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    5 Questões essenciais para educar uma criança feliz

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    5 Questões essenciais para educar uma criança feliz

    Nota Informativa

    Educação | Ana dos Santos, Psicóloga

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    Descrição

    Na educação de uma criança não existem receitas mágicas dadas por especialistas. Os pais são os melhores especialistas dos filhos. Existem sim, questões importantes que contribuem para a felicidade dos filhos e dos pais.

     

    1. A melhor forma de criar uma criança feliz é ser uma pessoa feliz. Se tiver prazer em viver e o demonstrar, se for uma pessoa segura, feliz no trabalho e nas suas relações será muito mais fácil de manter o equilíbrio na sua vida e o seu filho assimilará isso. Os pais são os modelos das crianças, a referência para uma vida inteira. A forma como age perante a vida vai ensinar a criança a como vivê-la. As crianças são “esponjas”. Pais felizes têm mais probabilidade de criar crianças felizes.

     

    2. Ter disponibilidade para estar com o seu filho, para brincar com ele, para o amar.... Estar presente. Momentos de interacção entre pais-filhos podem fazer a diferença. Quando possível, reserve um pouco do seu dia para brincar com o seu filho. Lembre-se de que mais vale tempo de qualidade do que quantidade. Se gosta de brincar, sente-se no chão, reviva brincadeiras de infância. Active a criança interior que há em si. Também será terapêutico para si. Se não gosta de brincar, não se obrigue a fazê-lo, procure actividades adequadas à idade da criança e desfrutem!

     

    3. Proporcione-lhe uma rotina, sempre que possível. Sabemos que na azáfama do dia-a-dia nem sempre é possível. É importante comunicar à criança o que se vai acontecer naquele dia, principalmente quando se foge da rotina. A previsibilidade permite que a criança se sinta mais segura. Acordar e saber o que vai suceder a seguir, permite-lhe adquirir a nossa noção temporal e regular o seu relógio biológico.

     

    4. Um pai não é apenas bom. É bom e mau. É importante que haja “Não”, que haja firmeza, que hajam regras e limites impostos com consistência. Estes dão segurança à criança e dizem-lhe até onde pode ir. Mas também é importante que os pais escolham as suas “guerras” e que não utilizem constantemente a palavra “Não”. Por vezes, é possível ajudar a criança a sair de situações difíceis distraindo-a ou dando-lhe alternativas, privilegiando o discurso pela positiva, em vez de pela negativa, o que será benéfico para a auto-estima da criança. Ao longo da vida o seu filho irá ouvir muitas vezes o “Não”. Se lidar com o “Não” desde sempre, para além de se sentir mais seguro, irá garantir que no futuro, quando ouvir o “não” saberá lidar com a adversidade e manterá o equilíbrio psíquico.

     

    5. Ser pai não é só educar e cuidar, é também dar afeto. O mito de que não podemos demonstrar sentimentos porque nos tornamos mais vulneráveis deve ser extinto. Demonstre ao seu filho como se sente e o que sente por ele. A expressão dos sentimentos e das emoções, quer sejam positivas ou negativas são saudáveis. Não é suposto estarmos sempre bem, somos humanos e também sentimos coisas menos boas. Sentimos raiva, ansiedade, culpa, zanga, tristeza. E sentimos amor, alegria, compaixão. Se se permitir demonstrar estes sentimentos e emoções ao seu filho, mais facilmente ele as demonstrará, sem sentimento de culpa, e consequentemente criará relações mais verdadeiras e consistentes no futuro.

     

    Apesar de ser benéfico para o desenvolvimento emocional da criança e para o bem-estar dos pais ter em consideração todas estas questões, o que realmente importa é seguir a sua intuição, pois ninguém conhece melhor o seu filho do que você. Vivemos num quotidiano “fabricador” de dicas educativas e esquecemo-nos da intuição.

     

    Acima de tudo, seja você próprio, seja livre, seja feliz. Se não o é, procure ajuda, está sempre a tempo. Estará a ensinar à criança o melhor trunfo da vida… ser ela própria, ser autêntica. Para além de mais, estará a dar um contributo enorme para a humanidade. Numa sociedade em que cada vez mais as pessoas estão presas ao que as outras pensam ou que elas próprias pensam que as outras pensam, em que se perde a espontaneidade.

     

    Dra. Ana dos Santos - Psicóloga Clínica
    Pequenos e Crescidos

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