Título
Sessão de cinema em família no Porto
Sessão de cinema em família no Porto
9
2,5 €
O Batalha Centro de Cinema preparou uma sessão especial para que possa ver cinema em família. São quatro curtas de animação com bilhete único para famílias.
Quando um membro da sua comunidade adoece, Supijaq, jovem aprendiz de xamã, vê-se obrigada a enfrentar o seu primeiro grande teste: descer até uma caverna no gelo onde reside o espírito Kannaaluk e perguntar-lhe a razão desta doença. Acompanhada da sua avó, Supijaq vai enfrentar desafios e aprender algo novo cada vez que os supera. Na sua primeira animação, Zacharias Kunuk homenageia os mitos e histórias contados através das gerações, essenciais para ajudar o povo inuíte a viver nas duras condições árticas.
Uma adaptação de um conto tradicional inuíte que encerra uma lição para os mais jovens sobre a necessidade de entreajuda numa família e numa comunidade. Angutti é um rapaz que costuma fugir aos seus deveres para ir brincar junto à água. Um dia, Qalupalik, uma criatura em parte humana e em parte monstro aquático, rapta Angutti e leva-o para o seu covil. Cabe assim a um grande caçador da tribo, o pai de Qalupalik, perseguir esta criatura de forma a salvar o seu filho.
Um feroz urso polar ameaça uma pequena aldeia na ilha de Labrador, na Terra Nova (Canadá). Mas o xamã usa um tambor para defender a comunidade e transforma o urso em pedra. Shaman foi a primeira curta-metragem de Echo Henoche, e é uma animação produzida a partir de ilustrações da realizadora, que também desenvolve trabalho em joalharia tradicional inuíte.
Neste documentário rodado em 1949, assiste-se a todo o processo de construção de um iglu pela visão de curiosidade que um olhar de um descendente de colonos tem sobre as práticas indígenas. Dois membros da comunidade inuíte, usando apenas uma faca e neve, preparam os blocos de gelo que usam para montar um abrigo completo, a tempo de se mudarem para o seu interior ao final do dia. A narração explica o método de construção milenar, e como o vento no exterior e o calor no interior mantêm a estabilidade da estrutura.
A 1 de abril, às 15.15h, o Batalha Centro de Cinema apresenta uma sessão legendada para pessoas surdas e ensurdecidas. O filme é: "Tomboy".
Após mudar-se com a família para uma nova cidade, Laure, de 10 anos, apresenta-se às restantes crianças como Mikhael. O novo nome, o cabelo curto e as roupas largas fazem com que se sinta confortável e realizada apesar do ambiente familiar, por vezes complicado, que a rodeia. Uma nova amizade vai também contribuir para o crescimento e construção da identidade da criança. Um filme escrito e realizado pela francesa Céline Sciamma, argumentista da aclamada animação A Minha Vida de Courgette(2016), cujo trabalho navega pelos rituais de passagem do universo juvenil.
Obs.: Sessão de cinema inclusiva.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
18 Mar, 23
15.15h
Bilhete único para famílias
2,5 €
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos