SÃO DE XISTO E UM ENCANTO PARA DESCANSAR

EO 2019 Centro de PortugalPasseios Natureza
  • slider
  • slider
  • slider

Vistas ao longe, no meio da serra, quase parecem de brincar. São as “Aldeias do Xisto”, uma rede de 27 aldeias no centro de Portugal que das ruínas renasceram para um projeto turístico único.

1 - Um fim de semana ou umas mini férias nas “Aldeias do Xisto” são uma ideia completamente diferente e aliciante de passar momentos inesquecíveis numa das zonas mais bonitas e verdes de Portugal, entre Castelo Branco e Coimbra. Uma rede de aldeias típicas em xisto, que estavam em ruínas, a desaparecer, originaram um destino turístico que já recebeu vários prémios. Por serem 27, não faltam destinos nem belas paisagens que nos permitem escolher o melhor programa para a família. Em todas, a gastronomia típica, os velhos ofícios e as tradições antigas estão presentes, dando a cada uma das aldeias um toque único e muito rústico.

2 - A melhor forma de planear umas férias nas "Aldeais do Xisto" é recorrendo ao site da organização. Lá é possível escolher e planear as melhores soluções em termos de localização e programas disponíveis. No verão, há sempre a possibilidade de ficar num local perto das excelentes praias fluviais que são, para muitos, uma novidade mas também uma agradável surpresa. Este ano, várias as Praias Fluviais Aldeias do Xisto foram distinguidas com a Bandeira Azul e também pela Quercus. A qualidade da água, a segurança e a gestão ambiental foram alguns dos critérios avaliados, aos quais se juntou a paisagem natural que é fantástica. Uma excelente opção para quem não dispensa umas férias na praia com toda a tranquilidade!

3 - Mas há mais! Para as famílias há excelentes programas que valem pelo conjunto completo de atividades que proporcionam. São momentos gastronómicos e de lazer, com alguma aventura e desporto pelo meio. Deixamos a sugestão da Aldeia do Xisto do Casal de São Simão, na Serra Lousã. Logo pela manhã pode fazer um percurso pedestre com visita às Fragas de São Simão. Depois há moagem da farinha para o pão, almoço no restaurante Varanda do Casal e fabrico de pão em forno a lenha. Pela tarde, observação de veados na serra da Lousã. Incrível, não é?

4 - No dia seguinte opte por um outro percurso pedestre na Pedra Ferida, com almoço no restaurante da praia fluvial da Louçainha. Pela tarde, uma visita à Ferraria de São João, uma aldeia onde há um centro de BTT e um FunTrail para os mais pequenos.

5 - As "Aldeias do Xisto" estão preparadas para oferecer um mundo de diversão e descoberta às crianças. De forma sucinta: na aldeia de Aigra Nova há um Ecomuseu das Tradições do Xisto, um Núcleo Asinino (criação de burros) e uma Maternidade das Árvores. Em Proença-a-Nova há o Centro de Ciência Viva da Floresta e em Miranda do Corvo, o Parque Biológico da Serra da Lousã. Ou seja, multiplique por 27 e rapidamente descobrirá que as Aldeias do Xisto têm tudo para serem umas férias inesquecíveis, divertidas e bem passadas.

Aproveitem!