Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • Regresso às Aulas
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    Intervenção em contexto de escola. Não é só porque sim, ou porque não

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    Intervenção em contexto de escola. Não é só porque sim, ou porque não

    Nota Informativa

    Opinião | Judite Ferreira, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    O que acontece quando uma criança precisa de suporte terapêutico? E se a intervenção fosse em contexto escolar? Entenda a importância do trabalho colaborativo entre pais, terapeutas e professores.

    Todos os pais têm uma vida atribulada: as suas atividades profissionais, a gestão doméstica e familiar, a escola e as atividades extracurriculares das crianças, as atividades que os pais também têm direito a ter para si próprios, o tempo em casal… Tudo é importante, tudo é necessário, tudo é difícil. E nada é novidade.

    Quando a estas situações acresce uma criança que por alguma razão necessita de suporte terapêutico, as dificuldades aumentam. Pelo tempo despendido ao levar e permanecer nas terapias (sim, porque os pais devem permanecer e participar nas terapias) e por toda a gestão que isso implica. Quem não passa pela situação poderá afirmar: é como uma outra atividade extra. Mas quem passa pela situação sabe que não o é. De todo. É gerir a vida familiar de forma a saber quem será a pessoa mais indicada para ir com a criança à terapia, é reunir informação para trocar com a terapeuta, é partilhar a informação entre os vários intervenientes, é tentar que a criança esteja bem para que a sessão seja produtiva, entre muitas e variadas outras razões.

    É aí que muitas vezes se levanta a hipótese: e se a intervenção fosse em contexto de escola? Seria mais fácil para a família. Sim, seria. Mas seria mais produtiva? Depende das situações.

    Uma intervenção em contexto não deverá ser a opção escolhida tendo como argumento único o facilitar as deslocações aos pais, se bem que, por vezes, também é necessário ter este ponto em atenção. Deve compreender-se que uma intervenção terapêutica não se restringe ao momento da terapia em si. Não é esse tempo que fará diferença na vida da criança, principalmente se ela tiver dificuldade em generalizar as aquisições para outros contextos. O importante é ela aplicar as aprendizagens nas variadas situações do seu dia a dia. Daí a importância do trabalho colaborativo entre todos e a participação ativa dos pais nas sessões. Este é o ponto principal para que os pais estejam presentes nas terapias.

    Então, se a intervenção for em contexto escolar, ganha-se na articulação com os elementos da escola. Claro que sim. Importantíssimo. Principalmente quando compreendemos o número de horas que as crianças passam na escola. No entanto, não fará sentido uma intervenção terapêutica decorrer no contexto educativo se não houveram dificuldades/problemas neste mesmo contexto. O objetivo desta forma de intervenção é o desenvolvimento de um trabalho de colaboração/suporte entre terapeuta e professores/educadores/técnicos para que a criança tenha as mesmas oportunidades que os pares e explore todo o seu potencial.

    E aqui chegamos a uma nova questão. Deverá a intervenção ocorrer de uma forma individualizada ou integrada na sala?

    Mais uma vez não existe uma resposta única, devendo cada caso ser analisado de forma individual. Há crianças que necessitam de um trabalho individualizado para uma maior consistência das aprendizagens com o intuito de posteriormente proceder à transição para o contexto de grupo. Outras crianças necessitam que o suporte ocorra diretamente no momento de grupo, integradas com todos os colegas. O que nunca deverá acontecer é uma intervenção individualizada, sem trabalho de colaboração entre todos os elementos envolvidos. Todos devem estar conscientes dos objetivos a serem trabalhados e estratégias a implementar. Só desta forma o trabalho de equipa faz sentido e só assim se observam resultados: a evolução da criança.

    A intervenção em contexto de escola não é “apenas” para facilitar a vida aos pais ou para “ter mais uma pessoa na escola”. É uma intervenção que deverá ser cuidadosamente analisada e implementada, devendo ter-se em atenção as seguintes premissas:

    • Terapeuta, elementos do contexto educativo e pais devem ter bem delineado entre todos, quais os objetivos para que a intervenção ocorra no contexto de escola. Os pais passam a não estar presentes fisicamente nas sessões, mas devem continuar a fazer parte das mesmas;

     

    • Deverá haver sempre uma continuidade dos objetivos delineados, tanto na escola como em todos os contextos de vida da criança;

     

    • Ter sempre em consideração que ao optar-se pela intervenção em contexto de escola não quer dizer que seja a forma mais adequada para todo o tempo de intervenção, ou seja, a intervenção em contexto poderá ocorrer apenas num momento ou em momentos específicos do desenvolvimento da criança.

    Decisão com base na individualidade

    A resposta em massa nunca foi nem nunca será uma resposta adequada. Não respeita a individualidade de cada um e como tal não proporciona as mesmas oportunidades a todos.

    A decisão da intervenção em contexto, assim como os moldes em que deverá decorrer, segue os mesmos parâmetros. Muitas vezes não existe o certo e o errado. Existe o mais acertado.

    Judite Ferreira, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    Intervenção em contexto de escola. Não é só porque sim, ou porque não
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2023

    Shortcode
    Dance Spot

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O Afonso usou o código 30EVOURICOS e acertou em cheio nas aulas!

    Passamos demasiado tempo a pensar, corrigir, melhorar. E se parássemos para celebrar cada conquista, por mais…
    • Desconto EO
    • +1
    • Pais
    • +1

    Mãos e ouvidos curiosos? Faça um festival com o seu bebé!

    Muito antes de um bebé conseguir dizer “Gosto de ti”, o bebé já sente o calor e a segurança dos braços da…
    M/2
    anos
    • Para Bebés
    • Em Casa
    • +1

    Azimute: quando a escola navega pelo património português

    Este ano letivo pode ser uma viagem diferente! E se a sua escola tivesse a oportunidade de transformar o…
    • Todo o país
    M/5
    anos
    • Grátis
    • Escolas

    Calendário Escolar 2025/26: organize-se já (e cole no frigorífico!)

    Se há coisa que merece lugar VIP no frigorífico… é esta página! O calendário escolar é o seu melhor aliado…
    • Sugestões
    • Regresso às aulas

    Atividades para crianças, oficinas, jogos de pistas, percursos e visitas para descobrir Lisboa

    Pôr os sentidos à prova, descobrir a natureza, o património e muito mais! A programação do Museu de Lisboa é…
    • Lisboa
    Todos os Públicos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +2

    Também lhe pode interessar

    O que fazer quando as coisas não correm como planeado?

    Em maio, fez a matrícula do seu filho (a escola ideal, os professores conhecidos, os amigos de sempre), mas…
    • Pais
    • +2

    O que ninguém nos ensinou na hora de ir para a escola

    Todos os dias, milhares de crianças vão para as aulas. Pais e professores podem e devem ajudar a treinar a…
    • Lisboa
    Todos os Públicos
    • Pais
    • +3

    Miopia em crianças: como travar um problema que cresce depressa demais?

    Sabia que as crianças com pais míopes têm 50% de probabilidade de desenvolver miopia? E que o problema tende…
    • Pais
    • +2

    Quer trocar de carro? Na Hertz Carros Usados tem mais de 2000 opções para ser feliz!

    As rotinas familiares apertam, os quilómetros acumulam, aparece um risco aqui, uma mossa ali e sente que está…
    • Pais
    • +1

    Lembrete: o que tratar antes do regresso às aulas (com ajuda da IA)

    Está de férias? Ótimo. Antes de dar por si a correr em círculos em setembro, há coisas que pode resolver já.…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2

    A vida muda e nem sempre nos avisa. A melhor altura para preparar o futuro é agora!

    A Luísa tinha 19 anos quando perdeu o pai. Era o seu melhor amigo. Como se lida com uma perda assim e com…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS