Título
O MUSEU DO CARMO VAI AO ENCONTRO DA ESCOLA
O MUSEU DO CARMO VAI AO ENCONTRO DA ESCOLA
6
Anos
18
Anos
3,5 €
Atividades lúdicas e pedagógicas
Arqueologia, história, arquitetura, escultura e aventuras no Museu são os temas das atividades propostas para escolas.
Existe a clássica visita ao museu: a partir das coleções são concebidas visitas-jogos e oficinas que procuram criar uma relação entre a Escola e o Museu. E a novidade de 2018 “O MAC fora de portas”, que vai também às escolas com a Maleta Pedagógica. Além de dar a conhecer o Museu através de imagens, esta atividade propõe também dar a conhecer a vivência de uma comunidade pré-histórica através do manuseamento de réplicas de objetos provenientes de escavações arqueológicas.
Além das atividades pontuais procura-se criar uma ligação mais contínua através de projetos de parceria.
PROGRAMA:
O MAC fora de portas
DO PONTO DE VISTA DO PRÉ-HISTÓRICO:
Pinturas na Pré-História| 6-8 | 8-15
Actividade onde se propõe dar a conhecer e experimentar como se pintava na pré-história.
EVOLUÇÃO DO SER HUMANO:
Dos Dinossauros até ... | 8-15
Actividade onde se propõe dar a conhecer, através de jogos, algumas das etapas na evolução do homem.
De barriga cheia | 6-8 | 8-12
Visita-jogo sobre a alimentação ao longo dos tempos.
Múmias, faraós e outros amigos pavorosos! | 6-12 | 13-15
Actividade centrada no Antigo Egipto.
Clássicos de sempre
UM CHEIRINHO DE ARQUEOLOGIA:
Escava-Acção! | 6-10
Visita-jogo onde se pretende dar a conhecer de forma lúdica e pedagógica o trabalho do arqueólogo.
Os Grandes Mistérios da Arqueologia | 8-12 anos
Visita-jogo de pistas centrada na Arqueologia e na coleção do Museu.
Com as Mãos na Arqueologia | 8-15
Atividade hands-on onde se propõe dar a conhecer a vivência de uma comunidade pré-histórica através do manuseamento de artefactos pertencentes à coleção do Museu.
AVENTURAS NO MUSEU
Há Mistérios no Carmo I | 6-8
Atividade de descoberta; jogo de detetives; visita-jogo.
Há Mistérios no Carmo II | 8-12
Atividade de descoberta; jogo de detetives; visita-jogo.
O Estranho Caso do Misterioso Mestre | 7-10
Atividade de descoberta; jogo de detetives; visita-jogo.
Spy Story no Museu | 7-10 | 10-12
Visita-jogo ambientada no mundo dos espiões onde se pretende explorar a formação do Reino de Portugal / Idade Média através da coleção do Museu.
Qual é Qual? | 6-12
Atividade de descoberta; visita-jogo; exploração da coleção do Museu inspirada no jogo do quem é quem.
AS HISTÓRIAS DA HISTÓRIA
No Dia em que a Terra Tremeu | 8-12
Visita-jogo centrada no tema do Terramoto de 1755; construção de um flipbook.
Rei por um dia | 8-12
Atividade centrada na Idade Média.
Liberdade! | 6-12 | 12-18
Atividade centrada nos conceitos de Liberdade tendo como ponto de partida o 25 de Abril de 1974.
Idade Média | 16-18
Visita orientada em torno da temática medieval portuguesa.
PROJECTOS À SOLTA
Arquitectar no MAC | 6-12
Atividade de exploração de conceitos básicos da Arquitetura; recorte e colagem.
Esculturas de Pedra e de Ar | 6-12
Atividade de exploração de conceitos básicos da Escultura.
Obs.: Parceria com o Passaporte Escolar: 2,50€
Marcações: 213478629 | 932559636 | Email
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3,5 €
MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO
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