O MUSEU DO CARMO VAI AO ENCONTRO DA ESCOLA

EO 2018 LisboaAtividades Lúdicas e Pedagógicas2ª a 6ª.: 10h-18h6-183,5€
  • slider

Arqueologia, história, arquitetura, escultura e aventuras no Museu são os temas das atividades propostas para escolas.

O serviço educativo do Museu Arqueológico do Carmo apresenta duas propostas para melhorar a experiência dos mais novos.

Existe a clássica visita ao museu: a partir das coleções são concebidas visitas-jogos e oficinas que procuram criar uma relação entre a Escola e o Museu. E a novidade de 2018 “O MAC fora de portas”, que vai também às escolas com a Maleta Pedagógica. Além de dar a conhecer o Museu através de imagens, esta atividade propõe também dar a conhecer a vivência de uma comunidade pré-histórica através do manuseamento de réplicas de objetos provenientes de escavações arqueológicas.

Além das atividades pontuais procura-se criar uma ligação mais contínua através de projetos de parceria.

PROGRAMA:

O MAC fora de portas

DO PONTO DE VISTA DO PRÉ-HISTÓRICO:
Pinturas na Pré-História| 6-8 | 8-15
Actividade onde se propõe dar a conhecer e experimentar como se pintava na pré-história.

EVOLUÇÃO DO SER HUMANO:
Dos Dinossauros até ... |  8-15
Actividade onde se propõe dar a conhecer, através de jogos, algumas das etapas na evolução do homem.

De barriga cheia | 6-8 | 8-12
Visita-jogo sobre a alimentação ao longo dos tempos.

Múmias, faraós e outros amigos pavorosos! | 6-12 | 13-15
Actividade centrada no Antigo Egipto.

Clássicos de sempre

UM CHEIRINHO DE ARQUEOLOGIA:
Escava-Acção! | 6-10
Visita-jogo onde se pretende dar a conhecer de forma lúdica e pedagógica o trabalho do arqueólogo.

Os Grandes Mistérios da Arqueologia | 8-12 anos
Visita-jogo de pistas centrada na Arqueologia e na coleção do Museu.

Com as Mãos na Arqueologia | 8-15
Atividade hands-on onde se propõe dar a conhecer a vivência de uma comunidade pré-histórica através do manuseamento de artefactos pertencentes à coleção do Museu.

AVENTURAS NO MUSEU
Há Mistérios no Carmo I | 6-8
Atividade de descoberta; jogo de detetives; visita-jogo.

Há Mistérios no Carmo II | 8-12
Atividade de descoberta; jogo de detetives; visita-jogo.

O Estranho Caso do Misterioso Mestre | 7-10
Atividade de descoberta; jogo de detetives; visita-jogo.

Spy Story no Museu | 7-10 | 10-12
Visita-jogo ambientada no mundo dos espiões onde se pretende explorar a formação do Reino de Portugal / Idade Média através da coleção do Museu.

Qual é Qual? | 6-12
Atividade de descoberta; visita-jogo; exploração da coleção do Museu inspirada no jogo do quem é quem.

AS HISTÓRIAS DA HISTÓRIA
No Dia em que a Terra Tremeu | 8-12
Visita-jogo centrada no tema do Terramoto de 1755; construção de um flipbook.

Rei por um dia | 8-12
Atividade centrada na Idade Média.

Liberdade! | 6-12 | 12-18
Atividade centrada nos conceitos de Liberdade tendo como ponto de partida o 25 de Abril de 1974.

Idade Média | 16-18
Visita orientada em torno da temática medieval portuguesa.

PROJECTOS À SOLTA
Arquitectar no MAC | 6-12
Atividade de exploração de conceitos básicos da Arquitetura; recorte e colagem.

Esculturas de Pedra e de Ar | 6-12
Atividade de exploração de conceitos básicos da Escultura.

Obs.: Parceria com o Passaporte Escolar: 2,50€

Marcações: 213478629 | 932559636 | Email