Título
17 Canções Infantis para os mais Novos
17 Canções Infantis para os mais Novos
Música
Composta para entreter e educar as crianças, a música infantojuvenil expressa a arte musical, dedicando-a aos mais pequenos com muito carinho. Existe uma infindável quantidade de canções infantis divertidas e cheias de história. Neste artigo, selecionamos algumas!
Será que o seu pequenino já conhece as canções infantis mais icónicas de Portugal? Será que precisa de uma canção para ajudar a adormecer? Ou, talvez, ajudar na aprendizagem? Trazemos 17 canções infantis para divertir os mais novos no decorrer do dia.
De geração em geração saltam estas canções sem travão, será que o seu filho já as conhece? Estando repletas de história, não deixe de passar a tradição!
Esta canção tradicional portuguesa associa-se a uma Dança de roda, igualmente tradicional. Apesar da sua referência geográfica a Viseu, é cantada e dançada por todo o país.
Em 1983, pediu-se a Mário Contumélias que adaptasse a letra de uma música francesa. O jornalista, poeta e escritor recusou, preferindo uma versão original. Após ter escolhido um animal fora do comum para aparecer numa canção infantil, nasce Areias, o camelo. Suzy Paula foi convidada para interpretar este tema, em direto na RTP, que ao ser cantado por jovens de todas as idades, se tornou um fenómeno de popularidade que dura até os nossos dias.
Esta famosa canção da autoria de César Batalha e Lúcia Carvalho, ficou na memória dos portugueses após ter sido cantada por Maria Armanda, numa versão que misturava o italiano e o português, e que ganhou o primeiro lugar no festival de música italiano Sequim d’Ouro, em 1980.
De origem portuguesa, a canção tem por base o alecrim “Rosmarinus officinalis”, que é muito comum em quase toda a região do Mar Mediterrâneo e nasce nos montes “sem ser semeado”. Ao nascer sozinha, a planta é considerada perfeita e daí surge a expressão “alecrim doirado” presente na música.
Nada mais português do que um cântico de Amália Rodrigues! Apesar de ser uma canção infantil de fácil memorização para as crianças, a sua mensagem profunda direciona-se também aos mais crescidos.
Não há nada mais divertido do que aprender a cantar! Além de ficarem no ouvido, as coisas tornam-se mais fáceis de perceber.
Maria Vasconcelos começou a compor canções para ajudar as filhas com as matérias da escola, para que pudessem brincar aprender ao mesmo tempo. As músicas abordam as diferentes disciplinas, como português, matemática, história e física, ajudando no processo de compreensão.
Concebida para despertar o lado mais criativo das crianças, esta canção ensina as diferentes notas musicais. Com uma ação associada a cada nota, pode dizer-se que a música se trata de uma mnemónica gigante.
Acredita-se que a canção “Old MacDonald Had a Farm” foi composta por Thomas D’Urfey para uma ópera em 1706, antes de se tornar popular no Reino Unido e nos Estados Unidos da América.
Adaptada para o português, “Na Quinta do Tio Manel” dá a conhecer aos mais pequenos os animais e os diversos sons que produzem. Além disso, sensibiliza as crianças no comportamento em relação aos animais.
Com o objetivo de estimular a capacidade de memorização dos miúdos, esta música apresenta instrumentos musicais variados, associando-os a um determinado som e usa ainda a repetição.
A origem desta canção é desconhecida, mas aparenta ter sido criada por uma mãe ou um pai cuja alimentação do filho não era fácil e exigiu um pouco mais de criatividade.
Apesar de ser dirigida a um nome muito específico, esta faixa é cantarolada em todos os cantos do país, sendo, muitas vezes, substituído o nome próprio. A música conta as “colheres de papa” ensinando, os pequenos a contar.
Os pequenitos aí por casa adoram dançar? Mostre-lhe estas coreografias clássicas das músicas infantis!
Uma música que estimula o movimento e o conhecimento do próprio corpo. Acredita-se que a canção teve origem no Brasil, com a cantora Xuxa.
Esta música belga, tornou-se conhecida em França e rapidamente se espalhou para todo o mundo, especialmente pela sua coreografia divertida. Em Portugal fazemos “piu, piu, piu, piu”, mas diz-se que esta é a dança dos patos e não dos passarinhos: La danse des canards.
Dirigida maioritariamente aos bebés, esta canção é acompanhada por gestos que ajudam a perceber texturas e ações, estimulando o corpo, através do movimento.
Uma música internacional bem mexida que ajuda as crianças na coordenação dos movimentos, no ato de ouvir e compreensão de instruções. Em 2008, o Panda Vai à Escola transmitiu a sua versão super divertida.
O seu filho faz parte do clube das crianças que detesta a hora de ir para cama? Tem dificuldade em adormecer? Estas canções podem ajudar!
Vitinho é um famoso personagem de uma série de desenhos animados que alcançou uma enorme visibilidade em Portugal, sendo transmitido pela RTP entre 1986 e 1997.
Nessa altura criou-se um pequeno filme de animação “Boa noite, Vitinho!”, que era exibido no início da programação noturna, para indicar a hora de dormir das crianças. A música mostra às crianças que é a dormir que se cresce.
Na RTP 2, o tema era interpretado pelo pequeno filme “Os Patinhos”, criado por Rui Cardoso, que no ano de 1998 veio a substituir a animação “Boa Noite, Vitinho!”.
Esta música descreve a hora de ir para a cama, incentivando os mais pequenos a iniciar também esse processo.
Diz-se que João Pestana é uma entidade mítica do sono em Portugal, que indica que o sono está a chegar. O João é um menino muito tímido e assustadiço que chega devagar, silencioso, fugindo ao mínimo barulho.
À sua chegada, os olhos fecham-se e, por isso, nunca ninguém o viu. A música calma embala os miúdos para uma noite de sono tranquila.
Obs.: Cada canção tem versões e variações diferentes, quer sejam adaptadas para os diferentes canais televisivos ou CDs infantis, entre outros. Todas elas são icónicas, educativas e fazem parte da tradição portuguesa.
Listamos as 17 Canções Infantis para os mais Novos. Das Canções Infantis mais Icónicas, às Canções Didáticas, passando pelas Canções com Coreografia e as Canções para Adormecer são só bons motivos para juntar a família e cantarem até ficarem sem voz!
Divirta-se sem família! Divirta-se com a Estrelas & Ouriços!
Se gostou deste artigo veja também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos