UMA VISITA CHEIA DE COR

EO 2019 FunchalPasseio2ª a Dom.: 9h-18h (1 Out. a 29 Abr.), 9h-19h (30 Abr. a 30 Set.)M/02€ / 6€
  • slider

O Jardim Botânico da Madeira cobre uma área de oito hectares e reúne mais de 2500 espécies de plantas. Além disso, as suas paisagens são surpreendentes.

O jardim localiza-se na Quinta do Bom Sucesso, uma quinta datada de 1881 que pertenceu à família Reid. Este local foi, por isso, o parque privativo da família, mas hoje é aberto ao público.

Numa área jardinada de, aproximadamente, cinco hectares vai poder encontrar uma elevada quantidade e diversidade de espécies vegetais originárias de várias parte do globo ecologicamente bem diferenciadas. Ao longo da visita, as plantas encontram-se identificadas com o nome científico, nome comum, família e local de origem e dispostas em várias coleções principais, das quais se destacam: as espécies endémicas da Madeira, o arboreto, as plantas suculentas, os jardins coreografados e a topiária, as plantas agroindustriais, as plantas aromáticas e medicinais, as palmeiras e cicadáceas e as áreas ajardinadas.

A coleção de espécies endémicas da Madeira visa dar a conhecer a flora do Arquipélago. Neste local vai poder ver e conhecer espécies arbóreas como a Faia, o Folhado ou o Loureiro. Descubra ainda outras espécies endémicas raras ou ameaçadas de extinção, nomeadamente o Dragoeiro, o Jasmineiro ou o Gerânio da Madeira.

Na zona sul do Jardim, existe uma coleção cuja organização representa os vários níveis de vegetação, desde a zona litoral até às altas montanhas da ilha.

Obs.: Gratuito até aos 6 anos e nos dias 30 de abril (aniversário do Jardim Botânico da Madeira) e 1 de julho (Dia da Região Autónoma da Madeira).