Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    A importância da psicomotricidade no brincar

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    A importância da psicomotricidade no brincar

    Nota Informativa

    Saúde | Fonte: PIN - Centro de desenvolvimento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Depois de ler este título, acreditamos que surjam várias questões, que antes de avançarmos devem ser esclarecidas. Primeiramente “o que é a Psicomotricidade?” e, em seguida, “como é que o brincar surge como ferramenta terapêutica?”.

    A Psicomotricidade é uma área científica que tem por base o corpo em movimento, e é através da interação recíproca sujeito-contexto, que é promovido o desenvolvimento global das crianças, nomeadamente as habilidades motoras, cognitivas, psíquicas e socioemocionais. A exploração do envolvimento, permite não só interagir com o espaço, com o outro, como também conhecer os próprios limites corporais. Além disso, esta área promove as competências psicomotoras (ex: tonicidade, noção do corpo e motricidade fina) essenciais para alcançar as funções cognitivas superiores fulcrais nas competências académicas.

    O brincar surge como grande aliado terapêutico, pois permite movimento e consequentemente a exploração de novos contextos, objetos, ritmos, expressão corporal, entre outros. É, igualmente, um ato social que permite uma comunicação verbal e não verbal, permitindo expressar sentimentos e interesses.

    Nas idades precoces, o manuseamento dos brinquedos e a sua exploração ativa possibilita a noção onde termina o corpo da criança, o “eu”, e começa o objeto.  Através desta manipulação, surgem movimentos corporais até então desconhecidos, contacto com diferentes texturas, cores e sons.

    Durante os momentos lúdicos ocorre o desenvolvimento de componentes psicomotoras, a noção temporal poderá surgir através de instrumentos musicais, batimento de palmas, canções ou mesmo através do tempo de resposta do adulto ao estímulo da criança. Por outro lado, a noção do corpo, a noção espacial e o equilíbrio surgem de momentos lúdicos em parques infantis, de andar no escorrega, de trepar e perceber onde os pés devem ser colocados estrategicamente para alcançar o topo, de passar por dentro de túneis de pano, ou dançar, são apenas alguns exemplos.

    O jogo simbólico (ex.: faz de conta) permite um desenvolvimento integrado da criança, diversas competências socio-emocionais, de imaginação e expressão corporal. É através destes momentos lúdicos que a criança constrói o seu mundo imaginário, com base em experiências vividas, como imitar os pais a cozinhar, utilizar objetos de casa para criar histórias ou até interpretar personagens.
    Acreditamos que brincar com regras, (ex.: o jogo de tabuleiro), é fundamental, visto que trabalha as competências de autorregulação, de resolução de problemas, de cognição e de cooperação. Brincar com o outro cria um leque de possibilidades sociais, nomeadamente, de partilha, de noção de vez, de tempo de espera e de interpretação da expressão do outro.

    Ao trazermos os conceitos de psicomotricidade, de brincar e a sua interação, realçamos a importância da relação do psicomotricista com a criança. Esta relação estimula o interesse pela exploração dos brinquedos, do pensamento simbólico, o interesse pelo outro e ainda o jogo com regras. O psicomotricista orienta o brincar tendo em conta objetivos terapêuticos previamente estabelecidos para a criança. Através deste momento prazeroso são promovidas competências psicomotoras, sociais e emocionais, ou até mesmo aprendizagens pré-académicas.

    Ainda que exista uma intervenção psicomotora, os pais assumem um papel extremamente importante no processo terapêutico. O plano de intervenção carece de uma participação ativa dos pais para estabelecer os objetivos importantes a desenvolver com o seu filho. A possibilidade de trabalhar estes objetivos surge de forma espontânea na rotina familiar, sendo potenciados no contexto da criança.

    A própria relação recíproca, os primeiros olhares, os sorrisos, as gargalhadas, são as primeiras interações que o bebé realiza com os pais e que já estão a promover o seu desenvolvimento. Quando os pais brincam com o seu filho, mesmo sem objetivos pré-estabelecidos com o psicomotricista, promovem a interação e interesse pelo outro e a interpretação das suas expressões verbais e não verbais.

    Nas rotinas (ex.: vestir, banho, refeições, etc.), surgem naturalmente diversos momentos que podem ser de estimulação mas que não lhes é dado a devida importância, como o comer e calçar autonomamente, nomear as partes do corpo durante o banho e ainda, as peças de roupa durante o vestir.

    Realçamos que estas aprendizagens podem e devem ser promovidas através de interações lúdicas. Por vezes, os pais necessitam de estratégias e de orientações do psicomotricista para criar estas oportunidades.  Acima de tudo, estes momentos prazerosos, além de potenciar as competências, fortalecem a relação entre os pais e o filho e possibilitam que a criança realize o transfer das interações parentais, ou com o psicomotricista, para as interações com os pares.

    Concluímos assim, que os momentos lúdicos são de extrema importância no desenvolvimento global da criança, seja no seu dia-a-dia em família ou em contexto terapêutico com o psicomotricista.

    Autores:

    Patrícia Pires e Carolina Costa, Técnicas de Reabilitação Psicomotora

     

    PIN - Centro Clínico, de Formação e Investigação

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    A importância da psicomotricidade no brincar
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2022

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    Férias de verão para pequenos artistas no Teatro Bocage

    Apesar de pequenino, o seu filho já tem espírito de artista? Então, as férias de verão do Teatro Bocage são…
    • Lisboa
    M/6
    • Desconto EO
    • Fazer
    • +1

    Campos de Férias para crianças em Lisboa e Porto

    As interrupções letivas constituem oportunidades ideais para deixar os miúdos explorarem os seus interesses.…
    • Sugestões
    • Fazer
    • +1

    O que fazer nos Santos Populares com as crianças?

    Sardinha no prato e manjericos aos pares, saiba onde festejar os Santos Populares! Estes arraiais têm…
    • TODO O PAÍS
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    O que fazer nos fins de tarde de verão? Ir a esta feira no Estoril!

    De 27 de junho a 24 de agosto, a 60.ª Feira de Artesanato do Estoril recebe 90 artesãos e música ao vivo…
    • Estoril
    Todos os Públicos
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    *Pré-visualização: Este verão dê a volta a Portugal com o nosso mapa cheio de segredos!

    A pensar em si e nas próximas aventuras, desenhámos o Roteiro Portugal 360 em Família! Marque os sítios por…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • +1
    • Passear
    • +1

    Também lhe pode interessar

    Porque é que os miúdos enjoam? Há soluções naturais?

    Se tem filhos e já se aventurou em viagens em família de carro, barco ou avião, sabe que há coisas que os…
    • Passear
    • +3

    Patrulha em família ou em turma? Explorem o bairro e transformem a cidade!

    Carros por todo o lado, trotinetas no passeio, falta de sombra, passadeiras gastas… Será que estamos a olhar…
    • Lisboa
    • Pais
    • +2

    Quem são os vencedores do Global Teacher Prize Portugal 2025? Contamos-lhe tudo!

    Parabéns, professores! Foi numa tarde de junho, no MAAT Central, em Belém, que ficámos a conhecer os…
    • Pais
    • +2

    Como escolher óculos de sol para crianças e para toda a família?

    Sabia que os óculos sem filtro UV fazem a pupila dilatar e deixam os raios entrar? No verão e nos dias…
    • Fazer
    • +3

    Como explicar o Dia de Portugal às crianças?

    Dia 10 de junho é aquele feriado com um nome comprido, mas sabia que o Dia de Portugal está associado a uma…
    • Pais
    • +2

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS