UM CASTELO NO MEIO DO TEJO

EO 2020 AlmourolPasseio2ª a Dom.: 9h-19h (mai. a Set.), 3ª a Dom.: 10h-13h, 14.30h-19h (mar., Abr., Out.), 3ª a Dom.: 10h-13h, 14.30h-17.30h (nov. a Fev.)M/04€
  • slider
  • slider

Situado numa pequena ilha, o Castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos da Reconquista, sendo, também, um dos que melhor evoca a memória dos Templários em Portugal.

As origens da ocupação deste local são bastante antigas. Segundo alguns estudos, supõe-se que neste local foi instalado um reduto lusitano ou pré-romano. A verdade é que em 1129, quando este ponto foi conquistado pelas tropas portuguesas, o castelo já existia e denominava-se "Almorolan".

Após a conquista de D. Afonso Henriques, o Castelo de Almourol foi reedificado, tendo adquirido as suas características atuais, típicas da arquitetura templária, como os espaços de planta quadrangular e as muralhas elevadas, reforçadas por torres adossadas, dominadas pela Torre de Menagem. Este local tornou-se uma zona de controlo de comércio de azeite, de trigo, de carne de porco e de frutas e madeira entre as diferentes regiões do território e de Lisboa.

O Castelo de Almourol também foi vítima do Terramento de 1755, sendo que a estrutura ficou danificada. Também durante o romantismo, no século XIX, o castelo sofreu algumas alterações. O Castelo está envolto em vegetação e foi construído em granito a 18m acima do nível das águas.

A visita inicia-se após uma curta travessia de barco e começa pelas altas torres circulares, encontrando-se também aqui a porta da traição e os vestígios do que se julga ter sido um poço. De seguida, ergue-se a Torre de Menagem, construída no século XII, que apresenta alguns elementos originais, como as sapatas. As muralhas são possíveis de percorrer, através de várias passagens de cantaria. Também na ilha há caminhos para percorrer e para apreciar a vista deslumbrante do castelo.

Obs.: O Castelo de Almourol foi distinguido com o Prémio Cinco Estrelas Portugal 2018. O bilhete inclui visita ao Centro de Interpretação Templário de Almourol. Grátis para crianças até aos 6 anos.