Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • Regresso às Aulas
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 6.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 30 Out 25
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
    • Atividades
    my_location

    INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA CRIANÇA

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA CRIANÇA

    Nota Informativa

    Desenvolvimento | Fonte: PIN - Centro de Desenvolvimento

    Para Bebés
    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    O mundo chega-nos das mais variadas formas… pela luz, pelo som, pelos cheiros… pelo sentir.

    Se fizermos o exercício de fechar os olhos, e por um momento pensar num parque infantil e formos detetives, conseguimos leigamente classificar as crianças de acordo com as suas conquistas… o que sobe o escorrega ao contrário, o que evita sequer trepar um degrau, o que não consegue tocar na relva… o que anda no baloiço de cabeça para baixo… vemos e gravamos o que eles conseguem ou não conseguem fazer…. Mas jamais no passa pela cabeça, o complexo processo interno de resposta a desafios… de input e output.Drª Jean Ayers terapeuta ocupacional, psicóloga educacional e neurocientista, desenvolveu o conceito de Integração Sensorial, nos anos 60 foi a primeira a defender que a Integração Sensorial influencia o comportamento e aprendizagem complexa.

    O trabalho pioneiro da Drª Ayers, propõe que a Integração Sensorial é um processo em que o cérebro organiza e interpreta a informação que recebemos dos sentidos (vestibular, propriocetivo, gustativo, visão, olfativo, tátil, auditivo) por forma a usar de forma eficaz o nosso corpo nos contextos onde estamos inseridos; por outras palavras, o cérebro recebe, organiza, interpreta e processa as informações sensoriais do corpo e do ambiente, de modo a que o mundo nos faça sentido e possamos agir sobre o mesmo.

    Além dos 5 Sentidos

    As sensações são os nutrientes do cérebro, sendo que cada milímetro do nosso corpo envia informações sensoriais para o cérebro… e cada sensação é informação. Para um desenvolvimento pleno, o cérebro precisa de forma continua e variada de ser nutrido por diversos tipos de sensação, por forma a maturar e emitir respostas adequadas. Desde bebés que somos inundados de informações sensoriais, de sensações que nos vão apresentando o mundo.

    É possível, à luz da Integração Sensorial, entender a forma como a criança reage aos desafios do meio. O processamento sensorial, com foco nos sentidos que dão informação do corpo (vestibular, propriocetivo e tátil), permite-nos compreender melhor o comportamento da criança. Estes sentidos primitivos, são particularmente importantes, pois são os primeiros a desenvolver-se, são dominantes na interação da criança com o meio nas fases precoces de desenvolvimento, e são os alicerces para a aprendizagem e comportamento. Os outros sentidos, que nos informam sobre o mundo (olfativo, visão, auditivo) vão se maturando e tornando cada vez mais apurados ao longo do crescimento.

    Para que uma criança mostre que fez a integração sensorial de forma adequada, é necessário que ela mostre uma resposta adaptativa. Esta resposta é feita pela criança, ninguém a pode fazer por ela, e é por isso que as crianças gostam de se experimentar e de aumentar o grau de desafio das tarefas. A resposta adaptativa foi definida em 1979 pela Drª Ayers como uma “ação apropriada em que o individuo responde com sucesso a uma exigência do meio”. Para que possamos desempenhar as nossas funções é necessário que consigamos integrar todas as sensações, e responder de forma eficaz com o meio. As crianças têm uma capacidade inata para responder de forma adaptativa ao meio, esta capacidade foi definida por motivador interno ou “inner drive”. Quando lhe é oferecido o desafio adequado ou just right challenge o sistema nervoso procura oportunidades de desenvolvimento através da resposta adaptativa.

    Este conceito foi descrito como um dos alicerces mais básicos no desenvolvimento da criança; a criança dá significado e interage com o meio, através da organização da informação sensorial e da capacidade de criar uma resposta adaptativa que seja evidente nas diversas áreas (motora, socio emocional, cognitiva e da linguagem).

    E quando o simples se torna complexo?

    Qualquer criança que percecione o mundo de uma forma atípica, com base em dificuldades sensoriais, sejam elas ligadas ao processamento, modulação, registo… terá certamente respostas mal-adaptadas, e como tal irá perder oportunidades de aprendizagem e crescimento dentro dos padrões ditos normais. Sendo que é importante não ignorar a unicidade de cada criança, é muito fácil identificar crianças que no seu dia-a-dia enfrentam desafios extra, pois o seu perfil sensorial não lhes permite interagir de forma eficaz com o meio.

    Atrasos ou dificuldades em capacidades motoras grossas e/ou finas, problemas de equilíbrio, coordenação pouco eficaz, intolerância ao toque, aumento das birras em contextos mais ruidosos… são alguns dos sinais de desordem no processamento sensorial. O impacto na funcionalidade é o que faz com que os adultos responsáveis procurem ajuda, pelo que muitas vezes só no contexto académico, se levantam as dúvidas. Quando a letra é horrível, quando a criança não consegue estar com a cabeça erguida durante a aula… quando não consegue pintar a caneta, pois não tolera o ruído da caneta no papel…

    Recordo aqui, uma menina que adorava dançar… que tinha de usar collants…, mas era tão tao difícil para ela usar os collants, faziam comichão, arranhavam, pareciam cola e ela não se conseguia concentrar na música, na coreografia no prazer de dançar.  Assim o que mais adorava fazer transformava-se num momento agridoce, mais agri… essa menina, doce e corajosa, com quem tive o privilégio de trabalhar…. já dançou tantas musicas (algumas comigo)… já se fardou de collants e notas musicais… já teve os seus saraus de final de ano…

    Nunca é demais relembrar, nenhuma criança gosta de insucesso. Todas as crianças querem ser mestres e ter maestria… e se não conseguem, provavelmente é mesmo isso ‘não conseguem’, ao contrário do que comummente se diz… ‘só não consegue quem não quer…’, às vezes é mais forte que eles, e não conseguem mesmo!

    É muito importante estar atento, ver, reparar e pedir ajuda.

    Artigo desenvolvido por,
    Mafalda Correia - Terapeuta Ocupacional, Formação Avançada em Integração Sensorial

    Acompanhe também o Facebook

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA CRIANÇA
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2023

    Shortcode
    Dance Spot

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    Calendário Escolar 2025/26: organize-se já (e cole no frigorífico!)

    Se há coisa que merece lugar VIP no frigorífico… é esta página! O calendário escolar é o seu melhor aliado…
    • Sugestões
    • Regresso às aulas

    5 Coisas Grátis para fazer com as Crianças em Lisboa e no Porto

    Não há almoços grátis, mas há planos divertidos para fazer em família! Divirta-se num destes programas na…
    • Lisboa e Porto
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Teatro infantil: as melhores peças de teatro para crianças em Lisboa

    Vá ao teatro em família! Se não sabe que peça de teatro infantil escolher, inspire-se nesta lista com…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Ver
    • +1

    Teatro infantil: as melhores peças de teatro para crianças no Porto

    Vá ao teatro em família! Se não sabe que peça de teatro infantil escolher, inspire-se nesta lista com…
    • Porto
    • Para Bebés
    • Ver
    • +1

    O que fazer com as crianças este mês? – Setembro 2025

    Este mês parece que andamos a correr atrás do relógio. É a preguiça de voltar e a curiosidade pelo que aí…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Também lhe pode interessar

    5 passos para obter manuais escolares gratuitos

    Com a chegada do mês de agosto, inicia-se a azáfama da preparação do próximo ano letivo. O primeiro passo?…
    • Pais
    • +2

    O que fazer quando as coisas não correm como planeado?

    Em maio, fez a matrícula do seu filho (a escola ideal, os professores conhecidos, os amigos de sempre), mas…
    • Pais
    • +2

    O que ninguém nos ensinou na hora de ir para a escola

    Todos os dias, milhares de crianças vão para as aulas. Pais e professores podem e devem ajudar a treinar a…
    • Lisboa
    Todos os Públicos
    • Pais
    • +3

    Miopia em crianças: como travar um problema que cresce depressa demais?

    Sabia que as crianças com pais míopes têm 50% de probabilidade de desenvolver miopia? E que o problema tende…
    • Pais
    • +2

    Quer trocar de carro? Na Hertz Carros Usados tem mais de 2000 opções para ser feliz!

    As rotinas familiares apertam, os quilómetros acumulam, aparece um risco aqui, uma mossa ali e sente que está…
    • Pais
    • +1

    5 coisas que os pais se esquecem… mas o nosso IA Estrelico não!

    Sabe aqueles lembretes de última hora quando achava que estava quase tudo pronto? Vamos ajudar a ter tudo no…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS