TSUNAMIS E ICEBERGUES EM VALONGO?

EO 2018 Porto e NorteParque
  • slider

Quem imaginaria que há 470 milhões de anos um tsunami varreu a região de Valongo ou que existiam icebergs na zona?

Pois é verdade. Ainda antes de aparecerem os dinossauros à face da Terra, já nesta zona do Mundo viviam inúmeros invertebrados que habitavam os mares do Paleozoico de Valongo.

Hoje, tantos milhões de anos depois, é possível viajar no tempo e ver uma ínfima parte desse mundo, numa visita ao Parque Paleozoico de Valongo. A principal atração deste parque é o conjunto de Trilobites e de Graptólitos, internacionalmente reconhecidos, além da grande geodiversidade que aí podemos admirar.

Os mais pequenos vão adorar ver estes estranhos seres que viveram há tantos milhões de anos. Assim, vá até à Ponte do Rio Ferreira, no Parque Fernando Melo, e encontrará o Centro Interpretativo do Parque Paleozoico, ponto de partida para a visita, onde se reúnem informações e se assiste a um pequeno filme.

Depois, prossegue-se por um dos três itinerários possíveis, devidamente assinalados, com diferentes extensões e graus de dificuldade, que permitem descobrir antigos moinhos de água, admirar o vale do Rio Ferreira, visitar a típica aldeia de Couce, passear em antigos povoados castrejos e entrar em algumas das minas deixadas pelos romanos que dali extraíam ouro no século III.

Mais aventura seria difícil, numa visita de deixar boas recordações.

Parque Paleozoico de Valongo
222 426 490 / 911 042 398