FESTA DO CINEMA FRANCÊS: NOVIDADE VAI AJUDAR ALUNOS E PROFESSORES

EO 2020 Todo o PaísFestival de Cinema10 a 30 Out.M/61,50€
  • slider

Chama-se Cinelíngua francesa o novo dispositivo para o ensino do francês a ser apresentado publicamente, pela primeira vez, durante a 21ª edição da Festa do Cinema Francês através da programação, no âmbito do festival, dos primeiros filmes que vão formar o seu catálogo de ofertas.

Lançado pelo Institut français du Portugal, este pretende ser uma ferramenta complementar na aprendizagem da língua e da cultura francesa, considerando o cinema francês atual como ponto de referência.

Funcionando como um intermediário entre os distribuidores de filmes, as salas de cinema, os professores de francês e as escolas ou outras estruturas de ensino, o Cinelíngua francesa propõe aos professores de francês um catálogo de filmes que vai enriquecer todos os anos letivos de cerca de 6 a 9 filmes.

Um dossier pedagógico específico para cada filme e, graças a uma estreita colaboração com a associação portuguesa “Zero em Comportamento”, para cada professor, a possibilidade de programar sessões escolares do filme escolhido nas salas de cinema mais próximas e às datas mais adequadas para ele.

Este dispositivo pretende incentivar, assim, os distribuidores portugueses a escolherem filmes franceses adaptados ao público jovem, desenhando uma programação de filmes adequada a alunos do ensino primário e secundário em Portugal.

Esta programação incluirá filmes recentes que abordem temas sociais, culturais, linguísticos e históricos, com os quais os jovens se poderão identificar.

O Cinelíngua francesa será implementado para o ano letivo 2020/2021, a partir do próximo mês de novembro.

SESSÕES ESCOLARES CINELÍNGUA
Dá-me asas
Christian, um visionário cientista, estuda os gansos selvagens. Para o seu filho, um adolescente obcecado por videojogos, a ideia de passar as férias com o pai em plena natureza afigura-se como um pesadelo. Entretanto, pai e filho irão aproximar-se em torno de um plano louco: salvar uma espécie em vias de extinção fazendo uso do avião ultraleve de Christian!
Cinema São Jorge, Lisboa
10 out.: 15h, 16 out.: 10.30h
TAGV Coimbra
24 out.: 11.30h
Cinema Trindade, Porto
30 out.: 15h

Fahim
Baseado numa história verídica, este filme conta-nos a história de Fahim, um rapaz do Bangladesh, o qual, juntamente com o seu o pai, é forçado a abandonar o país e a partir para Paris. Quando  chega  a  França  encontra  diversos  obstáculos  à  obtenção  de  asilo político e é ameaçado de expulsão. A única salvação desta família é um jogo de xadrez e o dom de Fahim: ele terá de ser o campeão da França.
Cinema São Jorge, Lisboa
10 out.: 10.30h
Fórum Almada
15 out.: 11h
Cinema Trindade, Porto
30 out.: 10.30h

Formiga
O jovem Théo, a quem chamam “Formiga”, queria restituir a esperança ao seu pai, Laurent, um homem solitário e desiludido com a vida. A ocasião surge quando Théo está próximo da contratação por um grande clube de futebol inglês. Dispensado por ser considerado demasiado pequeno, porém, Formiga não quer decepcionar o seu pai mais uma vez.
Cinema São Jorge, Lisboa
10 out.: 11h, 15 out.: 10.30h
TAGV, Coimbra
22 out.: 10.30h
Cinema Trindade, Porto
27, 28 out.: 10.30h

O espaço entre nós
Cinema São Jorge, Lisboa
11, 16 out.: 15h
Fórum Almada
16 out.: 15h
TAGV, Coimbra
23 out.: 10.30h
Cinema Trindade, Porto
29 out.: 10.30h

Mais informações: Site