O CAMELO XAXA

EO 2015 Vida Animal | Fonte: Jardim Zoológico de Lisboa
  • slider

XAXA é um camelo fêmea com 8 anos, muito dócil! Nasceu no Jardim Zoológico de Lisboa

XAXA é um camelo fêmea com 8 anos, muito dócil!

Identificação:

Nome: XAXA
Data de nascimento: 12-03-1999
Local de Nascimento: Jardim Zoológico de Lisboa
Nome da Mãe: PATY
Nome do Pai: HECTOR
Alimentação
No Jardim Zoológico: feno e ração
No habitat natural: vegetação seca e cactos
Peso/ altura: 500 Kg / 2 mt
Principais características: Muito meiga
Curiosidades: XAXA, tal como a sua mãe PATY, é um animal muito dócil, que tem muita confiança com os tratadores. Gosta de dar as patas para que sejam limpas.

XAXA, tal como a sua mãe PATY, é um animal muito dócil, que tem muita confiança com os tratadores. Gosta de dar as patas para que sejam limpas.

Sobre o Camelo:

Habitat: Os camelos estão adaptados à vida no deserto. Foram domesticados pelo Homem há cerca de 4500 anos, na actual região do Norte do Irão e do Sudoeste do Turquestão. São importantes animais de carga e de transporte, e fornecedores de carna, lã e leite riquíssimo em proteínas. Hoje, só se encontram camelos selvagens no sul do deserto da Mongólia e China.

Identificação: os camelos podem passar grandes períodos sem beber, pois conseguem perder até 40% do seu peso em água, conseguindo no entanto, beber até 150 litros de água em poucos minutos para compensar a desidratação. Conseguem, inclusive, beber água salgada. Não é verdade que as suas bossas armazenam água, armazenam sim gordura para os ajudar a sobreviver muito tempo sem alimento. Se estiverem a passar fome, as bossas ficam reduzidas ou chegam mesmo a desaparecer.

Principais ameaças: É uma espécie em perigo (segundo a União Internacional para a conservação da Natureza). Embora sejam comuns na Ásia Central, o número de camelos tem baixado drasticamente nas últimas décadas em Países como a Turquia, o Irão e a Síria, devido à sedentarização progressiva de muitas tribos.


Texto desenvolvido pelo Jardim Zoológico de Lisboa

Adicionar ao calendário
Imprimir
Gostos 0

11502 visualizações