Título
Museu da Carris: viajar na história até ao presente
Museu da Carris: viajar na história até ao presente
Todos os Públicos
No Museu da Carris, a história dos transportes de Lisboa ganha vida e convida toda a família a embarcar numa aventura cheia de descobertas! Explore elétricos e autocarros antigos, participe em atividades interativas e aprenda como a cidade se move há mais de um século.
O Museu da Carris retrata a evolução, ao longo de mais de um século, reunindo um vasto espólio de relatórios, fotografias, uniformes, títulos de transporte, equipamento oficinal, elétricos, autocarros históricos e muito mais!
Desde 1872 que a CARRIS faz parte da vida de milhares de pessoas e tem contribuído para o crescimento da cidade de Lisboa.
O Museu da Carris, em Lisboa, é um verdadeiro tesouro para quem quer descobrir a história dos transportes públicos da cidade. Desde os primeiros carros americanos puxados por cavalos até aos elétricos, esta visita promete surpreender miúdos e graúdos!
👉 Núcleo I – História viva 📜
Neste espaço, os visitantes podem viajar no tempo até 1872, explorando bilhetes antigos, uniformes dos condutores, fotografias raras e até miniaturas dos primeiros elétricos e autocarros.
👉 Núcleo II – A coleção de gigantes! 🚋
Aqui encontram-se alguns dos elétricos e autocarros históricos que marcaram várias gerações. Além de poderem ver de perto estes veículos icónicos, para chegarem ao Núcleo II, os visitantes viajam, dentro da Estação de Santo Amaro, num dos elétricos que fez parte da primeira série de elétricos da CARRIS, e que começou a circular em 1901.
A expressão "andar a nove" tem origem no mundo dos elétricos em Lisboa?
Antigamente, os elétricos tinham um controller, semelhante a uma caixa de velocidades, com 9 pontos, e o ponto 9 era a velocidade máxima. Quando um elétrico "andava a nove", significava que estava no ritmo mais acelerado possível. Com o tempo, a expressão passou a ser usada no dia a dia para descrever alguém ou algo que está a um ritmo intenso, a trabalhar depressa ou a dar o máximo.
Agora já sabe: se alguém disser que "anda a nove", é porque está cheio de pressa!
Com a ajuda de personagens como um guarda-freio e um condutor de elétrico, crianças, jovens, adultos, todos descobrem a história dos transportes de forma interativa e divertida.
Aqui, os pequenos artistas podem dar asas à imaginação, criando os seus próprios elétricos com materiais reciclados ou pintando autocarros cheios de cor.
O Museu da Carris promove oficinas como o workshop de Arte Urbana “Lighted Crows”, inspirado na obra do artista Bordalo II, presente no Elétrico n.º 525 do museu. Neste workshop crianças e jovens podem criar esculturas de animais com materiais reciclados e sprays, inspiradas no trabalho do famoso artista urbano.
Durante as pausas escolares, há jogos, gincanas e desafios que garantem dias repletos de diversão e aprendizagem. Para tornar tudo ainda mais especial, cada sessão é conduzida por uma equipa de monitores especializados, com formação nas mais diversas áreas da cultura e da educação.
Para quem não pode visitar o museu fisicamente, ou quer preparar a próxima visita, pode descobrir o Museu da Carris à distância de um clique através da visita virtual: Museu da CARRIS . Além do Museu, pode também viajar nos Ascensores e Elevador de Lisboa, e na carreira 28.
🔹 Visita Sonora – Descobrir a história do Museu através de sons e movimentos!
🔹 Oficina Puzzle Gigante! – Jogo divertido depois de explorar os transportes da Carris.
🔹 Oficina Pintura Sem Pincéis – Pintar sem pincéis e explorar ritmos, formas e cores.
🔹 Visita História – Uma viagem interativa pelo passado dos transportes.
🔹 Oficina A Cidade dos Sinais! – Criar um minicircuito rodoviário e aprender as regras da estrada.
🔹 Oficina Construção de um Mini-Elétrico – Criar um elétrico personalizado com cartolina.
🔹 Oficina Transportes à Nossa Escala – Unir módulos de cartão para formar um grande transporte coletivo, com elétricos e autocarros!
🔹 Oficina Carrinhos de Rolamentos – Construir e personalizar brinquedos com rodas.
🔹 Oficina Lixo Extraordinário – Um Elétrico em Mosaico – Transformar resíduos em arte inspirada em Bordalo II.
🔹 Visita "O Caminho da Sustentabilidade" – Até ao presente, nesta visita descobrimos as decisões de sustentabilidade da CARRIS, e a importância do transporte público para o desenvolvimento da cidade de Lisboa.
🔹 Oficina Janelas Mágicas – Criar banda desenhada nos vidros de um autocarro ou de um elétrico, com os marcadores de giz da Edding!
🔹 Oficina Diário de Bordo – Criar um diário gráfico a partir dos Elétricos e Autocarros antigos, com materiais da Faber-Castell.
🔹 Visita Encenada – Conhecer o museu com um guarda-freio e um condutor muito especiais.
🔹 Oficinas Criativas – Pintura, desenho, fotografia, música e escrita numa experiência interdisciplinar.
🔹 Workshop "Lighted Crows" – Criar esculturas de animais com materiais reciclados e sprays.
🔹 Workshop Cianótipo de Ervas Daninhas – Fazer impressões fotográficas em tons de azul, com ervas daninhas.
🔹 Workshop Bandeiras de Poemas – Criar um poema para uma Bandeira de Elétrico, inspirado no livro "Cem Anos a Ranger nas Calhas" de Eduardo Cintra Torres.
Não perca estas experiências incríveis no Museu da Carris!
Mais informações e marcações: Email | Site
Obs.: Entrada gratuita até aos 6 anos. Última entrada para visita às 12.30h e às 17.30h
Se gostou deste conteúdo, encontre:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
10h
12.30h
Atualizado em: 2026
Atualizado em: 2025
Museu da Carris
O Museu da Carris tem como missão preservar e conservar o seu valioso acervo e divulgar o papel do mesmo como parte integrante e imprescindível no desenvolvimento da cidade de Lisboa.
Procura proporcionar uma emocionante viagem no tempo, contando histórias do quotidiano de um povo que ficam retidas na memória da cidade e dos veículos que a percorrem. Através do estudo e investigação do seu acervo, composto por veículos históricos (elétricos e autocarros) e peças relativas às áreas acessórias da empresa CARRIS, o Museu procura estimular o entusiasmo pelo conhecimento da cidade e dos transportes públicos, e ser uma ponte entre o seu presente, passado e futuro.
Desde 1872 que a Carris prestou e continua a prestar um forte contributo para o crescimento de Lisboa, cidade que, ao longo dos tempos, se desenvolveu ao ritmo da evolução do seu sistema de transportes públicos. Esta memória está patente no Museu da Carris que lhe oferece a possibilidade de realizar uma viagem no tempo, através de um vasto acervo, agora à sua disposição. Este acervo integra fotografias, uniformes, títulos de transporte, equipamento oficinal, elétricos e autocarros, entre muitos outros documentos e objetos de grande interesse histórico.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos