Título
Salvar o planeta: projetos que ajudam a proteger os oceanos
Salvar o planeta: projetos que ajudam a proteger os oceanos
Há muita vida debaixo de água e nunca precisou tanto de nós! O planeta em que vivemos tem a alcunha de "planeta azul " porque mais de metade da sua composição é água (70%). Mas sabia que apenas 2,5% da água do planeta é doce?
Independentemente do sabor e grau de salinidade, a biodiversidade está lá e precisa da nossa ajuda. "Proteger a vida marinha" é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 e neste dia especialistas de todo o mundo falam em direto, sobre o tema do Dia Mundial dos Oceanos 2023: as correntes estão a mudar.
A boa notícia é que neste país, à beira mar plantado, não faltam projetos prontos para fazer a diferença. Mergulhar na biodiversidade e zelar pelo futuro do planeta azul não é uma missão impossível.
O que fazer com o lixo que se acumula nas praias? Quem ajuda os animais feridos no oceano? As pescas põem em perigo os ecossistemas? Estes quatro projetos fazem parte da resposta.
Mais de 500 mulheres, de todas as idades, profissões e sonhos, promovem a conservação do oceano, de que tanto precisam para respirar. A relação emocional destas mulheres (e meninas!) inspiradoras com o mar poderá ser vista, futuramente, no documentário com o apoio de vários parceiros, entre os quais a Marinha Portuguesa e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (IOC/COI-UNESCO). "Quem ama cuida e quem cuida ama" é o lema do projeto que podem ficar a conhecer melhor nesta entrevista e no trailer do futuro documentário:
O Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM) faz parte do projeto ECOMARE, da Universidade
de Aveiro. Aqui os mais pequenos podem encontrar tanques para a reabilitação dos animais marinhos, laboratórios científicos e uma Unidade de Cuidados Intensivos. Assim que possível estes bichinhos (aves, répteis e mamíferos) serão libertados e devolvidos ao seu habitat natural.
O programa Blue Azores desenvolveu uma expedição com 28 cientistas de nove países, para estudar o Mar dos Açores e
garantir um oceano saudável, como base de uma economia azul próspera e sustentável. Para isso, é preciso cuidar bem das Áreas Marinhas Protegidas, implementar um plano de ordenamento do espaço marinho e melhorar a gestão das pescas.
Durante a pandemia muitas ideias ganharam forma. Na Ilha do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, nasceu um projeto liderado pela Associação Natureza Portugal (ANP), que integra a World Wild Foundation (WWF), cofinanciado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants. O objetivo é simples: travar a fuga de plásticos para o oceano, otimizar a gestão dos resíduos e sensibilizar a população local e os turistas para a problemática do lixo plástico nos oceanos. Para isso, foi criado um selo, que os habitantes exibem orgulhosamente, nos seus estabelecimentos.
Sabia que a Liga para a Proteção da Natureza dá a conhecer muitas curiosidades sobre as espécies ameaçadas e em vias de extinção, em Portugal? Crie um momento de aprendizagem e partilha, e família, e motive as crianças a acreditar que vale a pena dar vida a ideias que também ajudem a salvar o planeta!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos