UM PASSEIO DE ELÉTRICO 28 NO SOFÁ

EO 2020 LisboaPasseioOnline
slider

Guarde esta sugestão na lista de coisas obrigatórias para fazer nesta fase de quarentena: dar um passeio por Lisboa, à bordo do elétrico 28, através de uma viagem virtual, onde poderá conhecer alguns dos locais mais interessantes do património histórico e arquitetónico da capital portuguesa.

O facto de estar em casa não significa que não possa continuar a conhecer cidades diferentes ou até a revisitá-las.

Para guardar a sugestão na lista de coisas obrigatórias num futuro passeio por Lisboa ou para recordar, faça este percurso de elétrico que atravessa os bairros históricos da cidade da luz.

Os elétricos são o transporte ideal para conhecer alguns dos locais mais interessantes do património histórico e arquitetónico de Lisboa.

O mais conhecido é o Elétrico 28 que faz a viagem entre o Martim Moniz e Campo de Ourique. O percurso começa no centro histórico, no Largo Martim Moniz, e dirige-se ao bairro da Graça, continuando para a Igreja de São Vicente de Fora. Segue para Alfama, passando por algumas das ruas e largos mais pitorescos das zonas medievais de Lisboa, como a Rua das Escolas Gerais ou o Largo das Portas do Sol, um miradouro sobre a encosta até ao rio.

Continua em direção à Baixa, passando pela Sé, facilmente identificada pela sua fachada românica, pela Igreja de Santo António e começa a descer pela movimentada Rua da Conceição, uma rua de comércio tradicional conhecida da população lisboeta pelas retrosarias.

O elétrico segue para a colina do Chiado, parando quase por certo em frente à conhecida “Pastelaria A Brasileira”. Ao longo do percurso, vale a pena reparar na arquitetura dos edifícios que se vão sucedendo e nos azulejos das fachadas.

Depois do Largo do Camões, às portas do Bairro Alto, o elétrico volta a descer a colina, desta vez pela Calçada do Combro e, mais à frente, passa pelo edifício da Assembleia da República, antigo Convento de São Bento. A seguir à Basílica e ao Jardim da Estrela, o 28 continua o percurso atravessando Campo de Ourique, um bairro residencial com tradição, e termina no Largo dos Prazeres.

Comece a viajar aqui.