Título
EKUI: uma metodologia de aprendizagem que cabe na palma da mão!
EKUI: uma metodologia de aprendizagem que cabe na palma da mão!
Parece pequenino, mas faz uma diferença gigante na aprendizagem. A EKUI é uma metodologia de aprendizagem inclusiva que une a grafia do português, o alfabeto fonético, o Braille e a Língua Gestual. Se ainda não conhece, vai ficar fascinado: deixe-se EKUIzar!
Sabia que…
650 milhões de pessoas em todo o mundo têm dificuldades no acesso à informação, através da leitura, da escrita ou da fala? 250 milhões são crianças.
O propósito desta metodologia é eliminar barreiras na aprendizagem e comunicação que impedem as crianças de atingir o seu máximo potencial, através da capacitação de educadores, professores e pais para identificarem pequenas situações antes que se transformem em problemas.
A sigla constrói-se a partir das palavras Equidade, Knowledge (conhecimento), Universalidade e Inclusão, que orientam todo o trabalho desenvolvido pela EKUI para transformar a Educação.
Uma educação de qualidade (ODS 4) e inclusiva é um Direito Humano. Na EKUI, os esforços vão no sentido de todas as crianças terem igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento.
Na voz de Fernanda Freitas*, fundadora da Associação Nuvem Vitória.
*Veja mais testemunhos em baixo.
Durante o seu percurso académico e profissional, Celmira Macedo (doutorada em Educação Especial pela Universidade de Salamanca) percebeu que muitas crianças ficavam para trás na aprendizagem da leitura e da escrita porque o ensino seguia, na maioria das vezes, um modelo único, pouco atento à diversidade.
Ao aprofundar esta realidade na investigação que realizou no âmbito do doutoramento em Educação Especial, concluiu que as crianças aprendiam melhor e mais depressa quando eram estimuladas através de diferentes sentidos.
Na prática, observou que os mais pequenos se encantavam ao descobrir que os sons que produziam com a boca vibravam de maneiras diferentes no nariz ou na garganta, que as mãos podiam transformar-se em letras através da Língua Gestual ou que uma célula Braille podia também ser usada para contar e aprender conceitos matemáticos.
Hoje, graças à Metodologia EKUI, mais de 15 mil crianças não estão apenas a aprender duas vezes mais rápido a ler, escrever e comunicar. Estão também a aprender a ser, a conviver com a diferença e a crescer em empatia e inclusão.
A EKUI tem tido um percurso amplamente premiado – tanto em matéria de reconhecimento e de credibilidade, como de impacto social. São apenas alguns dos exemplos:
🏆 Social Innovation Tournament (Instituto do Banco Europeu de Investimento, 2016) – grande visibilidade internacional e prestígio no setor da inovação social.
🏆 Ashoka Fellow (2021) – reconhecimento mundial de liderança e impacto em educação e inclusão.
🏆 HundrED (Finlândia, 2022 e 2023) – coloca o EKUI entre as 100 melhores inovações educativas do mundo, destacando impacto e potencial de escalabilidade.
🏆 Prémio Maria José Nogueira Pinto (2018) – grande relevância em Portugal na área da inovação social.
🏆 Prémio SONAE Educação (2023) – distinção de peso nacional no setor educativo.
160.774 Crianças e jovens impactados
47.016 Professores, educadores e pais formados
1.145 Escolas
RESULTADOS: 86% maior rapidez na aprendizagem do alfabeto | 76% melhores competências de comunicação e linguagem | 91% atitudes socioemocionais (empatia e autoestima) | 67% dos professores mudaram as suas práticas para práticas mais inclusivas
Se gostou deste artigo:
grid
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Atualizado em: 2025
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos