A RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS DE LEITURA E COMPETÊNCIAS MUSICAIS

EO 2016 Psicologia | Fonte: Corpe
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São vários os estudos que estabelecem relações entre as competências de leitura e as competências musicais, embora este seja um domínio de investigação relativamente recente.

De forma a analisar as ligações existentes entre consciência fonológica, as habilidades de percepção musical e as habilidades precoces de leitura, foi realizada uma investigação (Anvary et al., 2002) que envolveu numa população de 100 crianças de 4 e 5 anos de idade. Os resultados revelaram que as habilidades de música se correlacionavam significativamente quer com a consciência fonológica, quer com o desenvolvimento da leitura. Esta investigação revela algumas incongruências, nomeadamente ao nível da leitura, por ter sido avaliada em crianças que ainda não iniciaram o ensino formal desta aprendizagem. A consciência fonológica pode ser definida como a capacidade de manipulação (mover, combinar ou suprimir) consciente dos elementos sonoros das palavras orais (Tunmer & Rohl, 1991). É uma competência necessária para a compreensão conceptual do princípio alfabético (desenvolvimento gradual da consciência de que as palavras podem ser divididas em segmentos fonéticos de forma a compreender que as letras constituem um sistema de notação dos fonemas) e desenvolve-se de uma forma relativamente lenta nas crianças (Silva, 2002).

A relação entre a consciência fonológica e a percepção musical sugere que ambas possam partilhar alguns dos mesmos mecanismos auditivos, acrescentando-se que a habilidade de percepção musical prediz a leitura mesmo quando a variância partilhada com a consciência fonológica é suprimida. A consciência fonológica e a percepção musical relacionam-se com algumas das mesmas habilidades básicas auditivas e/ou cognitivas necessárias para a leitura, mas cada uma delas também se relaciona com habilidades de processamento exclusivo.

O ponto essencial a destacar a partir da investigação apresentada talvez seja a importância que deve ser atribuída à elaboração de programas interdisciplinares que combinem a educação musical e o ensino da linguagem, de forma a facilitar o desenvolvimento de capacidades linguísticas (consciência fonológica, leitura, etc.) e não-linguísticas (capacidade de concentração, memória, disciplina, imaginação, etc.).

Dra. Ana Rebelo
Departamento: Educação Especial e Reabilitação
CORPE - Centro de Observação e Reabilitação



Referências bibliográficas:
Anvary S. H., Trainor L. J., Woodside J., Levy, B.A. (2002). Relations among musical skills, phonological processing, and early reading ability in pre-school children. Journal of Experimental Child Psychology, 83 (2), 111 - 130.

Tunmer, W. & M. Rohl (1991). Phonological awareness in reading acquisition. In: D. Sawyer, B. Fox (Eds.). Phonological awareness in reading. New York: Springer-Verlag. Silva, A. C. (2002). Bateria de provas fonológicas. Lisboa: Instituto Superior de PsicologiaAplicada.