Título
Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!
Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!
Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas & Ouriços preparou as perguntas e respostas. Estude a matéria e tenha-a na ponta da língua!
É saudável criar um ambiente em que todas as opiniões têm um lugar à mesa e se pode pensar abertamente, em conjunto. Se a pequenada já anda a questionar o sistema eleitoral e como funciona o país e o mundo, então este artigo é para si!
Quando acontecem? De 4 em 4 anos. Estas são antecipadas.
Quem se elege? 230 deputados da Assembleia da República (a maioria forma Governo e o restante fica na oposição). A Assembleia representa os portugueses, propõe leis e assegura que se cumpre a Constituição.
Quando acontecem? De 4 em 4 anos.
Quem se elege? Os Presidentes de Câmara de cada um dos 308 municípios do país, que representam e tomam decisões no concelho em que vivemos. Há 3 boletins de voto: para a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e a Assembleia de Freguesia.
Quando acontecem? De 5 em 5 anos.
Quem se elege? O Presidente da República, que é o Chefe de Estado, representa o país, nomeia o Primeiro-Ministro e aprova ou veta leis.
Na escola há algo muito parecido com votar. "Quem quer vir ao quadro? Quem concorda com isto ou concorda com aquilo?" "Vamos eleger o delegado de turma ou o capitão de equipa?". E não responder (ou não votar) também tem consequências: ter de se contentar com o que for decidido. Mais ou menos como na abstenção.
📝 Faça este exercício: Desafie as crianças a perguntar às avós quando foi a primeira vez que elas ou as suas mães votaram. E peça que lhes contem que nem sempre as mulheres puderam votar.
A abstenção não é solução. E porquê? Porque não faltam partidos para votar! Depois da Revolução dos Cravos, no dia 25 de Abril de 1974, iniciou-se uma nova era na política, com muitos novos partidos.
Atualmente há 23 partidos inscritos na Comissão Nacional de Eleições e 36 partidos extintos (que já não existem). Haver novos partidos é sinal que há mais alternativas e soluções. Mas também são mais os partidos sem assento parlamentar, ou seja, com dificuldade em conseguir deputados no Parlamento.
Dentro de cada partido há deputados, que são membros da Assembleia escolhidos pelos eleitores para representar os portugueses e decidir as políticas e o futuro do país. Para isso cada partido cria um Programa Eleitoral, um documento com muitas folhas e medidas, para as várias áreas do dia a dia: Economia, Habitação, Cultura, Educação. O que dizem os partidos sobre a Educação?
📝 Faça este exercício: Procure uma medida de cada partido para a Educação e mostre às crianças as várias perspetivas, da esquerda à direita. Há vários partidos que querem melhorar as condições dos professores, do ensino e da escola, para que não haja mais greves e tudo funcione da melhor forma possível para quem tanto dá ao país.
O Presidente da República representa a República Portuguesa e faz cumprir a Constituição da República Portuguesa! Também é ele que nomeia o Primeiro-Ministro, depois de ouvir os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais. Costuma estar no Palácio de Belém.
Por sua vez, o Primeiro-Ministro convida as pessoas que entende a formar Governo e coordena a ação dos ministros, que vão gerir as várias pastas do país. Também tem de informar o Presidente da República sobre a política interna e externa do país. É como se fosse o maestro de uma orquestra, o Parlamento, onde está diariamente com o Governo e os outros partidos.
📝 Faça este exercício: Peça às crianças para imaginarem que são primeiro-ministro por um dia. Que regras criariam para o país?
Para as crianças pode ser estranho e divertido ver a sua escola transformada num local de voto. Mas será que sabem que nem todos votamos em escolas? Há quem seja chamado a votar em centros culturais, pavilhões e outros locais. E quem vota antecipadamente pode escolher o concelho onde vai votar. Por sua vez, quem vota no estrangeiro tem de se deslocar à Embaixada ou ao Consulado do país em que se encontra para votar.
Para que cada pessoa possa decidir sem pressões. No dia antes das eleições, não há campanha nem propaganda política.
📝 Faça este exercício: Pergunte às crianças como se sentiriam se tivessem de tomar uma decisão importante com várias pessoas a insistir em diferentes opções.
É natural que algumas crianças queiram saber mais sobre este tema. Não se preocupe. A Assembleia da República tem tudo o que precisa para aprender a falar "Parlamentês". Basta dar uma olhadela nestes vídeos.
Se gostou deste artigo sobre as eleições, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos