Título
O melhor presente de Natal? Mais cultura!
O melhor presente de Natal? Mais cultura!
Todos os Públicos
a partir de 7,50 €
A Cultura Santa Casa celebra os 120 anos do Museu de São Roque com experiências criativas para famílias. E há um livro comemorativo para levar a história consigo! Descubra a novidade em BD "A Mala Mágica - Leva-me a contar: (ou) como se constrói uma história em comunidade".
No ano do 120.º aniversário do Museu de São Roque, todos são convidados a celebrar! Descubra, abaixo, o que a Cultura Santa Casa preparou para comemorar. Depois, é só juntar a família e participar nas atividades!

Sabia que pode encontrar presentes únicos na Loja da Cultura Santa Casa?
Há quem ofereça chocolates… e há quem ofereça histórias para guardar. Um presente com cultura é daqueles que não se troca: inspira, emociona e fica na memória. Surpreenda quem mais gosta!

Histórias que aproximam - apresentação do livro de banda desenhada "A Mala Mágica" - leva-me a contar"
“A Mala Mágica - Leva-me a contar: (ou) como se constrói uma história em comunidade” é um livro para todas as idades, feito de partilhas e relações em comunidade.
Esta obra nasce de uma experiência social única, na qual personagens de diferentes idades e funções na sociedade se cruzam em torno de uma mala mágica. À medida que a mala vai passando de mão em mão, enche-se de histórias, sonhos e aprendizagens, tornando-se o fio condutor de uma narrativa envolvente e cheia de significado.
O resultado desta viagem é também uma banda desenhada, “O Mistério das Chaves Perdidas”, que acrescenta ainda mais cor e mistério à experiência.
Ficou curioso? Este é o livro ideal para ler em família, partilhar com amigos e dar a conhecer a todos aqueles que acreditam no poder das histórias e da comunidade. Deixe-se levar pela magia desta mala e descubra o que cada página tem para lhe contar!
O livro está à venda na loja online da Cultura Santa Casa e na loja física do Museu de São Roque.

Este livro ilustrado conta a história de Roque de Montpellier (São Roque), filho de uma família abastada, que trocou o conforto e a fortuna para se tornar peregrino, numa Europa devastada pela peste negra.
Pensado para os mais novos, inclui atividades para fazer em família e está também disponível em audiolivro, para uma experiência ainda mais completa.


Subscreva a newsletter da Cultura Santa Casa! Basta introduzir o seu nome, email, e segmento de preferência (adultos, famílias com crianças, escolas, formação ou loja), no final da página, para receber propostas incríveis.
Se gostou deste artigo:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
15h
10h
10h, 15h
a partir de 7,50 €
Atualizado em: 2025
Atualizado em: 2023
Igreja de São Roque
Conheça o espaço!
Afonso Ávares, mestre-de-obras de D. João III, foi o arquiteto que ergueu a Igreja de São Roque, no entanto quem terminou a sua construção foi o arquiteto Filipo Terzi, responsável pela cobertura e pela antiga fachada maneirista.
A construção desta igreja teve como principal objetivo principal a ação catequética da Companhia de Jesus, em conformidade com as orientações emanadas por esta Ordem religiosa.
De grande simplicidade arquitetónica, este templo grandioso representa o processo de renovação da fé católica pós-tridentina.
De formato retangular, a Igreja é composta por uma só nave, uma capela-mor pouco profunda e oito capelas laterais, sendo este modelo tradicionalmente designado por "Igreja-salão".
Na parte superior das paredes laterais, intercalando com os janelões, um conjunto de pinturas, de grandes dimensões, representa episódios da vida de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, obra do pintor seiscentista Domingos da Cunha, "o Cabrinha".
No início do século XVI, encontrava-se neste local, junto à antiga muralha fernandina, um cemitério onde eram sepultadas as vítimas da peste.
Sendo conhecidos em toda a Europa Meridional, os milagres de São Roque contra este flagelo, em 1506 o rei D. Manuel I solicitou a Veneza uma relíquia deste santo, a fim de proteger a população de Lisboa.
Para a veneração da relíquia, foi construída pelos habitantes da cidade uma ermida junto ao cemitério dos pestíferos.
Em 1540, a Companhia de Jesus chega a Portugal, a convite do rei D. João III, e inicia a partir de Lisboa a sua atividade missionária, tendo escolhido o espaço da antiga ermida de S. Roque para a construção da sua primeira Igreja e Casa Professa.
Em 1553, é concedida à Companhia de Jesus a posse da ermida, procedendo-se, 12 anos depois, à construção da Casa Professa e da Igreja de São Roque, sede da Ordem em Portugal.
No interior da atual igreja foi, logo de início, reservada uma capela lateral para o culto de São Roque, a qual foi confiada à Irmandade desta invocação. Assim, a memória de São Roque ficaria para sempre ligada à história deste local.
Atualizado em: 2025
Segunda feira
Encerrado
Terça Feira
10:00 - 18:00
Quarta Feira
10:00 - 18:00
Quinta Feira
10:00 - 18:00
Sexta Feira
10:00 - 18:00
Sábado
10:00 - 18:00
Domingo
10:00 - 18:00
2025-11-27 07:18 hora local
Museu de São Roque
O Museu de São Roque, também chamado de Museu de Arte Sacra de São Roque, está anexado à igreja de São Roque, em Lisboa, e possui uma coleção de arte sacra, do espólio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Segunda feira
Encerrado
Terça Feira
10:00 - 18:00
Quarta Feira
10:00 - 18:00
Quinta Feira
10:00 - 18:00
Sexta Feira
10:00 - 18:00
Sábado
10:00 - 18:00
Domingo
10:00 - 18:00
2025-11-27 07:18 hora local
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos