portugal com o nosso mapa cheio de segredos!

    A pensar em si e nas próximas aventuras, desenhámos o Roteiro Portugal 360 em Família! Marque os sítios por…
    • Monchique
    • Sugestões
    • Passear
    • +3

    Dino Parque Lourinhã: descubra o Reino dos Dinossauros e aventure-se com toda a família!

    A apenas uma hora de Lisboa, encontra-se o Dino Parque Lourinhã, um verdadeiro santuário dos dinossauros em…
    • Lourinhã
    • Desconto EO
    • Passear
    • +1

    Onde é que há cinema para crianças grátis no Porto? Aqui!

    Sabia que todos os meses há cinema para crianças grátis no MAR Shopping Matosinhos? As Fitinhas permitem…
    • Matosinhos
    M/3
    anos
    • Grátis
    • Ver
    • +1

    Também lhe pode interessar

    Este verão dê a volta a Portugal com o nosso mapa cheio de segredos!

    A pensar em si e nas próximas aventuras, desenhámos o Roteiro Portugal 360 em Família! Marque os sítios por…
    • Monchique
    • Sugestões
    • Passear
    • +3

    Já pensou nas despesas de educação do próximo ano?

    Este ano, os pais da Inês e da Vera decidiram planear o regresso às aulas com antecedência, não só para gerir…
    • Fazer
    • +3

    Será que as crianças sabem como pedir ajuda na praia? Dê-lhes este desafio!

    Ainda não conhece a Família Segura e os seus jogos grátis sobre segurança infantil? Leve este jogo ou…
    • Pais
    • +2

    Porque é que os miúdos enjoam? Há soluções naturais?

    Se tem filhos e já se aventurou em viagens em família de carro, barco ou avião, sabe que há coisas que os…
    • Passear
    • +3

    Patrulha em família ou em turma? Explorem o bairro e transformem a cidade!

    Carros por todo o lado, trotinetas no passeio, falta de sombra, passadeiras gastas… Será que estamos a olhar…
    • Lisboa
    • Pais
    • +2

    Quem são os vencedores do Global Teacher Prize Portugal 2025? Contamos-lhe tudo!

    Parabéns, professores! Foi numa tarde de junho, no MAAT Central, em Belém, que ficámos a conhecer os…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS