ABA – ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA

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Uma Instituição que pretende promover a implementação de estratégias comportamentais no processo clínico e educativo de diferentes indivíduos e grupos.

O seu filho tem dificuldades de aprendizagem? Perturbação do desenvolvimento ou algo mais especifico como perturbações de sono ou fobias? A ABA tem uma equipa de profissionais especializada pronta para avaliar e intervir nestas e noutras situações, trabalhando num contexto familiar, escolar e comunitário.

A ABA oferece modelos de intervenção com condições especiais para crianças e adolescentes diagnosticados com autismo, hiperatividade e défice de atenção, dislexia, perturbação obsessiva-compulsiva e fobias.

Esta empresa tem como objetivo atingir mudanças comportamentais socialmente significativas (comportamentos cuja mudança irá alterar a qualidade de vida do indivíduo e do seu meio envolvente).

A Análise Comportamental Aplicada tem contribuído para várias áreas ao longo das últimas décadas, desde a área da educação, da saúde, até à área organizacional.

A Equipa
Uma equipa jovem e dinâmica, constituída por analistas comportamentais, psicólogas e psicomotricistas, que analisa cada situação, elabora, implementa e avalia planos de intervenção individualizados.

Avaliação e Programas de Intervenção
Grande parte do trabalho desta instituição é desenvolvido com  crianças e adolescentes que apresentam atrasos de desenvolvimento, incluindo indivíduos com autismo, epilepsia, trissomia, traumatismo, entre outros. Nestes casos, propõe-se uma intervenção intensiva, no ambiente natural, coordenando as entidades: família, escola e comunidade.

Cada processo de intervenção começa com uma avaliação preliminar. Esta avaliação serve como base para traçar um perfil de desenvolvimento, no qual se baseia para as tomadas de decisão, em conjunto com a família e a equipa educacional, no sentido de selecionar os objetivos e prioridades a serem trabalhados.

O processo de intervenção, na maioria das vezes, foca-se em várias áreas de desenvolvimento, desde a promoção da autonomia e atividades de vida diária, até ao brincar, linguagem, comunicação, interação social, competências académicas, entre outras. É normalmente implementada no ambiente natural, envolvendo apoio direto a pais e professores, bem como pares e outros elementos significativos na vida da criança.

Áreas de Intervenção:
- Dificuldades de Aprendizagem
- Atrasos Globais de Desenvolvimento
- Gestão de Comportamentos (Intervenção específica)
- Apoio Familiar
- Comportamentos Específicos (ex. Perturbações do sono, comportamento antissocial, fobias, relação com irmãos, hábitos nervosos, perturbações alimentares, entre outras.).

SERVIÇOS CLÍNICOS

Intervenção Intensiva:
Destinada a crianças e adolescentes diagnosticados com atrasos globais de desenvolvimento, como por exemplo, perturbações do espetro de autismo. Estas intervenções têm uma intensidade entre 10 e 40 horas semanais. Incidem sobre todas as áreas do desenvolvimento, como a autonomia, linguagem e comunicação, socialização e competências académicas, entre outras. A intervenção normalmente é conduzida no ambiente natural do indivíduo (casa, escola e comunidade), em contexto individual e de grupo.

Intervenção Específica:
Destinada a indivíduos que desejam mudar um comportamento particular, não sendo este associado com um diagnóstico. Exemplos incluem fobias, perturbações alimentares e de sono, entre outros. Cada processo inicia-se com uma avaliação das variáveis ambienteis que mantêm o comportamento alvo, avançando com o desenvolvimento de um plano de intervenção e terminando com o follow-up para garantir os efeitos a longo prazo.

Acompanhamento Clínico:
Destinado a indivíduos com dificuldades de aprendizagem (por exemplo, crianças diagnosticadas com PHDA). Após um processo de avaliação, é focado o desenvolvimento de competências através de estratégias específicas de ensino e de auto monitorização.

Coaching de Pais:
Este serviço é destinado a pais que pretendem melhorar a dinâmica familiar, podendo ter ou não uma criança com dificuldades. O processo de coaching poderá ser individual ou em grupo, partilhando assim as experiências e a aprendizagem com outros pais cujos objetivos são similares ou relacionados.

Consultoria:
Este serviço é destinado a profissionais da área da saúde e/ou da educação, que pretendem melhorar as suas práticas e utilizar ferramentas de avaliação e de ensino cuja origem é da análise comportamental.

Além da intervenção clínica
A equipa ABA dedica-se à investigação e à formação, com o objetivo de contribuir para o conhecimento existente e disseminar a nossa área de investigação, facilitando uma escolha informada por parte dos indivíduos e famílias que procuram soluções eficazes. Procura, neste sentido, colaborar com outras entidades comunitárias de forma a contribuir para uma mudança social positiva na área da saúde e da educação.

Obs.: Também tem delegação em Braga.