Título
Lisboa é Capital Europeia Verde 2020
Lisboa é Capital Europeia Verde 2020
Ambiente
Já foi dado o pontapé de saída para a Lisboa Capital Verde Europeia 2020. As atividades agendadas são muitas e o desafio para este ano deixado na abertura oficial da iniciativa pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, ambicioso: “ask how you can green your city”.
A capital iniciou, assim, um caminho rumo à sustentabilidade, depois de receber da Comissão Europeia este galardão, justificado pela evolução que registou entre 2004 e 2017, em que reduziu em 46% o seu consumo de água e as emissões de dióxido de carbono (42% de 2002 a 2016). “Escolhe Evoluir” é o conceito adotado para este ano verde.
O testemunho foi passado pela cidade de Oslo, no Pavilhão Carlos Lopes, na promessa de uma maior evolução essencialmente no campo ambiental. As metas são exigentes – redução de 60% das emissões de CO2 em 2030 e neutralidade carbónica em 2050. Tudo por uma “economia verde”, como denominou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
O programa de atividades, exposições, conferências é ambicioso como garantiu à Estrelas & Ouriços o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes. Só em janeiro, foram plantadas 20 mil árvores, aguardando-se mais iniciativas a envolver famílias e escolas.
No Oceanário de Lisboa, por exemplo, pode apreciar uma instalação de arte audiovisual impressionante que proporciona uma experiência sensorial e imersiva, numa viagem ao fundo do mar de Portugal.
Destaque ainda para a grande Conferência dos Oceanos com o patrocínio da ONU, a decorrer a 6 de junho. No início deste mesmo mês, a Fundação Calouste Gulbenkian é palco da abertura da conferência da Comissão Europeia Green Week 2020.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos