FAÇA DA IDA AO SUPERMERCADO COM AS CRIANÇAS UMA BELA EXPERIÊNCIA

EO 2020 Educação
  • slider

Inspire-se aqui. Fazer compras com os miúdos pode servir para ensinar-lhes coisas importantes, planear bons momentos para a semana e reforçar os laços da família.

Ir ao supermercado com os miúdos é potencialmente mais stressante, mas também pode ser mais produtivo e compensador. “O supermercado é uma sala de aula gigante em que as crianças podem aprender lições importantes”, afirma Bonnie Taub-Dix, autora premiada de Read It Before You Eat It: Taking You from Label to Table (Leia Antes de Comer: do Rótulo para a Mesa, em tradução livre) e criadora do site BetterThanDieting.com.

“O supermercado permitiu-me mostrar aos meus filhos que todos os alimentos podem caber numa dieta saudável, desde que saibam como equilibrar o seu prato. Também lhes ensinei a comparar rótulos, a perceber quais os melhores alimentos e em que áreas, e como planear uma refeição”, contou a autora ao US News.
Para transformar a ida ao supermercado num programa divertido, eis algumas dicas, umas mais adaptadas a crianças pequenas, outras a adolescentes:

1. Escolher cores e formas
Peça-lhes para escolher alimentos vermelhos, verdes ou amarelos no corredor das frutas e legumes ou faça-os encontrar alimentos circulares e ovais. Este tipo de jogo pode continuar quando chegarem a casa e arrumarem as compras.

2. Criar uma tradição
Comece uma tradição. Deixe-os escolher uma receita e criar a lista de compras para os jantares de domingo, por exemplo, mesmo que seja só uma vez por mês. Também pode pedir-lhes para imaginar noites temáticas para os dias da semana – por exemplo Segunda-feira Sem Carne.

3. Fazer provas cegas
Quando os seus filhos não estiveram presentes, compre alguns alimentos que nunca experimentaram antes e que tenham um sabor bom. Com a ajuda de uma venda nos olhos, desafie-os a adivinhar os alimentos em questão, tocando, cheirando e, finalmente, provando-os.

4. Tirar fotografias
Peça-lhes para tirar fotos de ingredientes individuais no supermercado. Em seguida, crie um prato ou sigam uma receita simples juntos e incentive-o a tirar retratos do resultado final. Com as crianças mais velhas (e a sua permissão, é claro), pode até ser divertido postar as fotografias nas redes sociais e partilhar gostos e comentários.

5. Ver rótulos de alimentos
Se os seus filhos já sabem ler, compare rótulos de alimentos com eles para procurar conteúdos com açúcar, sal ou outros ingredientes reconhecíveis. Mostre às crianças como alguns alimentos são mais nutritivos do que outros e fale também sobre a relação preço/ qualidade. Um dia o seu filho viverá sozinho e fará as suas próprias compras…