Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA CRIANÇA

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA CRIANÇA

    Nota Informativa

    Desenvolvimento | Fonte: PIN - Centro de Desenvolvimento

    Para Bebés
    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    O mundo chega-nos das mais variadas formas… pela luz, pelo som, pelos cheiros… pelo sentir.

    Se fizermos o exercício de fechar os olhos, e por um momento pensar num parque infantil e formos detetives, conseguimos leigamente classificar as crianças de acordo com as suas conquistas… o que sobe o escorrega ao contrário, o que evita sequer trepar um degrau, o que não consegue tocar na relva… o que anda no baloiço de cabeça para baixo… vemos e gravamos o que eles conseguem ou não conseguem fazer…. Mas jamais no passa pela cabeça, o complexo processo interno de resposta a desafios… de input e output.Drª Jean Ayers terapeuta ocupacional, psicóloga educacional e neurocientista, desenvolveu o conceito de Integração Sensorial, nos anos 60 foi a primeira a defender que a Integração Sensorial influencia o comportamento e aprendizagem complexa.

    O trabalho pioneiro da Drª Ayers, propõe que a Integração Sensorial é um processo em que o cérebro organiza e interpreta a informação que recebemos dos sentidos (vestibular, propriocetivo, gustativo, visão, olfativo, tátil, auditivo) por forma a usar de forma eficaz o nosso corpo nos contextos onde estamos inseridos; por outras palavras, o cérebro recebe, organiza, interpreta e processa as informações sensoriais do corpo e do ambiente, de modo a que o mundo nos faça sentido e possamos agir sobre o mesmo.

    Além dos 5 Sentidos

    As sensações são os nutrientes do cérebro, sendo que cada milímetro do nosso corpo envia informações sensoriais para o cérebro… e cada sensação é informação. Para um desenvolvimento pleno, o cérebro precisa de forma continua e variada de ser nutrido por diversos tipos de sensação, por forma a maturar e emitir respostas adequadas. Desde bebés que somos inundados de informações sensoriais, de sensações que nos vão apresentando o mundo.

    É possível, à luz da Integração Sensorial, entender a forma como a criança reage aos desafios do meio. O processamento sensorial, com foco nos sentidos que dão informação do corpo (vestibular, propriocetivo e tátil), permite-nos compreender melhor o comportamento da criança. Estes sentidos primitivos, são particularmente importantes, pois são os primeiros a desenvolver-se, são dominantes na interação da criança com o meio nas fases precoces de desenvolvimento, e são os alicerces para a aprendizagem e comportamento. Os outros sentidos, que nos informam sobre o mundo (olfativo, visão, auditivo) vão se maturando e tornando cada vez mais apurados ao longo do crescimento.

    Para que uma criança mostre que fez a integração sensorial de forma adequada, é necessário que ela mostre uma resposta adaptativa. Esta resposta é feita pela criança, ninguém a pode fazer por ela, e é por isso que as crianças gostam de se experimentar e de aumentar o grau de desafio das tarefas. A resposta adaptativa foi definida em 1979 pela Drª Ayers como uma “ação apropriada em que o individuo responde com sucesso a uma exigência do meio”. Para que possamos desempenhar as nossas funções é necessário que consigamos integrar todas as sensações, e responder de forma eficaz com o meio. As crianças têm uma capacidade inata para responder de forma adaptativa ao meio, esta capacidade foi definida por motivador interno ou “inner drive”. Quando lhe é oferecido o desafio adequado ou just right challenge o sistema nervoso procura oportunidades de desenvolvimento através da resposta adaptativa.

    Este conceito foi descrito como um dos alicerces mais básicos no desenvolvimento da criança; a criança dá significado e interage com o meio, através da organização da informação sensorial e da capacidade de criar uma resposta adaptativa que seja evidente nas diversas áreas (motora, socio emocional, cognitiva e da linguagem).

    E quando o simples se torna complexo?

    Qualquer criança que percecione o mundo de uma forma atípica, com base em dificuldades sensoriais, sejam elas ligadas ao processamento, modulação, registo… terá certamente respostas mal-adaptadas, e como tal irá perder oportunidades de aprendizagem e crescimento dentro dos padrões ditos normais. Sendo que é importante não ignorar a unicidade de cada criança, é muito fácil identificar crianças que no seu dia-a-dia enfrentam desafios extra, pois o seu perfil sensorial não lhes permite interagir de forma eficaz com o meio.

    Atrasos ou dificuldades em capacidades motoras grossas e/ou finas, problemas de equilíbrio, coordenação pouco eficaz, intolerância ao toque, aumento das birras em contextos mais ruidosos… são alguns dos sinais de desordem no processamento sensorial. O impacto na funcionalidade é o que faz com que os adultos responsáveis procurem ajuda, pelo que muitas vezes só no contexto académico, se levantam as dúvidas. Quando a letra é horrível, quando a criança não consegue estar com a cabeça erguida durante a aula… quando não consegue pintar a caneta, pois não tolera o ruído da caneta no papel…

    Recordo aqui, uma menina que adorava dançar… que tinha de usar collants…, mas era tão tao difícil para ela usar os collants, faziam comichão, arranhavam, pareciam cola e ela não se conseguia concentrar na música, na coreografia no prazer de dançar.  Assim o que mais adorava fazer transformava-se num momento agridoce, mais agri… essa menina, doce e corajosa, com quem tive o privilégio de trabalhar…. já dançou tantas musicas (algumas comigo)… já se fardou de collants e notas musicais… já teve os seus saraus de final de ano…

    Nunca é demais relembrar, nenhuma criança gosta de insucesso. Todas as crianças querem ser mestres e ter maestria… e se não conseguem, provavelmente é mesmo isso ‘não conseguem’, ao contrário do que comummente se diz… ‘só não consegue quem não quer…’, às vezes é mais forte que eles, e não conseguem mesmo!

    É muito importante estar atento, ver, reparar e pedir ajuda.

    Artigo desenvolvido por,
    Mafalda Correia - Terapeuta Ocupacional, Formação Avançada em Integração Sensorial

    Acompanhe também o Facebook

    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA CRIANÇA
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    Share
    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? 💥 Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Casa da Música: atividades, concertos e histórias a não perder no Porto!

    Espetáculos especiais e oficinas sensoriais para bebés? A Casa da Música tem! Marque na agenda todas as…
    • Porto
    M/3
    meses
    • Para Bebés
    • Ver
    • +3

    Atividades para crianças no Museu de Lisboa

    O Museu de Lisboa proporciona exposições, espetáculos, jogos e atividades para crianças e famílias se…
    • Lisboa
    M/6
    anos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +3

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Boutique da Cultura: boas leituras e teatro infantil em Lisboa

    Teatro infantil Lisboa são três palavras que costuma pesquisar no Google? Quem entra na Boutique da Cultura…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Ver
    • +2

    Também lhe pode interessar

    A brincar também se aprende a cair e a levantar. Mas quem ampara a queda?

    As férias trazem dias longos e muito tempo para viver novas aventuras. E quando há imprevistos ao virar da…
    • Fazer
    • +3

    O que têm em comum alunos e condutores? Todos querem passar (na estrada e de ano!)

    Estes 3 jogos grátis sobre segurança infantil vão ajudar os filhotes na reta final do ano letivo! Antes de…
    • Pais
    • +1

    Os professores estão à espera das notas! Quem irá ganhar este prémio?

    Como se agradece a quem faz da escola um lugar melhor todos os dias? Foi para isso que nasceu este prémio…
    • Pais
    • +2

    Dicas para uma roadtrip familiar na Madeira com a Hertz

    Se está a planear uma escapadinha com os miúdos, alugar carro na Madeira pode ser o seu maior aliado. Com a…
    • Madeira
    • Passear
    • +3

    Está à espera de um bebé ou a viver os primeiros anos da ma/paternidade?

    O 1.º Congresso Espaço Bebé foi criado a pensar em si e na sua família! Mais do que um congresso, este será…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Pais
    • +1

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS