Título
5 Dicas a aplicar na alimentação do seu animal de companhia
5 Dicas a aplicar na alimentação do seu animal de companhia
Saúde animal
Tanto os gatos como os cães são animais carnívoros, logo a sua alimentação deve ter como base a carne. Todo o seu sistema digestivo está preparado para receber e processar este tipo de alimento, pois será através desta fonte que vão obter tudo o que precisam para ter energia.
Assim, não é porque existem alimentos vantajosos para os Humanos que automaticamente são vantajosos para os nossos animais. O Homem é um animal omnívoro, que come todo o tipo de alimentos – carne, vegetais, leguminosas, frutas, entre outros – logo tem um sistema digestivo muito mais complexo e preparado em comparação com um cão ou gato.
Isto aplica-se a animais de todos os portes. Não é porque o cão é de porte grande que significa que pode comer mais ou de tudo. Também as porções diárias são algo a ter em conta. Os animais comem em menor quantidade e, por vezes, ter sempre comida disponível na taça não é a melhor solução, principalmente se o animal comer de forma compulsiva.
O melhor mesmo é, sempre que possível, falar com o seu veterinário uma vez que existem fatores que variam muito consoante as características do animal. Mas algumas regras são essenciais e, por isso, reunimos cinco conselhos que deve aplicar sempre na dieta do seu animal de companhia.
Esta parece óbvia, mas não deve ser esquecida nunca! À semelhança do Homem, os animais têm de beber muita água para se manterem hidratos e saudáveis. É essencial disponibilizar água limpa e fresca especialmente nas alturas mais quentes do ano. Adquira uma taça exclusivamente para a água e coloque-a num local visível e de fácil acesso.
Dar sobras do almoço ou do jantar aos animais não é indicado. Atualmente, o mercado disponibiliza várias rações feitas à medida dos animais com tudo o que precisam. Na hora de escolher a melhor ração para o seu cão ou gato tenha em atenção características como: idade, tamanho, raça, estilo de vida e saúde.
Saber as doses diárias é bastante importante para manter o animal saudável e evitar excesso de peso. Os cães precisam de rotinas e horários fixos, por isso, o melhor é disponibilizar comida cerca de 2 vezes por dia, mas sempre dentro da dose diária recomendada pelo seu veterinário que irá ao encontro das características do patudo (como o tamanho). No caso dos gatos, deve ter sempre disponível a sua dose diária completa, uma vez que os pequenos felinos comem pouca quantidade de cada vez e várias vezes ao dia.
Pequenos snacks não fazem mal nenhum e até são um bom hábito para incentivar bons comportamentos, mas, como tudo na vida, devem ser sem exageros. Como o nome indica snacks são como pequenas guloseimas e não o substituto de uma refeição.
Quando aconselhamos a dar snacks, de vez em quando, aos animais referimo-nos a guloseimas feitas especificamente para eles, pois, apesar de ser bom mimá-los, fazê-lo com a nossa comida é um erro! Se o quiser fazer tenha em conta que existem vários alimentos que representam um risco para a saúde do seu animal.
Alimentos proibidos:
- Chocolate;
- Café;
- Cebola e alho;
- Uvas e passas;
- Açúcar;
- Lacticínios;
- Ossos;
- Fruta;
- Hidratos de carbono como o pão.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos