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    "Não quero ir à escola" - como posso ajudar o meu filho?

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    "Não quero ir à escola" - como posso ajudar o meu filho?

    Nota Informativa

    Opinião | Inês Loio, Psicóloga Clínica - Consulta da Ansiedade Pin Porto

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    Descrição

    “Não quero ir à escola” é uma frase típica nas manhãs das nossas casas, contudo, é importante perceber quando é que esta frase ultrapassa a preguiça saudável e entra numa questão mais ansiosa.

    O que significa: "Não quero ir à escola"?

    Quando assim acontece, chamamos-lhe “recusa escolar”. Este termo é usado para descrever sinais de evitamento provocados pela ansiedade em ir para a escola. É um problema que afeta as crianças não só em dias de escola, mas também nas noites anteriores e durante o sono, podendo surgir pesadelos relacionados com o dia seguinte ou dificuldade em adormecer.

    O medo intenso causa muitas vezes sintomas como dores de barriga, dores de cabeça ou vómitos que não são explicados por uma doença física. Naturalmente, com a aparente doença ou dor que a criança demonstra, parece ser uma tarefa difícil levá-la, mas é essencial não mostrar medo e nunca a deixar em casa, correndo o risco de confirmar que a escola é perigosa e que tem razão em não querer ir.

    Quanto mais tempo a criança falta, mais difícil será o seu regresso, dado que o medo vai aumentando e a criança não é capaz de compreender que pode ir para a escola apesar do medo. Para além desta dificuldade instalada, a criança poderá apresentar ainda maiores dificuldades sociais e académicas, explicadas pelo absentismo.

    10 truques que podem ajudar o seu filho

    Apesar de se poder sentir impotente nas manhãs difíceis que esta dificuldade carrega, há algumas coisas que pode fazer para ajudar o seu filho no momento da frase "Não quero ir à escola".

    1. Permaneça calmo - A pior coisa que pode fazer quando a criança sofre com sintomas de recusa escolar é ficar zangado com a situação. É importante respeitar os medos da crianças, enquanto lhe transmite que não tem medo e que está disponível para ajudar, empatizando sempre com o que está a sentir.
    2. Faça perguntas - Perceba por que é que se recusa a ir para a escola - Está nervoso ou ansioso com um episódio em específico ou com a generalidade da situação? A criança está em perigo? Explorar a razão do medo pode ajudar com uma solução.
    3. Fale com a escola - Pode haver várias razões que levem uma criança a recusar a escola. O professor ou algum auxiliar mais próximo pode ajudar com a transição entre os pais e a sala de aula.
    4. Encoraje a criança - Como pai ou mãe, é crucial encorajar a criança a ir à escola todos os dias, mesmo que vá só durante uma hora. Se deixar a criança ficar em casa, pode reforçar o facto da escola ser um ambiente perigoso. Em alguns casos, a criança pode ficar na biblioteca ou no refeitório com o pai ou a mãe ou mesmo com um adulto de confiança.
    5. Pequenos passos - É importante tentar e ir dando passos pequenos que ajudem a criança a ultrapassar o que a faz sentir desconfortável.
    6. Recompense pequenas conquistas - É boa ideia empatizar e recompensar pequenas conquistas. Pode prometer à criança uma atividade que goste ou uma pequena recompensa quando ultrapassa algum desafio que promova a independência. Tenha em conta as recompensas mesmo nos dias em que a criança se sente mais ansiosa. Há sempre algum comportamento positivo que podemos recompensar!
    7. Comece a rotina na noite anterior - Ajude a criança a experienciar uma manhã mais calma preparando-se na noite anterior. Por exemplo, a criança pode escolher as roupas na noite anterior, preparar o lanche e arrumar a mochila. Isto vai remover algumas decisões e tarefas na rotina matinal, assim como alguns momentos mais desafiantes.
    8. Peça ajuda a um amigo - Alguns grupos de crianças na escola podem ajudar na recusa escolar. Tente reforçar a ida para a escola com algum amigo. Se a criança tem algum colega com quem possa ir para a escola, ou combinar à porta para entrarem juntos, pode combinar uma hora diariamente. Se a criança vir nesta pessoa um conforto, poderá sentir-se cada vez mais confiante.
    9. Mantenha a organização - Dar ordem e organização ao dia da criança pode ajudá-la a reduzir sintomas de recusa escolar. Implementar uma rotina estruturada é importante para desenvolver um sistema efetivo de organização. Crie um horário para cada dia e semana e pendure num local visível (como por exemplo no frigorífico). Tenha em conta que inclui o tempo para descanso e insista que toda a família irá cumprir o horário familiar.
    10. Cumpra promessas - Quando a criança sabe que pode contar com os pais, torna a sua ansiedade mais reduzida. É importante cumprir promessas e não faltar quando combina algum horário com a criança. Para se manter uma figura de confiança e de forma a não quebrar este laço, se promete que a vai buscar à escola às x horas, tente ser o mais pontual possível. É essencial sublinhar novamente a importância das rotinas estruturadas e do comprometimento familiar.

     

    Este medo é visível também durante o período escolar, manifestando-se através de pedidos para ligar aos pais, recusando-se a participar em atividades escolares, mostrado sinais de ansiedade durante o dia ou mesmo transparecendo dificuldades de concentração. Desta forma, a atenção e intervenção dos professores é essencial no processo antes que o "não quero ir à escola" apareça.

    Apesar de haver diversas ajudas que pode dar à criança enquanto pai/mãe, esta não é questão de fácil resolução e é um desafio que pode requerer tempo para resolver.

    Se estas técnicas não resultarem, pondere encontrar um psicólogo que possa trabalhar com o seu filho a ansiedade relacionada com a escola para que, em parceria com a escola e com a família, se possa encontrar uma solução em conjunto.

    Sublinho que podem não resultar por se tratar de uma perturbação de ansiedade e haver necessidade de uma intervenção clínica especializada, contudo, todas estas técnicas podem ajudar a criança a reduzir o medo e o evitamento relacionado com a escola.

    Se pode fazer estas pequenas diferenças já estará a ajudar na integração. É um trabalho difícil e muito cansativo, mas muito compensador. Nada como ver o nosso filho integrado e feliz no ambiente em que passa mais tempo.

    Inês Loio, Psicóloga Clínica - Consulta da Ansiedade Pin Portonão quero ir à escola
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    Atualizado em: 2023

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