Título
Gestores da mesada nas férias grandes: chapa ganha, chapa gasta!
Gestores da mesada nas férias grandes: chapa ganha, chapa gasta!
Patrocínio: AGE
"Chapa ganha, chapa gasta" é uma expressão que usamos de ânimo leve. Mas será que é suposto apostar todas as fichas numa das alturas mais descontraídas do ano?
Estes quatro verbos ajudam a pensar e a aproveitar o verão da melhor forma possível, sem recusar aos miúdos algumas loucuras saudáveis, depois de terem sobrevivido a mais um ano letivo.
Explicar às crianças que é preciso poupar será mais fácil, se o contexto da conversa for ao encontro da realidade que vivem. Se antes, com o mesmo dinheiro, conseguiam comprar duas bolas de Berlim, agora só dá para comprar uma. Poupar é importante para nos conseguirmos manter "à tona", quando o mundo muda e tudo fica mais caro.
Na toalha de piquenique ou nas compras da semana, traga o tema para a ordem do dia e deixe-se surpreender com as soluções e o raciocínio dos mais novos.
Fazer planos para a altura das férias é um momento único! Para estes dias maiores, convide os miúdos a traçar um plano dos gastos previstos, com foco nas necessidades, nos desejos e no equilíbrio que se quer entre os dois. A filosofia do Ikigai (procura do sentido da vida) pode ser um bom ponto de reflexão para encontrar também o equilíbrio financeiro.
É preciso aprender a fazer escolhas, mas se as adiarmos ou as espaçarmos no tempo, tudo se torna menos catastrófico e, quem sabe, possível!
Ninguém consegue prever ou evitar imprevistos, nas férias ou noutra altura do ano, pelo que o melhor é mesmo poupar para ter um fundo de maneio. E sem dar por isso! Ao abrir a conta AGE Júnior (dos 0 aos 12 anos, com mínimo de abertura de 25€ e sem comissão de manutenção de conta), pode estabelecer entregas programadas a partir de um valor de 1€ por mês.
Comer um gelado sabe melhor se soubermos que temos as contas em dia e, ao mesmo tempo, que podemos fazer escolhas criativas, sem abdicar de pequenos prazeres e de poupar!
Não assuste os mais novos, a ideia não é ir de férias a contar todos os tostões. O facto é que se a gestão da mesada correr bem, há outros planos que podem entrar em ação. Quem sabe se o final do ano ainda pode reservar umas férias diferentes em família? Através da BPI App consegue mostrar-lhes tudo o que passa com as suas poupanças.
Basta entrar na App, selecionar “AGE” e clicar em “Aderir à App”, para agregar a gestão de contas. Conheça um mundo de funcionalidades, entre as quais fazer a gestão parental da conta, a gestão da mesada (quando e quanto vai cair na altura mais aguardada da semana ou do mês), partilhar o IBAN com familiares e personalizar a conta com o emoji, foto e nome que costuma usar para os seus pequenos (será visível apenas para si!).
De onde vieram estas dicas, há muitas mais. E são para toda a família!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos