Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    MISSÃO BRINCAR - PERTURBAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    MISSÃO BRINCAR - PERTURBAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

    Nota Informativa

    Pedagogia | Fonte: PIN - Centro de desenvolvimento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    As crianças são brincalhonas, pelo menos assim o esperamos. Através do brincar adquirem competências, mapeiam o mundo, constroem noções de si em relação ao espaço e ao outro.

    Brincar com ou perto dos pares, é a forma primária de envolvimento em desafios sociais, sendo um indicador do desenvolvimento das crianças.
    Brincar é uma escolha, é o envolvimento voluntário em atividades motivadoras e prazerosas. É o modo como aprendem sobre o meio. Os ambientes que permitem às crianças explorar, descobrir e brincar livremente, são os que acarretam riscos, e que permitem graduar as conquistas. As crianças que podem usufruir desses ambientes serão membros ativos nos contextos sociais onde se deslocam.

    O impacto do Brincar no desenvolvimento e na educação tem sido alvo de estudo por várias classes profissionais, desde filósofos a políticos. Brincar promove saúde física e mental. Se este tema tem estado na agenda de muitos, nunca é demais reforçar a necessidade urgente de brincar, brincar muito.
    A Declaração Universal dos Direitos da Criança, coloca a brincadeira ao nível da proteção, saúde, educação… assumindo assim o Brincar como pilar fundamental, como direito centrado no superior interesse da criança.
    As crianças com perturbações do desenvolvimento, normalmente têm mais dificuldades em iniciar e envolver-se nas brincadeiras com as outras crianças. É importante olhar para as necessidades especificas destas crianças e pensar em como o deficit nas competências de brincar, associado a uma sociedade assética, são castradores e uma barreira gigante no acesso ao direito a Brincar.
    Proponho que por breves momentos visualizem um recreio da escola, um parque infantil… e que identifiquem as brincadeiras mais frequentes – jogar à bola, apanhada, escondidas, o chão é lava e tantas outras que implicam mobilidade, mexer, fugir, saltar… agora peço que pensem naquela criança que torceu o pé e se desloca com auxílio de canadianas… vai ficar inibida de brincar livremente. É fácil então imaginar que as crianças com necessidade educativas especiais tenham barreiras acrescidas para brincar.
    Problemas de mobilidade dificultam brincar às escondidas, problemas visuais impedem que as crianças encontrem e explorem os brinquedos, dificuldades cognitivas limitam o desenvolvimento das brincadeiras intencionais e faz de conta, alterações sensoriais podem ‘transformar’ o recreio num campo de minas pelos sons, empurrões, velocidade… todas estas dificuldades inerentes às diversas perturbações de desenvolvimento são uma barreira para o envolvimento espontâneo em brincadeiras ditas ‘normais’. Estas crianças tendem a envolver-se em brincadeiras menos complexas e menos diversificadas, mesmo quando estão perante o mesmo tipo de materiais e/ou desafios.

    A Associação Americana de Psiquiatria, refere que crianças com perturbações do desenvolvimento tais como perturbações do espetro do autismo, perturbação do desenvolvimento intelectual, perturbações especificas da linguagem, perturbações de défice de atenção, além de patologias do foro pedopsiquiátrico, como perturbações do humor, questões emocionais… entre outras, apresentam restrição no leque de interesses (que podem ser atípicos ou inconvenientes) e como consequência têm experiências mais pobres a brincar. As brincadeiras tendem a ser repetitivas, pouco criativas e com desafios comunicacionais diminuídos; isto é, as competências de comunicação expressiva e recetiva não são estimuladas.
    Vários autores têm-se debruçada sobre os déficits nas competências de brincar nas perturbações de desenvolvimento. A titulo de exemplo, em 2015 Barton, referiu que as crianças com perturbações do espetro do autismo a nível do comportamento na brincadeira apresentam pouco jogo simbólico; escolhem preferencialmente a mesma brincadeira, revelando pouco interesse na diversificação das brincadeiras; preferem brincadeiras menos complexas, exibem menos complexidade e variedade das sequências para levar a cabo uma brincadeira, preferindo manter-se horas, dias na mesma tarefa e na mesma sequência. A par destas questões, surgem também as questões sensoriais e das exigências sociais principalmente à medida que as crianças vão crescendo.
    Num ambiente menos estruturado, com poucas pistas e/ou orientações, as crianças com perturbações do desenvolvimento tendem a manter-se na mesma brincadeira vezes sem conta, ficando privadas do potencial da brincadeira livre e espontânea. Será importante numa sociedade inclusiva que todos olhem para estas crianças, e façam o esforço de as integrar, acolher e traduzir as necessidades, os desejos e até mesmo os caprichos na hora de Brincar.
    É necessário que os adultos sejam detetives encontrem as barreiras, e equacionem soluções.

    É urgente que os crescidos encarem o Brincar como a jóia da coroa, e como tal devem ser advogados de todas as crianças.

    É impensável que no ano de 2019, se continue a não perceber que Brincar pode ser a remédio para (quase) todo os males…
    Pais, professores, terapeutas, amigos… ajudem os vossos filhos a brincar. Se for difícil, peçam ajuda. É possível intervir com foco nas competências de brincar, que me boa verdade são palco de muitas aprendizagens.

    Quando brincar é remédio para (quase) todos os males.

    Competências trabalhadas durante o Brincar.

    Planeamento e Sequência: A tarefa sequenciada em várias etapas para obter um resultado bem definido.

    Funções Executivas: Raciocino, pensamento, gestão de prioridades, gestão de tempo…

    Consciência corporal: Saber onde seus membros estão no espaço e como movê-los em relação ao corpo e ao ambiente.

    Resolução de problemas: A identificação de um desafio, incluindo qual é o desafio, quais estratégias podem ser usadas para superá-lo e o desempenho subsequente para superá-lo.

    Habilidades sociais: Determinadas pela capacidade de se envolver em interação recíproca com os outros (verbalmente ou não verbalmente), comprometer-se com os outros e ser capaz de reconhecer e seguir as normas sociais.


    Linguagem recetiva (compreensão): Compreensão da linguagem.

    Expressivo (usando) linguagem: O uso da linguagem através da fala, sinal ou formas alternativas de comunicação para comunicar desejos, necessidades, pensamentos e ideias.

    Auto-regulação: A capacidade de obter, manter e alterar a emoção, o comportamento, a atenção e o nível de atividade apropriados para uma tarefa ou situação de uma maneira socialmente aceitável.

    Assim, se pretendemos todos um mundo melhor para as nossas crianças, é importante perceber que Brincar é Linguagem Universal, e que nas crianças com mais dificuldades só precisamos de estar mais atentos, mais disponíveis e mais focados nas suas necessidades.

    Artigo desenvolvido por:
    Mafalda Correia - Terapeuta Ocupacional

    PIN - Centro de Desenvolvimento

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    MISSÃO BRINCAR - PERTURBAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2019

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Julho 2025

    Julho chegou, cheio de planos ao ar livre! Em Oeiras há bibliotecas de praia com internet e livros. No…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Férias em família: O que fazer com as crianças na região do Norte de Portugal?

    Francesinhas, museus, passeios à beira-rio ou na natureza? Quantas aventuras cabem numa escapadinha em…
    • Norte
    • Grátis
    • +1
    • Passear
    • +1

    5 razões para visitar a Disneyland Paris este verão (e onde ficar em família)

    Quem disse que a Disneyland Paris é só para visitar no inverno? Se está à procura de uma escapadinha especial…
    • Magny-le-Hongre, França
    • Sugestões
    • Passear
    • +2

    Visitas de estudo com educação financeira para crianças? Leve a turma a este Museu!

    Se procura visitas de estudo com educação financeira para crianças, tem mesmo de espreitar as do Museu do…
    • Lisboa
    M/3
    anos
    • Grátis
    • Escolas

    Family Golf Park: saiba onde jogar minigolfe com as crianças no Algarve

    Se procura atividades familiares para um dia inesquecível ao ar livre, cheio de desafios e gargalhadas, o…
    • Vilamoura
    Todos os Públicos
    • Desconto EO
    • Fazer
    • +1

    Também lhe pode interessar

    Patrulha em família ou em turma? Explorem o bairro e transformem a cidade!

    Carros por todo o lado, trotinetas no passeio, falta de sombra, passadeiras gastas… Será que estamos a olhar…
    • Lisboa
    Todos os Públicos
    • Pais
    • +2

    Este verão dê a volta a Portugal com o nosso mapa cheio de segredos!

    A pensar em si e nas próximas aventuras, desenhámos o Roteiro Portugal 360 em Família! Marque os sítios por…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +3

    Já pensou nas despesas de educação do próximo ano?

    Este ano, os pais da Inês e da Vera decidiram planear o regresso às aulas com antecedência, não só para gerir…
    • Fazer
    • +3

    Será que as crianças sabem como pedir ajuda na praia? Dê-lhes este desafio!

    Ainda não conhece a Família Segura e os seus jogos grátis sobre segurança infantil? Leve este jogo ou…
    • Pais
    • +2

    Porque é que os miúdos enjoam? Há soluções naturais?

    Se tem filhos e já se aventurou em viagens em família de carro, barco ou avião, sabe que há coisas que os…
    • Passear
    • +3

    O poder da ciência: Dia Internacional da Lua marca passo gigante

    A 20 de julho de 1969, a Apollo 11 tornou-se a primeira nave a aterrar num chão diferente da Terra: tínhamos…
    • Pais
    • +1
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS