OUTSTANDING GROWTH: COLEÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS

EO 2020 Livros | Autora: Filipa Pimenta e Ivone Patrão
  • slider

Em 2020, ano de comemoração do seu 10.º aniversário, a editora Pactor abraçou um novo desafio: uma linha editorial de livros infantis com um objetivo de valor − a Psicologia ao serviço dos pais e dos educadores/professores.

A coleção de histórias Outstanding Growth, para crianças dos 3 aos 10 anos, pretende inovar de duas formas: pela promoção de outsanding growth nas crianças, em dimensões importantes do seu desenvolvimento e pela apresentação de histórias com orientações para pais e educadores/professores, com base na evidência.

O outstanding growth é um conceito que apela ao desenvolvimento da zona potencial de cada um. Como afirmava Lev Semyonovich Vygotsky, cada criança tem uma zona de desenvolvimento de competências que pode e deve ser explorada.

A coleção é composta por várias histórias, que podem ser usadas individualmente, e escolhidas de acordo com a(s) temática(s) que mais interesse(m) a cada família e a cada educador/professor. A primeira história desta coleção dá o mote para esta reflexão: ser capaz. Segundo as autoras - Filipa Pimenta e Ivone Patrão - a autoeficácia é determinante nas conquistas de outstanding growth.

UMA HISTÓRIA PARA CADA CONTEXTO

Cada história tem uma temática de base e centra-se num ou em mais aspetos dos diferentes contextos da criança, tendo como referência o modelo ecológico do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Este modelo conceptualiza a importância da contribuição de diferentes realidades (familiar, social, económica e cultural), que interagem entre si, para a forma como cada ser humano se desenvolve.

São exemplos de temáticas abordadas nas histórias: autoeficácia, autoestima, promoção de comportamentos online saudáveis, regulação emocional, promoção de uma boa higiene do sono, inteligência emocional, segurança, socialização, promoção de comportamentos saudáveis − alimentação e exercício físico e autonomia.

Pretende-se, assim, que os pais e os educadores/professores possam ser contadores de histórias, com orientações específicas do que abordar em cada temática, para além de orientações práticas de atividades a realizar em conjunto com as crianças.

Esta coleção tem a chancela da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) e da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF).

SOBRE AS AUTORAS

Filipa Pimenta
Psicóloga Clínica e da Saúde, com mestrado e doutoramento em Psicologia da Saúde (ISPA – Instituto Universitário). É psicoterapeuta de adultos, com formação pela Associação Portuguesa de Psicoterapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI). É investigadora no William James Center for Research e docente no ISPA – Instituto Universitário. Tem numerosas publicações nacionais e internacionais e orienta mestrados e doutoramentos na área da saúde.

Ivone Patrão
Psicóloga Clínica e da Saúde, com mestrado e doutoramento em Psicologia da Saúde (ISPA – Instituto Universitário). Terapeuta familiar e de casal (SPTF). Desenvolveu durante 20 anos intervenção clínica no Serviço Nacional de Saúde, com crianças, jovens e famílias. Docente e investigadora (ISPA – Instituto Universitário; Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion (APPsyCI), com publicação de vários artigos científicos e livros. Coordenadora do Projeto #GeraçãoCordão – comportamentos e dependências online. Coordenadora do livro Intervenção em Ciberpsicologia. Coautora do jogo: MISSÃO 2050 – Promoção do uso saudável das tecnologias.

SOBRE A EDITORA

A Pactor, marca editorial do Grupo LIDEL lançada em janeiro de 2010, dedica-se à publicação de livros nas áreas das Ciências Sociais, Ciências Forenses, Educação e Psicologia e conta já com alguns dos TOP Nacionais. A editora propõe-se lançar no mercado livros que aliam uma componente prática de leitura simples a um grande rigor científico, proporcionando o acesso rápido e com qualidade ao conhecimento.