UMA VISITA À CASA DA JOANINHA, EM SETÚBAL

EO 2016 Região de LisboaMuseuM/0
  • slider

Conheça as surpresas guardadas num museu instalado numa antiga fábrica de conservas.

Setúbal é uma cidade que vale a pena visitar. É bonita e pitoresca, tem rio e mar para deliciar as vistas, e tesouros que valem a pena conhecer.

Um dos seus tesouros é o Museu do Trabalho Michel Giacometti. Instalado numa antiga fábrica de conservas, o museu guarda lá dentro várias surpresas. A primeira é a visita à "Mercearia Liberdade" que está tal e qual como existia há mais de 50 anos, em Lisboa. Meio a sério, meio a brincar, o guia do museu finge ser o dono da mercearia e recria o ambiente da época, sendo nós os seus clientes.

Outra grande surpresa é a antiga fábrica de conservas, com a exposição permanente "Da Lota à Lata". Aqui somos convidados a picar o "ponto" e pegar ao trabalho. O peixe vem da lota e tem de ser amanhado, cortado e preparado para ser colocado nas latas de conserva. Ficamos também a conhecer a Joaninha, uma das muitas crianças que trabalhavam na fábrica, ao pé das mães, a cortarem a sardinha para as conservas.

O museu cativa o interesse de crianças e adultos, recriando a vida na fábrica através das inúmeras máquinas e utensílios utilizados na época. Manequins recriam as várias tarefas da indústria conserveira e o empenho do guia do museu leva-nos a imaginar o ambiente vivido no edifício desta antiga Fábrica Conserveira.

A hora de almoço é tempo de descansar. A Av. Luísa Todi está cheia de restaurantes com fantásticas esplanadas. A seguir propomos ir com as crianças a pé até à lota e ver as inúmeras pequenas traineiras que todos os dias partem para o mar.

Para descansar, passear, andar de bicicleta ou brincar no parque infantil, vá agora até ao Parque Urbano de Albarquel. É ali perto, junto ao rio, na saída para as praias, e tem uma vista deslumbrante para o estuário do Sado e para Tróia, o prémio ideal para quem andou o dia às compras na "Mercearia Liberdade" e ainda fez um turno na "Fábrica de Conservas"!