Título
Quer fazer Assembleias de Cidadãos na escola? Veja por onde começar
Quer fazer Assembleias de Cidadãos na escola? Veja por onde começar
Alerta, inspiração! E se os alunos pudessem votar e decidir sobre o que acontece na escola ou no bairro? Reunimos ideias para alunos do 3.º ano até ao secundário.
Este é um guia para professores que querem começar por algum lado e ver o orgulho nos olhos dos seus alunos por conseguirem pôr em prática as suas ideias com dinâmicas simples e que motivam toda a gente.
Organize reuniões mensais com representantes eleitos por cada turma para debaterem questões que influenciem o seu dia a dia na escola: regras do recreio, projetos da escola, questões sociais.
Crie assembleias temáticas onde os alunos propõem temas, fazem campanha e votam. Terão de fazer apresentações, convencer-se uns aos outros e votar (como nas eleições ou aprovação de medidas reais). Tente o método D'Hondt, como no Parlamento dos Jovens.
Adapte o modelo nacional à realidade do estabelecimento de ensino. Além da parte das propostas e votações nesta opção podem ver a implementação dos projetos vencedores. O impacto é visível e duradouro. Mostre-lhes como não há impossíveis!
Sabia que há projetos como a MyPolis que gamificam desafios de cidadania para que os alunos possam usar os telemóveis de uma forma divertida, educativa e cívica? Também facilitam encontros com decisores locais e dinamizam sessões participativas.
As ligações no cérebro funcionam muito melhor quando se faz a ponte entre a teoria e a prática. Escolha um tema da atualidade à escala nacional ou internacional (ambiente, direitos humanos, igualdade), faça uma assembleia e implemente uma decisão coletiva.
"Cria um plano de 8 semanas para implementar a primeira assembleia de cidadãos na minha turma, com eleições, debates e votação sobre um tema real."
Há sempre argumentos para nos demover, mas ponha em prática o que sugere aos alunos que façam: prepare os seus argumentos para implementar estas ideias para benefício dos seus alunos!
"Não temos tempo no currículo" - Integre a cidadania nas aulas existentes. Assembleia sobre ambiente? Liga a Ciências Naturais.
"Os alunos são muito novos" – Há assembleias funcionam desde o 3.º ano. Adapte a linguagem e o formato.
"A direção não apoia" – Um passo de cada vez. Faça uma assembleia só com a sua turma, mostre que funciona e depois expanda a ideia.
"Não sei por onde começar" – Comece por um dos projetos abaixo (MyPolis, OPE, Parlamento dos Jovens), que já têm muito material e experiência nesta matéria.

Há projetos nacionais prontos a apoiar os professores. Acredite que os seus alunos são capazes (porque são!) e quando os vir em ação vai lembrar-se como é gratificante formar cidadãos 😉
Para quem: Alunos do 2.º e 3.º ciclos (10 aos 15 anos, tipicamente 5.º ao 9.º ano)
Como aderir: MyPolis nas Escolas - recursos gratuitos e formação para professores
Para quem: Alunos dos 8 aos 12 anos (3.º ao 6.º ano)
Como aderir: Contactar a Câmara Municipal de Lisboa ou a junta de freguesia local
Para quem: Alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário (10 aos 18 anos, normalmente 5.º ano em diante)
Como aderir: Contactar a Direção-Geral da Educação - materiais e guiões disponíveis
Para quem:
Como aderir: Parlamento dos Jovens - inscrições abertas anualmente
Se gostou deste artigo, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Atualizado em: 2025
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos