DICAS PARA APROVEITAR AS SOBRAS DURANTE A QUARENTENA

EO 2020 Alimentação
slider

Em tempos de isolamento social, e principalmente na cozinha, é importante tentarmos aproveitar todos os recursos e matéria prima que utilizamos. Se por um lado, temos de deitar fora alguns resíduos, existem outros que podem ser funcionais. Neste artigo vamos ensinar-lhe como.

Quantas vezes as nossas frutas, legumes ou restos de refeições acabam no caixote do lixo antes de termos tirado o máximo partido deles? A nossa sociedade gera muito mais desperdício alimentar do que seria necessário e cabe-nos a cada um de nós combater ao máximo esta tendência. Por isso, nada melhor do que começar em casa e já durante a quarentena.

Para o ajudar nesta luta, deixamos-lhe algumas dicas que, para além de permitir reduzir ao máximo o desperdício alimentar em casa vão também tornar mais eficiente o aproveitamento das compras de supermercado.

#dica 1 – Cascas de citrinos
Uma maneira excelente de aproveitar as frutas e vegetais orgânicos que compra no supermercado é usar também as cascas. Se, por exemplo, tem o hábito de usar laranjas de manhã ou ao lanche para fazer um sumo natural ou limões para uma limonada fresquinha para as crianças, pode ralar as cascas e guardá-las no congelador de maneira a mais tarde, aproveitá-las para aromatizar ou cozinhar outro prato. Raspas de limão ficam deliciosas em sobremesas!

#dica 2 – Aproveitar caroços e sementes
Se costuma deitar os caroços das abóboras fora, está a desperdiçar uma excelente oportunidade! Pode torrá-los numa frigideira e aproveitá-los como condimentos para saladas, entradas ou até colocá-los no iogurte logo de manhãzinha. Se puser um bocadinho de fruta e mel, por exemplo, vai ficar com um maravilhoso pequeno-almoço! É verdade que requer alguma paciência e tempo, mas o resultado final vai ser um sucesso tanto para os miúdos como graúdos.

#dica 3 – Fazer fertilizante caseiro
Tem algumas plantas em casa e precisa de fertilizante? Desafie as crianças a ajudá-lo a fazer um com os restos que tem na cozinha. Vai ser muito mais barato e, além disso, vão estar isentos de químicos. Triture os alimentos que utilizar em pequenas partículas e coloque-os num vaso grande. Os melhores produtos são as cascas de ovo, café moído e casca de banana.

#dica 4 – Produtos de beleza
Sabia que o café moído é um excelente esfoliante para o corpo?

#dica 5 – Aproveitar o pão duro
Há sempre aquele resto de pão do dia que fica a sobrar e acaba por endurecer? Nada melhor do que transformá-los em pão ralado, usá-lo em receitas de sopa por exemplo ou até em sobremesas!

Pub
Pub