A IMPORTÂNCIA DA MUDA DA FRALDA: UM GESTO ESSENCIAL QUE TEM MUITO QUE SE LHE DIGA

EO 2021 Saúde | Fonte: Mustela
  • slider
  • slider

Ainda que possa causar alguma ansiedade nos “pais grávidos” ou recém pais, a muda da fralda é um gesto frequente e necessário. E não apenas pela óbvia questão da higiene, mas também para garantir a integridade da pele de uma zona constantemente sujeita a agressões e para assegurar o bem-estar do bebé e, em última análise, de toda a família.


MAS AFINAL… O QUE CAUSA TODA AQUELA AGITAÇÃO NO BEBÉ?

Imagine o desconforto associado a uma fralda que de repente fica suja, cheia, húmida e pesada… E imagine que não consegue resolver a questão sozinho, nem pedir ajuda ou sequer explicar o que se passa. E se, para além desta desagradável sensação, começar a sentir dor e ardor…

As assaduras da zona da fralda são um verdadeiro pesadelo para os bebés que, dada a imaturidade do seu sistema nervoso, enfrentam uma exacerbação da dor. E são-no também para os pais já que podem surgir sem qualquer aviso, mesmo que tenham todos os cuidados, e nem sempre são fáceis de controlar eficazmente.

A sensação de impotência perante um bebé agitado, incomodado e com dores exacerbadas, mas cuja pele tem de continuar a ser limpa e na qual ainda tem de ser aplicado um cuidado reparador é, no mínimo, indescritível.

PORQUE É QUE SURGEM AS ASSADURAS?

As assaduras podem ocorrer pelos motivos mais diversos e são, infelizmente, mais frequentes do que se imagina. Seja porque o bebé tem uma pele muito sensível ou hiperreativa, seja porque a fralda húmida de urina e fezes permaneceu demasiado tempo em contacto com a pele, por um inesperado episódio diarreico, pelo simples atrito da fralda, por uma eventual infeção fúngica, pela diversificação alimentar ou mesmo apenas porque o bebé está a fazer antibiótico, altura em que fica mais suscetível, a assadura pode surpreender os pais literalmente de uma muda para a outra.

COM QUE FREQUÊNCIA SE DEVE TROCAR A FRALDA?

Há bebés que têm a pele mais suscetível do que outros, mas a lógica é comum: a fralda deve ser trocada sempre que esteja suja (seja de urina ou fezes), idealmente ainda antes do bebé se queixar do desconforto associado à fralda cheia e/ou pesada. A regra é simples: manter o bebé o mais seco e confortável possível, sempre.

Durante as primeiras semanas de vida é natural que um bebé precise de trocar a fralda 6 a 8 vezes por dia.


A CORRETA MUDA DA FRALDA: PASSO A PASSO

1. Preparação
Lave as mãos para evitar a transmissão de germes ao seu bebé. Prepare tudo (produtos, toalha, fralda e creme) para que não precise de se afastar do seu bebé por um segundo sequer! Coloque uma toalha sobre o muda fraldas para prevenir “surpresas” que possam ocorrer enquanto troca o bebé. Finalmente, coloque o seu bebé no muda fraldas

2. Limpeza inicial
Abra a fralda, limpe a maioria dos resíduos usando o lado não sujo da fralda, enrole e feche-a com as abas e coloque-a diretamente no lixo.

3. Higiene da zona da fralda
Limpe toda a zona da fralda com uma compressa embebida em linimento ou em água de limpeza especificamente adaptada (sem sabão e sem enxaguamento). Também pode optar por toalhetes, desde que sem álcool. Já existem excelentes opções de mercado, com as fibras de algodão ou lyocell, que garantem a máxima suavidade e minimizam o impacto ambiental, a cada muda.

4. Precauções na higiene
Inicie sempre a limpeza da zona mais limpa em direção à zona mais suja, para não espalhar impurezas. No caso das meninas: da vulva (lábios externos e depois meio) em direção às nádegas. No caso dos meninos: pénis, escroto e tudo ao redor e por fim as nádegas.

5. Secagem
Salvo se tiver utilizado linimento, que deixa a pele untuosa e hidratada, deve garantir que a pele fica completamente seca antes de colocar a nova fralda (sem esfregar, realizando pequenas palmadinhas suaves com uma toalha limpa ou lenços de papel, sem esquecer as pregas). Quando possível, deixe a zona da fralda descoberta por alguns minutos.

6. Prevenção (irritação e assaduras)
Pela frequente exposição à agressão a que esta zona é sujeita, a utilização de cuidados especificamente adaptados capazes de hidratar e reforçar a pele em cada muda da fralda torna-se essencial para prevenir, aliviar e reparar a zona da fralda. Os produtos para o cuidado diário da zona da fralda não devem ser oclusivos nem deixar remanescente (resíduos) entre mudas.

7. Uma fralda limpa
Agora pode colocar uma fralda limpa no seu bebé! Segurando os tornozelos do bebé, deslize uma fralda limpa e aberta por baixo das nádegas, ajustando-a ao redor do abdómen e depois cole as abas. Quando colocar a fralda tenha atenção para não a apertar demasiado pois, para além de ser desconfortável, não favorece a circulação de ar dentro da fralda.

No caso dos meninos, certifique-se de que aponta o pénis para baixo, para evitar o vazamento de urina. Lave as mãos com cuidado.

OS ALIADOS CERTOS NA PREVENÇÃO DAS ASSADURAS

Especialista da pele dos bebés e das crianças há 70 anos e com mais de 450 testes de segurança e eficácia para cada produto, antes da sua comercialização, a Mustela® desenvolveu cuidados específicos e naturais para a Muda da Fralda:

Higiene (sem enxaguamento)
- Linimento Higiene Zona da Fralda: Com 99% ingredientes de origem natural, formulado à base de Azeite Extra-Virgem e sem perfume limpa em profundidade numa só passagem e com a maior suavidade. A solução mais eficaz, económica e amiga do ambiente
- Toalhetes de água com algodão BIO: Um inovador produto orgânico certificado, numa solução única de fibras 100% naturais de algodão BIO, biodegradáveis e compostáveis, com 99,8% de água e Aloé Vera BIO. A praticidade dos toalhetes, com o mínimo impacto ambiental.

Cuidado
- Creme Zona da Fralda 123 – creme rico em óxido de zinco, com 98% de ingredientes de origem natural, que previne, alivia e repara a zona da fralda. Prevenção e cuidado diários, num gesto único para utilizar em cada muda.
- Spray Muda da Fralda – cuidado reparador de excelência, sem perfume, que promove a reparação ativa da pele, criando uma barreira protetora. SOS ASSADURAS, numa eficaz, higiénica e inovadora solução em spray (zero contacto com a pele irritada) que permite até 180 utilizações. Dispositivo médico*.

*O Spray Muda da Fralda é um dispositivo médico. A informação neste suporte não dispensa a leitura atenta da rotulagem e do folheto informativo do produto antes da sua utilização. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou o farmacêutico. Fabricante: ForTunique B.V. – Distribuidor: Laboratoires Expanscience. Data de criação deste material: agosto 2021


Uma sugestão MUSTELA®, ao seu lado desde 1950.