Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    Intervenção em contexto de escola. Não é só porque sim, ou porque não

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    Intervenção em contexto de escola. Não é só porque sim, ou porque não

    Nota Informativa

    Opinião | Judite Ferreira, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    O que acontece quando uma criança precisa de suporte terapêutico? E se a intervenção fosse em contexto escolar? Entenda a importância do trabalho colaborativo entre pais, terapeutas e professores.

    Todos os pais têm uma vida atribulada: as suas atividades profissionais, a gestão doméstica e familiar, a escola e as atividades extracurriculares das crianças, as atividades que os pais também têm direito a ter para si próprios, o tempo em casal… Tudo é importante, tudo é necessário, tudo é difícil. E nada é novidade.

    Quando a estas situações acresce uma criança que por alguma razão necessita de suporte terapêutico, as dificuldades aumentam. Pelo tempo despendido ao levar e permanecer nas terapias (sim, porque os pais devem permanecer e participar nas terapias) e por toda a gestão que isso implica. Quem não passa pela situação poderá afirmar: é como uma outra atividade extra. Mas quem passa pela situação sabe que não o é. De todo. É gerir a vida familiar de forma a saber quem será a pessoa mais indicada para ir com a criança à terapia, é reunir informação para trocar com a terapeuta, é partilhar a informação entre os vários intervenientes, é tentar que a criança esteja bem para que a sessão seja produtiva, entre muitas e variadas outras razões.

    É aí que muitas vezes se levanta a hipótese: e se a intervenção fosse em contexto de escola? Seria mais fácil para a família. Sim, seria. Mas seria mais produtiva? Depende das situações.

    Uma intervenção em contexto não deverá ser a opção escolhida tendo como argumento único o facilitar as deslocações aos pais, se bem que, por vezes, também é necessário ter este ponto em atenção. Deve compreender-se que uma intervenção terapêutica não se restringe ao momento da terapia em si. Não é esse tempo que fará diferença na vida da criança, principalmente se ela tiver dificuldade em generalizar as aquisições para outros contextos. O importante é ela aplicar as aprendizagens nas variadas situações do seu dia a dia. Daí a importância do trabalho colaborativo entre todos e a participação ativa dos pais nas sessões. Este é o ponto principal para que os pais estejam presentes nas terapias.

    Então, se a intervenção for em contexto escolar, ganha-se na articulação com os elementos da escola. Claro que sim. Importantíssimo. Principalmente quando compreendemos o número de horas que as crianças passam na escola. No entanto, não fará sentido uma intervenção terapêutica decorrer no contexto educativo se não houveram dificuldades/problemas neste mesmo contexto. O objetivo desta forma de intervenção é o desenvolvimento de um trabalho de colaboração/suporte entre terapeuta e professores/educadores/técnicos para que a criança tenha as mesmas oportunidades que os pares e explore todo o seu potencial.

    E aqui chegamos a uma nova questão. Deverá a intervenção ocorrer de uma forma individualizada ou integrada na sala?

    Mais uma vez não existe uma resposta única, devendo cada caso ser analisado de forma individual. Há crianças que necessitam de um trabalho individualizado para uma maior consistência das aprendizagens com o intuito de posteriormente proceder à transição para o contexto de grupo. Outras crianças necessitam que o suporte ocorra diretamente no momento de grupo, integradas com todos os colegas. O que nunca deverá acontecer é uma intervenção individualizada, sem trabalho de colaboração entre todos os elementos envolvidos. Todos devem estar conscientes dos objetivos a serem trabalhados e estratégias a implementar. Só desta forma o trabalho de equipa faz sentido e só assim se observam resultados: a evolução da criança.

    A intervenção em contexto de escola não é “apenas” para facilitar a vida aos pais ou para “ter mais uma pessoa na escola”. É uma intervenção que deverá ser cuidadosamente analisada e implementada, devendo ter-se em atenção as seguintes premissas:

    • Terapeuta, elementos do contexto educativo e pais devem ter bem delineado entre todos, quais os objetivos para que a intervenção ocorra no contexto de escola. Os pais passam a não estar presentes fisicamente nas sessões, mas devem continuar a fazer parte das mesmas;

     

    • Deverá haver sempre uma continuidade dos objetivos delineados, tanto na escola como em todos os contextos de vida da criança;

     

    • Ter sempre em consideração que ao optar-se pela intervenção em contexto de escola não quer dizer que seja a forma mais adequada para todo o tempo de intervenção, ou seja, a intervenção em contexto poderá ocorrer apenas num momento ou em momentos específicos do desenvolvimento da criança.

    Decisão com base na individualidade

    A resposta em massa nunca foi nem nunca será uma resposta adequada. Não respeita a individualidade de cada um e como tal não proporciona as mesmas oportunidades a todos.

    A decisão da intervenção em contexto, assim como os moldes em que deverá decorrer, segue os mesmos parâmetros. Muitas vezes não existe o certo e o errado. Existe o mais acertado.

    Judite Ferreira, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    Intervenção em contexto de escola. Não é só porque sim, ou porque não
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    Verão a chegar: ainda não marcou um campo de férias para o seu filho? Estas sugestões são para si!

    As interrupções letivas constituem oportunidades ideais para deixar os miúdos explorarem os seus interesses.…
    • Sugestões
    • Fazer
    • +1

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? 💥 Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Casa da Música: atividades, concertos e histórias a não perder no Porto!

    Espetáculos especiais e oficinas sensoriais para bebés? A Casa da Música tem! Marque na agenda todas as…
    • Porto
    M/3
    meses
    • Para Bebés
    • Ver
    • +3

    Atividades para crianças no Museu de Lisboa

    O Museu de Lisboa proporciona exposições, espetáculos, jogos e atividades para crianças e famílias se…
    • Lisboa
    M/6
    anos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +3

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Também lhe pode interessar

    A brincar também se aprende a cair e a levantar. Mas quem ampara a queda?

    As férias trazem dias longos e muito tempo para viver novas aventuras. E quando há imprevistos ao virar da…
    • Fazer
    • +3

    O que têm em comum alunos e condutores? Todos querem passar (na estrada e de ano!)

    Estes 3 jogos grátis sobre segurança infantil vão ajudar os filhotes na reta final do ano letivo! Antes de…
    • Pais
    • +1

    Os professores estão à espera das notas! Quem irá ganhar este prémio?

    Como se agradece a quem faz da escola um lugar melhor todos os dias? Foi para isso que nasceu este prémio…
    • Pais
    • +2

    Dicas para uma roadtrip familiar na Madeira com a Hertz

    Se está a planear uma escapadinha com os miúdos, alugar carro na Madeira pode ser o seu maior aliado. Com a…
    • Madeira
    • Passear
    • +3

    Está à espera de um bebé ou a viver os primeiros anos da ma/paternidade?

    O 1.º Congresso Espaço Bebé foi criado a pensar em si e na sua família! Mais do que um congresso, este será…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Pais
    • +1

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS