Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    12 erros a evitar na estrada: viagens atentas, famílias seguras!

    • Detalhes
    Pais
    Saúde e Segurança
    Título

    12 erros a evitar na estrada: viagens atentas, famílias seguras!

    Nota Informativa

    Patrocínio: Fundación MAPFRE

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Sabia que os acidentes de viação são a principal causa de morte de crianças em Portugal? Estar alerta para os principais perigos e erros mais comuns, para saber como os evitar, pode poupar a sua vida e a dos seus.

    De acordo com os dados mais recentes, divulgados pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, morreram, entre 2011 e 2020, cerca de 100 crianças com menos de 14 anos nas estradas portuguesas.

    Os dados não são para assustar, mas sim, para alertar para a necessidade de estar a par da informação mais fiável sobre segurança na estrada.

    Relembrar os perigos na estrada

    A revista da DGT (Dirección General de Tráfico) apresentou recentemente os descuidos e erros mais comuns e a Fundación MAPFRE fez uma análise de alguns deles, assinalando a forma correta de proceder. Tendo em conta o seu perfil de condutor, selecione o seu Top 5 para ter sempre em mente quando viaja sozinho ou em família.

    1. Não respeitar a distância mínima de segurança – Risco de alcance

    É fundamental manter a distância entre viaturas para ter tempo de reagir e ser capaz de travar suavemente.

    Uma forma de verificar esta distância é fazer o seguinte exercício: quando o carro que segue à sua frente passar por um objeto estático, comece a contar de modo a que, quando passar por esse objeto, tenham decorrido pelos menos dois a três segundos.

    2. Má postura ao volante – Aumenta o tempo de reação

    O corpo muito perto do volante impede uma boa condução e existe um importante risco de lesões se o airbag for acionado. O corpo muito longe do volante ou o cotovelo na janela aumenta o tempo de reação.

    As mãos devem estar apoiadas no volante, como se fossem ponteiros do relógio, nas 10h10m (a mão esquerda no número dez, e a mão direita no dois), a cabeça no centro do encosto e os braços e pernas ligeiramente fletidos.

    3. Má colocação do cinto de segurança – Perigo de lesões graves

    Um cinto mal colocado pode causar lesões graves, incluindo nos acidentes leves ou travagens, principalmente às crianças que são mais frágeis.

    Para o ajuste certo, comece por puxar a faixa de cima para o meio do ombro, apoiada na parte média da clavícula, a faixa inferior não deve ficar folgada sob o abdómen.

    A má colocação, como o cinto sobre o abdómen ou perto do pescoço, pode ser extremamente perigosa, porque a pressão do cinto nestas áreas em caso de acidente ou travagem pode causar graves lesões internas.

    A Fundação MAPFRE aconselha que as crianças com mais de 135 cm de altura só viajem com o cinto de segurança quando este estiver corretamente ajustado como indicado, caso contrário, devem continuar a usar a sua cadeira ou assento auto.

    4. Circular na faixa do meio – Induz manobras incorretas por outros condutores

    Seguir pela faixa do meio, exceto quando justificado (por exemplo: trânsito intenso), é um mau hábito que pode levar outros condutores a realizar manobras perigosas, como ultrapassar pela direita ou fazer uma dupla mudança de faixa.

    Nas estradas com várias faixas, deve tentar seguir pela faixa da direita e utilizar as outras faixas apenas para a ultrapassagem.

    5. Distrair-se com um acidente – Retenções e risco de colisões

    É normal diminuir a velocidade ao passar por um acidente, mas não devemos desviar a nossa atenção enquanto conduzimos.

    O melhor a fazer é conduzir com cuidado, manter os olhos no trânsito à sua frente e vigiar os veículos atrás com o espelho retrovisor.

    6. Não respeitar as passadeiras – Atropelamentos

    Nas estradas não há apenas veículos e os peões confiam nas passadeiras a pensar que o veículo vai parar.

    Respeite sempre a preferência de passagem do peão em áreas sinalizadas e diminua a velocidade para avisar que o viu.

    7. Ir com o depósito no limite – Risco de avarias e de ter de parar o veículo num local perigoso

    As impurezas acumuladas no fundo do depósito podem ser absorvidas pelo sistema de injeção e causar avarias no local e momento mais inoportuno.

    Nunca deixe o depósito na reserva, é melhor levar sempre mais de 1/4 e encher o depósito antes de iniciar uma viagem.

    8. Não saber a velocidade a que deve conduzir – risco de acidente e multa

    Os limites de velocidade não dependem apenas da estrada, também variam de acordo com o veículo.

    Se vai conduzir um veículo não habitual, como carrinhas ou veículos com reboque, informe-se sobre as limitações legais antes de se fazer à estrada.

    9. Subir os passeios – Risco de deformação das jantes

    Evite que as rodas batam ou fiquem em cima do passeio. Além da surpresa desagradável de um pneu furado no dia seguinte, pode causar deformações que podem alterar perigosamente a direção ou, em casos extremos, causar avaria com o veículo em movimento.

    10. Travagem brusca – Perigo de alcance, bloqueio de rodas e saída da estrada

    Mesmo a baixa velocidade, as travagens bruscas podem causar perda do controlo, colisões e lesões graves em crianças se não estiverem devidamente seguras.

    O ideal é estar sempre alerta e manter uma distância de segurança para antecipar qualquer perigo e poder avisar os outros condutores com luzes de perigo.

    11. Baixa pressão dos pneus – Maior distância de travagem, aquaplanagem, rebentamento

    Conduzir com baixa pressão dos pneus, com pneus gastos ou danificados, aumenta o risco de rebentamento e a distância de travagem.

    Deve verificar a pressão dos pneus periodicamente, se possível a cada semana e sempre ao início de uma viagem.

    12. Abusar do travão ao descer – aquecimento, perda de performance

    Manter o pé no travão em descidas sobreaquece e torna o pneu menos eficaz. Utilize mudanças baixas para evitar que o veículo acelere e tire o pé do travão para arrefecer discos e pastilhas. Aplique a velha receita de descer na mesma velocidade que sobe.

    Estes erros, descuidos e maus hábitos ao volante são a causa de muitos acidentes rodoviários comuns.

    Lembre-se que a condução envolve riscos e, embora a experiência seja uma mais valia, não há nada melhor do que estar sempre tão alerta como no primeiro dia em que começou a conduzir.

    Conheça todas as dicas de segurança que vão inspirar as suas viagens em família!

     

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Saúde e Segurança
    Título
    12 erros a evitar na estrada: viagens atentas, famílias seguras!
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2023

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    MACAM: há um novo museu para crianças em Lisboa!

    O MACAM é o novo museu para crianças em Lisboa, mas também para entusiastas, curiosos e apreciadores de arte.…
    • Lisboa
    Todos os Públicos
    • Grátis
    • +1
    • Ver
    • +2

    Dia da Criança: ideias para brincar sem parar e traquinices para toda a família!

    Estão a chegar três datas importantíssimas para a pequenada. O Dia dos Irmãos (31 de maio), o Dia da Criança…
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    O Dia da Criança no Mira Maia Shopping tem 3 dias com grandes brincadeiras!

    Jogos gigantes, ateliês criativos, contos encantadores e muitas atividades que garantem sorrisos e memórias…
    • Maia
    M/4
    anos
    • Grátis
    • Fazer
    • +1

    Quer um espetáculo grátis para celebrar o Dia da Criança? Traquinas, traquinas, traquinas!

    No dia 31 de maio, há encontro marcado com o Grupo Traquinas, no LoureShopping! Este centro comercial vai…
    • Loures
    M/3
    anos
    • Grátis
    • Ver
    • +1

    Campos de Férias para Crianças em Lisboa e Porto

    As interrupções letivas constituem oportunidades ideais para deixar os miúdos explorarem os seus interesses.…
    • Sugestões
    • Fazer
    • +1

    Também lhe pode interessar

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2

    A brincar também se aprende a cair e a levantar. Mas quem ampara a queda?

    As férias trazem dias longos e muito tempo para viver novas aventuras. E quando há imprevistos ao virar da…
    • Fazer
    • +3

    O que têm em comum alunos e condutores? Todos querem passar (na estrada e de ano!)

    Estes 3 jogos grátis sobre segurança infantil vão ajudar os filhotes na reta final do ano letivo! Antes de…
    • Pais
    • +1

    Estes 10 professores são finalistas! Quem irá ganhar o Global Teacher Prize Portugal este ano?

    Este prémio para professores vai agradecer a quem faz da escola um lugar melhor todos os dias. Houve 170…
    • Pais
    • +2

    Dicas para uma roadtrip familiar na Madeira com a Hertz

    Se está a planear uma escapadinha com os miúdos, alugar carro na Madeira pode ser o seu maior aliado. Com a…
    • Madeira
    • Passear
    • +3

    Está à espera de um bebé ou a viver os primeiros anos da ma/paternidade?

    O 1.º Congresso Espaço Bebé foi criado a pensar em si e na sua família! Mais do que um congresso, este será…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Pais
    • +1
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS