6 LIVROS EM INGLÊS QUE O SEU FILHO TEM DE LER

EO 2020 Livro | Fonte: British Council
  • slider

Se tem um filho que se encontra na fase do ensino primário e está a procura de formas para o motivar a melhorar o seu inglês, ler livros em conjunto pode ser exatamente aquilo de que necessita. Eis 6 livros que o seu filho tem mesmo de ler.

O primeiro conselho para embarcar na leitura com os miúdos é escolher um conto simples, com ilustrações cativantes e relacionado com os seus interesses. Mas, se lhe agrada a si, o mais provável é que agrade igualmente ao seu filho.

A British Council dá seis exemplos de livros para crianças do ensino primário de todas as idades:

Walking through the Jungle
de Stella Blackstone e ilustrado por Debbie Harter
Este livro leva-o a fazer uma excursão pela selva, a escalar pela montanha e a nadar pelo oceano. Através de rimas e repetições, o seu filho irá conhecer animais pelos sons que estes emitem, verbos de movimento e cenários exóticos do mundo inteiro. É um dos livros de que mais gosto por ser tão divertido representar as diferentes cenas!

There Was an Old Lady Who Swallowed a Fly
conto tradicional
Conta a história de uma velhinha que engoliu uma mosca, e para apanhar a mosca engoliu mais alguns animais, cada vez de maiores dimensões. É uma maneira engraçada de aprender nomes de animais e palavras que rimam, com um ritmo que fica no ouvido ao ponto de ser possível cantá-la.

Happy Birthday, Winnie!
de Valerie Thomas e ilustrado por Korky Paul
A bruxa Winnie vive numa casa preta com o seu gato preto, Wilbur. Tudo o que ela tem é de cor preta! Neste conto, Winnie celebra o seu aniversário, o que permitirá que o seu filho pratique, sem se aperceber, os dias da semana e aprenda vocabulário em inglês sobre os membros da família, presentes de aniversário, jogos para jogar numa festa e bolos de vários tipos.

The Tiger Who Came to Tea
de Judith Kerr
Desde a sua publicação em 1968, este conto tem sido um dos favoritas de várias gerações, sendo ainda popular nos dias de hoje. Conta a história de uma menina chamada Sophie e de um tigre que apareceu durante uma tarde para o chá. O tigre come toda a comida e bebe toda a água da casa, e depois vai-se embora e nunca mais volta. É uma boa história para aprender vocabulário relacionado com comida, bebida e objetos da cozinha. Uma narração fantástica e simples, com muitas repetições que facilitam o seguimento e o envolvimento na história.

The Smartest Giant in Town
de Julia Donaldson e ilustrado por Axel Scheffler
Este conto fala às crianças sobre bondade e gratidão, e tem um final feliz. É a história de George, o gigante, das suas novas roupas e de como ele se depara com vários animais que precisam desesperadamente da sua ajuda. Com este livro repleto de palavras que rimam, as crianças aprendem vocabulário relacionado com a roupa e os animais e expressões úteis como “What’s the matter?” (“O que se passa?”), “Cheer up!” (“Anima-te!”) e como dizer “o mais inteligente” (“the smartest”), “o mais amável” (“the kindest”), etc.

The Gigantic Turnip
de Aleksei Tolstoy e ilustrado por Niamh Sharkey
Este popular livro infantil é um conto tradicional russo. É sobre um homem idoso que planta um nabo, mas este cresce tanto que o homem não consegue tirá-lo da terra sozinho. Então ele pede ajuda à mulher, mas os dois continuam sem conseguir tirá-lo; a história continua acrescentando personagens (os animais da sua quinta), até que finalmente, com a ajuda de todos, eles conseguem tirar o nabo. É uma narração fantástica para aprender os nomes dos animais e legumes, bem como descrições (adjetivos) e ações (verbos) e é bastante divertida de representar. Além disso, recordar a sequência de todos os personagens fomenta a concentração e a memória.

No site da British Council encontra várias listas com soluções e dicas que o vão ajudar a si e aos seus filhos. Por exemplo, conheça os 7 passos para brilhar numa entrevista em inglês.

Uma sugestão British Council.