Título
A Páscoa em 10 tradições que os miúdos vão adorar conhecer!
A Páscoa em 10 tradições que os miúdos vão adorar conhecer!
Especial sugestões: Páscoa
Este ano a Páscoa veio mais cedo. Sabe como se celebra por todo o país? Até dia 31 de março, percorra algumas destas capelinhas e abrace a tradição local.
já tem ementa para o domingo de Páscoa? Uma coisa é certa: ninguém passa fome, entre ovos, amêndoas e outras iguarias! Inspire-se e prepare-se para ficar com água na boca.
Na Semana Santa, as ruas de Braga enchem-se de procissões, flores e altares. Se o pároco lhe bater à porta, deixe-o benzer a casa. Se estiver em Ponte de Lima e for eleito "Mordomo da Cruz", já sabe que terá de oferecer o almoço a mais 600 pessoas. Boa sorte!
Não deixe de provar: o bolo de Margaride (Felgueiras) e os borrachos (doces fritos, típicos de Valença do Minho).
A Beira Alta não deixa passar nenhuma tradição da Quaresma. Além dos cânticos noturnos e da "Encomendação das Almas", que é um culto aos antepassados, sabia que na Quinta e Sexta-Feira Santa as tradições pascais recomendam que as mulheres não se devem pentear, nem lavar a roupa?
Não deixe de provar: D. Sancho, doce típico com massa folhada, recheio de ovos moles e queijo da serra.
Um pouco por todo o país, é tradição ouvir-se "Cristo Ressuscitou!", durante o Compasso a casa de cada pessoa. No passado, as férias eram sinónimo de "Feira de Março", que começou em 1434 e dava início à primavera. Hoje, flores, animação e concertos nas Igrejas são o espírito da Semana Santa em Aveiro!
Não deixe de provar: Folar com ovos cozidos em casca de cebola, leitão à Bairrada e ovos moles.
Na Figueira da Foz, na véspera do Domingo de Páscoa celebra-se o Enterro do Bacalhau. Uma peça de teatro de rua, com um bacalhau gigante que desfila ao som da banda da Sociedade Filarmónica Dez de agosto, mantém a tradição desde 1928.
Não deixe de provar: chanfana, leitão assado e o vencedor do "Melhor Folar da Figueira da Foz".
Sabia que em Vila Nova de Poiares a tradição manda ter uma laranja na mesa, com uma moeda cravada? Hoje, há quem acrescente um envelope com dinheiro na mesa, mas antigamente nem toalha havia em algumas casas. Por isso, era habitual pedi-la emprestada ao vizinho para estas celebrações.
Não deixe de o provar: amêndoas, vinho da "safra caseira" e uma laranja!
Em Idanha-a-Nova, o sábado de Aleluia é o maia aguardado, quando pároco atira quilos de amêndoas abençoadas pela janela - e gera a agitação entre os mais gulosos! Entre cânticos e procissões, há ainda a Festa dos Apitos, que leva todos à rua, com chocalhos e adufes. Passe no Fundão e veja as cerejeiras em flor, com um programa a rigor!
Não deixe de provar: pão com chouriço, distribuído depois das amêndoas.
No Sardoal, não há Páscoa sem flores: na Semana Santa, as Igrejas e Capelas enchem-se de tapetes bem cheirosos e floridos. Mas a tradição mais antiga é eleger, todos os anos, um espaço de restauração diferente para ir buscar amêndoas, até horas tardias - especialmente para oferecer aos namorados!
Não deixe de provar: borrego, queijadas e bolos "fintos".
A Páscoa em Alcochete é marcada pela "Festa do Círio dos Marítimos", em honra da Virgem Maria que, reza a lenda, salvou os pescadores de uma tormenta no mar. O Domingo é das procissões, dos leilões de fogaças (doce típico) e das mulheres, que desfilam montadas em burros.
Não deixe de provar: Fogaças de Alcochete (bolinhos feitos de canela e limão).
Castelo de Vide consegue juntar várias tradições. No Domingo de Ramos, os rebanhos invadem a vila para serem benzidos e vendidos a seguir, segundo a tradição judaica. O melhor é mostrar às crianças a "Chocalhada", no Cortejo de Aleluia: onde os chocalhos são o ingrediente principal da oração.
Não deixe de provar: borrego benzido pelo padre, folar doce em coração ou em forma de animais (Elvas).
Em São Brás de Alportel, a Festa das Tochas Floridas celebra a Ressurreição de Cristo. Flores campestres na rua, tochas acesas nas mãos e colchas penduradas nas varandas - são os ingredientes desta Páscoa algarvia. Conheça aqui a programação.
Não deixe de provar: "folhar de folhas" de Olhão (com limão, canela e calda caramelizada).
Se gostou destes artigos, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos