"É DE PEQUENINO QUE SE COMEÇA A LER O EXPRESSINHO"

EO 2021 Suplemento Revista Expresso
slider

“Expresso oferece ‘Expressinho’ a partir do próximo sábado”. A manchete no site do semanário anunciava o primeiro suplemento destacável da Revista, com muitas atividades para fazer com os mais novos: 4 de abril de 2020 foi a data de arranque de um projeto apaixonante e desafiante, pelo público em questão – as crianças. Produzido pela Estrelas & Ouriços, é um marco na vida das famílias com miúdos. Fez a diferença no tempo da quarentena (com periodicidade semanal) e continua a ser uma alegria, nesta fase, ao final do mês.


A quem se destina?
O diminutivo do Jornal Expresso indica de imediato que se trata de leituras e de desafios para os mais pequenos, sem idade definida – afinal uma imagem pode valer mais do que mil palavras! O Expressinho conta com uma linguagem cuidada, mas de fácil leitura, sobre vários temas da atualidade, acompanhados de fotografias ou de ilustrações.

Para que serve?
O Expressinho pretende estimular o gosto pela leitura, a curiosidade e o interesse pelo mundo que nos rodeia. O suplemento tem ainda como objetivo despertar o raciocínio lógico, através da realização de de jogos, e a criatividade, com as sugestões para meter mãos à obra da rubrica “Crafts e Companhia”.

No espaço "Correio do Leitor", as crianças interiorizam que as suas opiniões podem fazer a diferença. Este é o ponto de encontro com os nossos pequenos leitores. Aqui, o convite é para partilharem os seus pensamentos e para sugerirem temas que gostassem de ver desenvolvidos no seu Expressinho.

Que mais-valias traz?
Além de todas as vantagens inerentes a ler um “jornal” com informação adequada ao target, os mais pequenos sentem-se à altura dos seus pais, já que, no mesmo saco, chegam a casa leituras para todos, passando o jornal a ter um aroma e um interesse mais próximos das crianças, que rapidamente pegam nas suas páginas para descobrir as novidades.

Quais os conteúdos?
O Expressinho é temático, desenvolvendo conteúdos pertinentes, de acordo com a celebração de efemérides ou temas da atualidade. Cada edição tem, pelo menos, oito páginas que acolhem notícias, sugestões de agenda, jogos, artigos, passatempos e ideias para trabalhos manuais, que podem servir de presente. A rematar cada edição, os mais pequenos contam com um planner para anotar todos os compromissos do mês!

Que futuro?
Quer seja pela importância de explicar as notícias às crianças (numa fase inicial, o tema em destaque foi, em várias edições, a covid-19) quer pelos vários desafios lançados, o Expressinho tem acompanhado os mais pequenos, num contributo para viver melhor a fase difícil pela qual estão a passar, há mais de um ano.

O Expressinho vai continuar ao lado das famílias, convidando-as a aproveitar todos os momentos (extra trabalho e extra estudo) da melhor forma, em casa. Logo que possível, partiremos em busca dos melhores passeios para fazer ao ar livre!

ESTE MÊS: OS MEUS MELHORES AMIGOS LIVROS

O Expressinho de abril promete, entre desafios, passatempos e jogos! Para abrir o apetite à leitura, nesta edição lançamos o convite às crianças para usarem toda a sua criatividade, num desenho para a capa do Expressinho ou para o saco do jornal Expresso.


O vencedor leva a família num fantástico fim de semana a uma das unidades de Sagres, Cascais ou Martinhal Quinta do Martinhal Family Hotels & Resorts. Os mais pequenos podem ainda ganhar uma bicicleta da Mia Gato!

Como o mês tem muitas efemérides a assinalar, nomeadamente o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril), é em torno destes melhores amigos e companheiros de viagem(ns) que gira esta edição.

Os mais pequenos vão ter acesso a sugestões de leituras adequadas a diferentes idades, conhecer os números da alfabetização pelo mundo e as bibliotecas mais insólitas.

Nesta edição, colocamos ainda lado a lado livros e ebooks, assinalando os prós e os contras deste formatos.

Na página de Crafts, não podia faltar uma ideia para acompanhar o nosso tema de capa. Joana Nobre Garcia mostra como criar uma capa para proteger o livro, que temos à cabeceira, e um marcador.

Como está a chegar o Dia da Mãe, quem sabe se este não é o presente ideal?
Boas leituras!

Pub
Pub