É urgente brincar e ser ativo, como diz o Professor Carlos Neto no seu último livro “Libertem as Crianças”. Em concordância, a Estrelas & Ouriços, o Instituto de Apoio à Criança e a Escola Superior de Educação de Coimbra unem-se mais uma vez para debater este tema tão importante em todas as fases da vida, mas particularmente decisiva durante a infância, lançando novos dados.
A conferência “Como Brincam Hoje as Crianças em Portugal” tem como ponto de partida o estudo “Portugal a Brincar II – 2022”, elaborado pela Escola Superior de Educação de Coimbra – em parceria com o Instituto de Apoio à Criança e a Estrelas & Ouriços – este estudo baseou-se num inquérito a mais de 1600 famílias com crianças até aos 10 anos de idade.
Durante o intervalo da nossa 3.ª Conferência Estrelas & Ouriços, entrevistámos os nossos ilustres convidados, acerca deste poderoso tema do brincar. Assista a cada uma das entrevistas.
Vamos criar juntos?
Exemplos de atividades criativas, por Pinóquio Fun & Culture
Como promover a literacia motora?
Venha conhecer a opinião de um Pediatra e Psicólogo, participe
A leitura como o motor da imaginação
Expressinho
Happy Meal Readers
O desenvolvimento da consciência fonológica
Quais os efeitos do brincar na construção das emoções?
Cadin | Safari dos Sons
Diretora geral e co-fundadora do projeto Estrelas & Ouriços
Professor e investigador da Faculdade de Motricidade Humana é das principais vozes em Portugal a favor do direito das crianças a brincar livremente e contra o sedentarismo e a pouca autonomia dada pelos pais.
Professor da Escola Superior de Educação de Coimbra e coordenador do estudo "Como Brincam Hoje as Crianças em Portugal", que serve de ponto de partida para o debate nesta 3.ª Conferência Estrelas & Ouriços.
Psicóloga do setor da Atividade Lúdica do Instituto de Apoio à Criança, entidade parceira do estudo "Como Brincam Hoje as Crianças em Portugal" e desta conferência. Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho.
Escritora e Argumentista, escreveu mais de quarenta livros e diversos produtos televisivos, a maioria para a infância. Apresenta, no Canal S+, "Tenho um Bebé. E agora?" e "Tenho um Adolescente. E agora?", e tem participado como oradora e moderadora em encontros dedicados à parentalidade, educação e saúde infantil. É mãe de 4 filhos, o maior desafio da sua vida.
Terapeuta da Fala do CADIn desde 2004, desenvolve a sua prática clínica essencialmente na avaliação e intervenção em crianças até aos 5 anos com perturbações do desenvolvimento, nomeadamente as perturbações do espectro do autismo, com alterações ao nível da comunicação e da linguagem.
Pai de 4. Paixão pelo desenvolvimento humano. Procurar a melhor sabedoria para modelar os melhores comportamentos. Encontrar as melhores molduras para os 4 vectores de desenvolvimento: Físico, Emocional, Intelectual e Social. Tornar a parentalidade divertida e sofisticada.
Mãe, mulher e uma eterna jornalista apaixonada por comunicação e educação. Diretora de Marketing, admissões e comunicação do Cesário Verde Internacional School tem o propósito diário de desenvolver e treinar habilidades comunicacionais em crianças, jovens e adultos e a missão de ajudar o colégio a comunicar o seu valor.
Rodrigo Ramalho é licenciado em Ed. Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e Mestre em Lazer e Desenvolvimento Local pela Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Lecionou Ed. Física no ensino público, fez parte da equipa de Desporto escolar do Oeste e é, desde 2004, dirigente do Municipio de Torres Vedras, atualmente, Diretor do Departamento de Educação e Atividade Física. Tem participado em projetos nacionais e internacionais na área do brincar, fazendo parte da equipa coordenadora do projeto “MLO – Moving and Learning Outside” e do Grupo de Trabalho Brincar na Cidade Educadora.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos