ANIMAÇÃO E DESPORTO NAS RUAS DO PORTO

EO 2020 Atividades Pedagógicas e Lúdicas16, 23, 30 Ago., Dom.: 9h-19hM/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Os domingos de agosto dão outra vida às ruas da cidade do Porto com animação e atividades desportivas para toda a família.

A oferta inclui programas para os mais novos como skate, mini golfe, esgrima, entre múltiplas outras atividades, que constituem programas a custo zero, ao longo de todo o mês, para toda a família.

Programa:

AVENIDA RODRIGUES DE FREITAS

Minigolfe | 6-12
Atividade composta por quatro mini-pistas de minigolfe, onde o público pode jogar com o acompanhamento de atletas federados do Clube de Minigolfe do Porto.

Quem visitar a atividade, jogará as quatro pistas de forma consecutiva e será feito o registo da sua pontuação. Os melhores de cada manhã receberão um prémio (merchadising Clube de Minigolfe do Porto).

Simultaneamente, poderão estar 3 pessoas em cada pista, ou seja, um total de 12 participantes na atividade. Estima-se que jogar as 4 pistas, tenha uma duração de 20 minutos.
16, 23 ago.: 9.30h-12h

Skate | M/6
Conjunto de obstáculos, com vários níveis de dificuldade: kicker (rampa de saltos); flatbar (corrimão de chão); curb (permite fazer grinds ou slides); pole-jam (ferro com inclinação variada que permite fazer grinds); manual pad (permite fazer manobras usando apenas 2 rodas).
16, 30 ago.: 10h-12h

Mini-ténis | 4-10
Dois campos de mini-ténis, com orientação de treinadores credenciados pela federação portuguesa de ténis.

Sensibilização à modalidade, aquecimento com exercícios de coordenação, execução das pancadas básicas do ténis, contacto raquete – bola. O jogo a realizar conta com bolas adequadas à idade dos participantes.
16, 30 ago.: 11h-13h

Jogos do Helder | M/0
Atividade com um enorme tabuleiro de sentido único (tipo jogo da glória), com vários jogos (estações) e desafios para toda a família. Tudo a uma escala diferente do habitual e com a particularidade de se jogar com os pés ao invés das mãos.
16, 30 ago.: 16h-19h

Oficina criativa de som | M/3
As edições amateur propõem uma oficina de introdução à gravação e edição áudio. Os participantes vão captar e utilizar os sons do meio envolvente e, assim, construir um objeto sonoro em conjunto com os formadores. Não é obrigatório trazer equipamento pessoal e agradece-se a inscrição prévia.
16 ago.: 15h-19h

Oly & Mary – Animação | M/0
Oli & Mary vestem-se de gala e saem à rua para celebrar a vida! Com as devidas precauções e – graciosamente – exagerando na distância de segurança, usam fita métrica e desinfetam tudo ao seu redor, apelando às boas práticas de forma divertida e interativa.
16 ago.: 16h-19h

Esgrima | 6-12
No ponto inicial da atividade, vai haver uma breve introdução da modalidade, passando de seguida pelas regras de segurança, como esta irá funcionar, tendo em conta a pandemia e o próprio jogo. Depois desta parte teórica inicial, passaremos então à atividade prática e começaremos pelo ensino da “locomoção esgrimista”. Após este momento, o orientador dirá as regras de jogo, material e como poderão atingir o objetivo de pontuar. De seguida, os alunos/atletas formarão grupos de 2 e terão a experiência do assalto/jogo individualmente, uns contra os outros, para finalizar a atividade. Prevê-se que atividade tenha a duração de aproximadamente 15 minutos por grupo.
23 ago.: 10h-12h

Patins em linha | 3-12
Os participantes, no máximo 15 em simultâneo, são organizados pelo coordenador da atividade em grupos de no máximo cinco elementos, consoante a respetiva experiência na patinagem.

Funcionará um sistema de distribuição de senhas por ordem de chegada, nomeadamente no caso de o número de participantes exceder o limite acima indicado.

Os participantes com experiência de patinagem são inseridos num grupo que realizará os 2 percursos. Os participantes sem experiência são inseridos num grupo que terá o primeiro contacto com os patins, fora das zonas dos percursos. Cada grupo será acompanhado em permanência por um monitor.
23 ago.: 10h-12h

Ciclo oficina
O coletivo ócio propõe um dia dedicado às bicicletas. Os participantes podem juntar-se à porta do PAFC pelas 9h para um pequeno passeio ciclo-turista. Pelas 11h haverá lugar a ciclo-oficina, seguindo-se um almoço entre os participantes e uma conversa.
23 ago.: 16h-19h

Inspectores (Le Persil Noir) – Animação | M/0
Dois clowns com a mania que são inspetores do covid interagem com os transeuntes! Eles manipulam fitas métricas, borrifadores, apitos, distanciadores… reinventando os adereços, garantem que todas as normas de segurança são devidamente executadas!
23 ago.: 16h-19h

Ez Sub (Projeto EZ) - Animação | M/0
Num cenário urbano, um estranho submarino navega desorientado. Uma máquina cénica de grande formato, capaz de transportar os transeuntes para uma nova realidade. Projeto EZ põe a sua experiência cénica ao serviço da inovação e da experiência sensorial, desenvolvendo um novo projeto que transforma o público em ator e performer, no interior de um submarino urbano que dá vida a momentos únicos.
23 ago.: 16h-19h

Bicicletas – Circuito de Obstáculos | M/10
Conjunto de obstáculos para contornar ou sobrepor de forma a criar dificuldade de progressão no percurso delineado, promovendo a coordenação e desafio pessoal.
30 ago.: 9h-12h

Ez Sapadores – (Projeto Ez) | M/0
Uma dupla de sapadores loucos invade o território do público, prontos a não ajudar mas sim para atrapalhar! Um ambiente clownesco cria o cenário perfeito onde tudo pode acontecer.
30 ago.: 16h-19h

RUA DE PASSOS MANUEL

Brigada das cores | M/0
Uma animação itinerante, constituída por animadores, cada um trajando só uma cor e que utilizando as técnicas da mímica, da sombra e dos movimentos lentos, criam um ambiente de grande impacto visual.
16 ago.: 16h-19h

Oly & Mary – Animação | M/0
Oli & Mary vestem-se de gala e saem à rua para celebrar a vida! Com as devidas precauções e – graciosamente – exagerando na distância de segurança, usam fita métrica e desinfetam tudo ao seu redor, apelando às boas práticas de forma divertida e interativa.

Inspectores (Le Persil Noir) - Animação | M/0
Dois clowns com a mania que são inspetores do covid interagem com os transeuntes! Eles manipulam fitas métricas, borrifadores, apitos, distanciadores… reinventando os adereços, garantem que todas as normas de segurança são devidamente executadas!
23 ago.: 16h-19h

Soul Trio (Seistopeia) – Animação | M/0
Três soldados do funk salvaram-se das teias do tempo e viajaram da década de 70 até aos dias de hoje, para viver como salvadores da alma das festas.
30 ago.: 16h-19h

PASSEIO DAS VIRTUDES

Diogo Duro – Animação | M/0
Um palhaço divertido e brincalhão que, em jogos de improvisação com o público, vai descobrindo os recantos e encantos das terras locais por onde viaja no seu monociclo.
16 ago.: 16h-19h

Os Mostrengos (Teatro de Marionetas De Mandrágora) – Animação | M/0
"Como peixe fora de água" das antigas cartas e mapas marítimos demos forma, figura e vida a criaturas marinhas. São dois e cada uma com mais de 2 metros de comprimento que nadam por vezes em cardume e por vezes perdidas nos sons aquáticos do espaço. São peixes que vivem, habitam e procuram alimento saindo das profundezas e respirando ao lado do homem, deixando-o deslumbrado. Uma chamada de atenção de consciências, um alerta para a proteção marinha e uma homenagem ao mar e seus segredos.
23 ago.: 16h-19h

Brigada das cores | M/0
Uma animação itinerante, constituída por animadores, cada um trajando só uma cor  e que utilizando as técnicas da mímica, da sombra e dos movimentos lentos, criam um ambiente de grande impacto visual.
30 ago.: 16h-19h