5 DOS EDIFÍCIOS MAIS CRIATIVOS DO MUNDO

EO 2021 Curiosidades
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

A criatividade atua em inúmeros setores de forma diferente, basta usar a imaginação! A arquitetura é um deles: consegue-se planificar e construir obras de artes em grandes dimensões que chegam a espantar os mais séticos. Conheça cinco dos edifícios mais criativos do mundo que o vão deixar de queixo caído.

Templo de Lótus, Nova Deli, Índia
O Templo de Lótus, na Índia, é uma Casa de Adoração da religião Bahá'í. A sua forma é inspirada na flor de lótus e conta com nove lagos e jardins ao seu redor. Projetado por Fariborz Sahba, levou seis anos para ficar concluído e foi inaugurado em 1986. A construção ganhou vários prémios de arquitetura e é visitada por milhões de pessoas anualmente. O edifício é aberto ao público, independente da religião.

O Cesto, Ohio, Estados Unidos da América
Este edifício criativo alberga os escritórios da empresa Longaberger, em Ohio, nos Estados Unidos. Esta empresa produz e distribui cestos artesanais de madeira, daí o formato incomum do edifício. Construído em 1997, a ideia surgiu do fundador da companhia que acreditava que um projeto tão diferente iria atrair as atenções para a marca.

Mind House, Barcelona, Espanha
É a obra mais famosa do arquiteto Antoni Gaudi e fica mesmo aqui ao lado, em Barcelona, no Parque Güell. A entrada do parque é composta por dois grandes edifícios bastante criativos, mas as atenções prendem-se, principalmente, no intitulado de Mind House. Com formas irregulares, decoradas com pedras de diferentes cores, é considerado um dos 10 edifícios mais criativos do mundo.

A Casa Torta, Sopot, Polónia
Numa visita à Polónia, Krzywy Domek é paragem obrigatória. Este edifício também conhecido como The Crooked House, que em português significa “ a casa torta”, foi construído em 2004, tem cerca de 4 mil metros quadrados de área e faz parte do centro comercial Rezydent. Esta obra arquitetónica parece saída de um quadro surrealista ou até mesmo de um filme de fantasia.

Casa do Penedo, Fafe, Portugal
Por terras lusas também existe bastante originalidade e a Casa do Penedo, construída por volta dos anos 80, é prova disso! Feita entre quatro rochas gigantes de granito, fica na Serra de Fafe e, mesmo não estando aberta a visitas, muitas são as pessoas que se deslocam até ao local para conhecer a casa por fora. Este edifício caracteriza-se pela união do Homem com a Natureza, sendo totalmente feito de pedra, com exceção das janelas e portas.