Título
Family Up: 5 dicas para ser sustentável em família... na escola!
Family Up: 5 dicas para ser sustentável em família... na escola!
De casa para a escola: um caminho de aprendizagens
As crianças são o futuro e as famílias são basilares no apoio à sua educação e no seu percurso pessoal e académico. A casa é a primeira escola, criando a ponte para um mundo melhor. É o ABC das primeiras lições para uma vida sustentável em família e em sociedade.
A transição energética é cada vez mais urgente. Viver com sentido de respeito pelo planeta, preservando-o, é fundamental desde cedo. Exemplos de como o pode fazer: ver um documentário ou uma boa discussão à hora de refeição, assumindo compromissos em família de pequenos gestos ecológicos que impactam o planeta de forma positiva.
São algumas sugestões: “A Plastic Ocean”, da realizadora Tanya Street, sobre o impacto ambiental dos oceanos sobrecarregados de resíduos plásticos; “Ice on Fire”, da autoria do ator e ativista Leonardo DiCaprio, retrata a crise ambiental que vivemos e as possibilidades de reverter os danos; e “Uma Verdade Inconveniente”, que consciencializa para os perigos do aquecimento global.
Nem sempre é fácil aceitar o outro. Clarificar em família temas como o bullying na escola, e de que forma agir nestes casos; sensibilizar para comentários que podem ser ofensivos; abordar a questão da igualdade versus discriminação é fundamental numa educação completa. Reforce ainda a importância da diversidade para uma visão mais empática e completa do mundo e das diferentes culturas.
No caso do bullying ou do cyberbullying, fique atento aos sinais, que podem passar despercebidos: isolamento, alteração do sono, dores de cabeça, comportamento agressivo, baixa autoestima, falta de concentração e interesse nas diversas atividades, falta de vontade de ir à escola.
É possível ser amigo do ambiente numa ida à peixaria. Como? Ao escolher peixes variados e pouco conhecidos, evitando os mais procurados como dourada, robalo e atum, apostando na pesca local do nosso país e na oferta sazonal. Aplique o mesmo princípio nos lanchinhos para a escola.
Ajustar as porções, de forma a que sejam adequadas à idade da criança, vai reduzir o desperdício alimentar. Num documento da DGS relativamente a lanches escolares saudáveis, é possível encontrar informação com vários exemplos específicos de lanches organizados por faixas etárias. Equacione também o transporte sustentável dos alimentos, como bebidas em garrafa e sandes em saco de pano.
Ao ensinar o valor da partilha e do consumo responsável aos mais novos está a educá-los para serem adultos mais conscientes das suas responsabilidades para com os outros e para com o meio que os rodeia. Informe-se sobre as ações solidárias e de economia circular a decorrer na escola e envolva toda a família.
Sugerir à escola, através da Associação de Pais, projetos solidários interessantes é uma outra hipótese igualmente proativa. Consulte o site da Bolsa do Voluntariado. Este é um projeto de âmbito nacional criado para estabelecer o encontro online entre a procura e a oferta de trabalho voluntário, em diferentes áreas e de acordo com diferentes interesses e competências.
O Future Up é um projeto educativo da Fundação Galp, desenvolvido com o objetivo de consciencializar para o tema da sustentabilidade ambiental. Alicerçado nos temas na transição energética e consumo eficiente, pretende motivar professores, alunos e toda a comunidade envolvente no percurso da redução da pegada carbónica. Estimule o seu filho e a escola na participação ativa deste projeto.
O Apps for Good é um outro programa educativo tecnológico que desafia alunos do 5.º ao 12.º ano a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets. Em Portugal, o programa é promovido pelo CDI Portugal e conta com o apoio da Upcoming Energies da Galp.
Explore ainda mais um dos projetos inspiradores apoiados pela Fundação Galp: a Junior Achievement Portugal (JA Portugal). Congénere portuguesa da Junior Achievement, é a maior e mais antiga organização mundial de educação para o empreendedorismo.
A JA Portugal prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a empregabilidade.
A Galp posiciona-se como facilitadora da vida das famílias nas suas diferentes dinâmicas. Desde planos energéticos adaptados às necessidades de cada uma ao investimento na sustentabilidade a nível nacional e internacional, acompanha o seu dia a dia com ações úteis e projetos concretos, que visam o bem comum.
Famílias mais informadas são famílias mais sustentáveis. A rubrica mensal “Ser sustentável em família…” é uma parceria Galp e Estrelas & Ouriços focada na divulgação de práticas mais ecológicas, com o objetivo de procurar informar mais e melhor, para hábitos e tomadas de ação mais conscientes.
Regenerar o futuro só será possível apostando na transição energética, com abertura à inovação, investimento em novas tecnologias e a colaboração de todos. Ajudar o planeta é cada vez mais urgente. A Galp está ao lado das famílias por um futuro mais sustentável.
Fique atento ao tema do próximo mês!
Mais informações: Site
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos