SEM PLANOS PARA O FIM DE SEMANA? FAÇA UM PIQUENIQUE!

EO 2022 Dia Internacional do PiqueniqueM/0
  • slider

A 18 de junho celebra-se o Dia Internacional do Piquenique. Aproveitando o facto de ser um sábado, nada melhor que passar o dia ao ar livre com as crianças! Mas é aí que surgem as dúvidas: que snacks levar na cesta? Quais os artigos essenciais? Como entreter os miúdos? E o bebé? Neste artigo especial de piqueniques, trazemos-lhe algumas ideias!

Apesar da chuva durante a semana, os dias quentes começam a pedir programas refrescantes ao ar livre. Os piqueniques são uma excelente opção para desfrutar de momentos únicos em família, mas como levar o bebé?

Calma. Apesar de desafiante, preparar a mala dos passeios não tem de ser um bicho de sete cabeças. Desde fraldas e fraldinhas, às peças de roupa indispensáveis e aos primeiros socorros, veja a lista de essenciais de passeio, para que nada falte ao seu bebé.



Outra das maiores preocupações é: entreter as crianças. Como garantir que os miúdos se divertem, e se mantêm longe das tecnologias, durante o passeio? Um jogo com toda a família pode ser exatamente aquilo que procura!

JOGOS PARA ENTRETER AS CRIANÇAS
Além de promoverem o convívio, estas atividades prometem animar o dia!


Jogar às cartas
Nos preparativos para um piquenique, um baralho de cartas é algo que não pode faltar! Ter um baralho de cartas à mão converte-se em horas de entretenimento, já que existe uma infinidade de brincadeiras que podem ser feitas, com diferentes graus de dificuldade. O “peixinho” ou o “burro” são ótimos jogos para ensinar e jogar com as crianças.

Jogos para mexer
O jogo da apanhada, escondidas ou o “macaquinho do chinês”, são perfeitos para alegrar miúdos e graúdos. Pode, ainda, levar uma bola e/ou raquetes para uma pitada extra de atividade física. Também a mímica garante arrancar as gargalhadas de qualquer um. Se o espaço for seguro, outra boa opção é o jogo da cabra-cega.

Brincar com as mãos
Com certeza que o “jogo da sardinha” já lhe é familiar. Este é um clássico que não passa de moda e que faz rir até mais não. Pode ainda inventar as suas próprias cantigas ou adotar algumas já conhecidas como o “Com quem será?” ou o “Dominó” para fazer um jogo cheio de gestos.

Com muito ritmo
Para jogar, só precisa de ter ritmo no corpo. Fazer um ritmo com as mãos e deixar a criança imitar, acrescentando cada vez mais partes, ajuda a treinar a concentração e consegue ser um jogo bastante duradouro. Pode também fazê-lo com palavras ou números. Outra ideia é tapar os ouvidos e tentar adivinhar que canção é que a outra pessoa está a cantar.

O QUE LEVAR NO CESTO?
A grande estrela de um piquenique é sem dúvida a comida. Apesar de poder levar aquilo o que mais apetecer, há comidas menos práticas para o exterior. Assim, trazemos algumas ideias fáceis para colocar dentro do cestinho.


Doces ou salgados, há sugestões para todos os gostos. Desde quiches de atum a cupcakes de maçã, veja 12 receitas ideais para um piquenique!

ONDE PODE FAZER UM PIQUENIQUE?
Já ficou com vontade de levar toda a família atrás e viver um dia repleto de bons momentos, mas não sabe onde ir? Conheça 12 locais para fazer um piquenique com a família de norte a sul do país.

Mais sugestões: