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12 erros a evitar na estrada: viagens atentas, famílias seguras!
12 erros a evitar na estrada: viagens atentas, famílias seguras!
Patrocínio: Fundación MAPFRE
De acordo com os dados mais recentes, divulgados pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, morreram, entre 2011 e 2020, cerca de 100 crianças com menos de 14 anos nas estradas portuguesas.
Os dados não são para assustar, mas sim, para alertar para a necessidade de estar a par da informação mais fiável sobre segurança na estrada.
A revista da DGT (Dirección General de Tráfico) apresentou recentemente os descuidos e erros mais comuns e a Fundación MAPFRE fez uma análise de alguns deles, assinalando a forma correta de proceder. Tendo em conta o seu perfil de condutor, selecione o seu Top 5 para ter sempre em mente quando viaja sozinho ou em família.
É fundamental manter a distância entre viaturas para ter tempo de reagir e ser capaz de travar suavemente.
Uma forma de verificar esta distância é fazer o seguinte exercício: quando o carro que segue à sua frente passar por um objeto estático, comece a contar de modo a que, quando passar por esse objeto, tenham decorrido pelos menos dois a três segundos.
O corpo muito perto do volante impede uma boa condução e existe um importante risco de lesões se o airbag for acionado. O corpo muito longe do volante ou o cotovelo na janela aumenta o tempo de reação.
As mãos devem estar apoiadas no volante, como se fossem ponteiros do relógio, nas 10h10m (a mão esquerda no número dez, e a mão direita no dois), a cabeça no centro do encosto e os braços e pernas ligeiramente fletidos.
Um cinto mal colocado pode causar lesões graves, incluindo nos acidentes leves ou travagens, principalmente às crianças que são mais frágeis.
Para o ajuste certo, comece por puxar a faixa de cima para o meio do ombro, apoiada na parte média da clavícula, a faixa inferior não deve ficar folgada sob o abdómen.
A má colocação, como o cinto sobre o abdómen ou perto do pescoço, pode ser extremamente perigosa, porque a pressão do cinto nestas áreas em caso de acidente ou travagem pode causar graves lesões internas.
A Fundação MAPFRE aconselha que as crianças com mais de 135 cm de altura só viajem com o cinto de segurança quando este estiver corretamente ajustado como indicado, caso contrário, devem continuar a usar a sua cadeira ou assento auto.
Seguir pela faixa do meio, exceto quando justificado (por exemplo: trânsito intenso), é um mau hábito que pode levar outros condutores a realizar manobras perigosas, como ultrapassar pela direita ou fazer uma dupla mudança de faixa.
Nas estradas com várias faixas, deve tentar seguir pela faixa da direita e utilizar as outras faixas apenas para a ultrapassagem.
É normal diminuir a velocidade ao passar por um acidente, mas não devemos desviar a nossa atenção enquanto conduzimos.
O melhor a fazer é conduzir com cuidado, manter os olhos no trânsito à sua frente e vigiar os veículos atrás com o espelho retrovisor.
Nas estradas não há apenas veículos e os peões confiam nas passadeiras a pensar que o veículo vai parar.
Respeite sempre a preferência de passagem do peão em áreas sinalizadas e diminua a velocidade para avisar que o viu.
As impurezas acumuladas no fundo do depósito podem ser absorvidas pelo sistema de injeção e causar avarias no local e momento mais inoportuno.
Nunca deixe o depósito na reserva, é melhor levar sempre mais de 1/4 e encher o depósito antes de iniciar uma viagem.
Os limites de velocidade não dependem apenas da estrada, também variam de acordo com o veículo.
Se vai conduzir um veículo não habitual, como carrinhas ou veículos com reboque, informe-se sobre as limitações legais antes de se fazer à estrada.
Evite que as rodas batam ou fiquem em cima do passeio. Além da surpresa desagradável de um pneu furado no dia seguinte, pode causar deformações que podem alterar perigosamente a direção ou, em casos extremos, causar avaria com o veículo em movimento.
Mesmo a baixa velocidade, as travagens bruscas podem causar perda do controlo, colisões e lesões graves em crianças se não estiverem devidamente seguras.
O ideal é estar sempre alerta e manter uma distância de segurança para antecipar qualquer perigo e poder avisar os outros condutores com luzes de perigo.
Conduzir com baixa pressão dos pneus, com pneus gastos ou danificados, aumenta o risco de rebentamento e a distância de travagem.
Deve verificar a pressão dos pneus periodicamente, se possível a cada semana e sempre ao início de uma viagem.
Manter o pé no travão em descidas sobreaquece e torna o pneu menos eficaz. Utilize mudanças baixas para evitar que o veículo acelere e tire o pé do travão para arrefecer discos e pastilhas. Aplique a velha receita de descer na mesma velocidade que sobe.
Estes erros, descuidos e maus hábitos ao volante são a causa de muitos acidentes rodoviários comuns.
Lembre-se que a condução envolve riscos e, embora a experiência seja uma mais valia, não há nada melhor do que estar sempre tão alerta como no primeiro dia em que começou a conduzir.
Conheça todas as dicas de segurança que vão inspirar as suas viagens em família!
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