Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    EU NÃO SEI BRINCAR – E NEM SEMPRE QUERO BRINCAR!!

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    EU NÃO SEI BRINCAR – E NEM SEMPRE QUERO BRINCAR!!

    Nota Informativa

    Educação

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Brincar, brincar, brincar, brincar é a palavra de ordem do momento no que diz respeito à criança, ao seu desenvolvimento e à sua aprendizagem. E, sabem que mais? A verdade é que é mesmo a melhor ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional da criança.

    Também é verdade que nem todos nós, adultos, (pais, terapeutas, tios/as, etc) queremos ou sabemos brincar com a criança. E sabem que mais? Nem todos nós nascemos com aptidão para brincar e interagir com crianças, nem todos temos a mesma motivação para isso ou a criatividade! Alguns de nós temos também apenas o conceito errado do que é brincar. Mas sabem que mais novamente? O primeiro passo para superar esta questão é olhar a questão com tranquilidade e perceber que o brincar pode ser feito de muitas formas diferentes e que pode ser um ponto de equilíbrio entre o que a criança precisa e no que o adulto se sente mais verdadeiro e confortável.
    Para te ajudar a ver o brincar de outra forma caso decidas que é algo em que queres dar mais de ti, deixo-te aqui umas dicas:

    1. Brincar não é só sentar e brincar às casinhas ou às corridas de carros: Brincar é uma atividade natural, espontânea em que todos os participantes se devem sentir bem. Logo brincar pode ser andar pela casa a pregar partidas, cócegas, pode ser construir uma tenda com lençóis e almofadas na sala e pode ser cantar até! Com isto quero dizer que não precisas brincar ao lado da criança, só ao que ela gosta, mas podes aproveitar a vossa própria rotina e os recursos da vossa casa para o fazer! Brincar de algo que tu também gostas é muito melhor do que brincar com a criança só por obrigação! E acredita que ao mostrares o tipo de brincadeiras que gostas mais, a criança vai aprender a perceber em que tipo de brincadeiras pode contar mais contigo porque vai sentir o teu entusiasmo!

    2. Não entres na brincadeira da criança, dando palpites ou sugestões – isto cansa a criança e o adulto também! A brincadeira é da criança, é a sua oportunidade de traduzir em ações a forma como está a ver o mundo, aquilo que está a sentir e aquilo que está a precisar seja pelo faz de conta, seja pelo desenho ou pela construção de legos. Nas situações em que a criança demonstra não estar a conseguir algo, relembra-lhe que se precisar de ajuda, estás ali, não imponhas a tua ajuda. Assim, mostras que acreditas que pode superar o desafio e que, simultaneamente, pode sempre contar contigo se assim o decidir fazer.

    3. Quando a criança estiver a brincar, vai descrevendo em frases curtas a brincadeira que está a fazer: ‘Que torre alta’ – tem conceitos/noções aqui a serem trabalhados: 1 – torre; 2- alta. Vês? Pelo brincar, muito se aprende.

    4. A Mais Importante: Quando disseres que vais brincar, está presente. Guarda o telemóvel, desliga a televisão, arruma o teu livro. Fica verdadeiramente a brincar, nem que combines com a criança e digas ‘Vou brincar contigo até 5 jogadas/13h horas/ 5 construções’. E cumpre o que prometeste. Lembra-te que és modelo para a sua forma de estar na vida, até pelo brincar! Se queres que cumpra o que combina contigo, cumpre o que lhe prometeste também.

    Brincar pode ser para todos e pode acontecer de tantas formas giras – para a criança e para ti, adulto!
    Beatriz Pereira - Psicomotricista e Educadora Parental
    Mais informações: Facebook e Instagram
    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    EU NÃO SEI BRINCAR – E NEM SEMPRE QUERO BRINCAR!!
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2020

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    Dodot em promoção rima com maior frescura para os bebés este verão

    Verão combina com sol, passeios em família e, para quem tem bebés em casa, uma boa dose de logística! Entre…
    • Para Bebés
    • Em Casa
    • +1

    Férias de verão para pequenos artistas no Teatro Bocage

    Apesar de pequenino, o seu filho já tem espírito de artista? Então, as férias de verão do Teatro Bocage são…
    • Lisboa
    M/6
    • Desconto EO
    • Fazer
    • +1

    Campos de Férias para crianças em Lisboa e Porto

    As interrupções letivas constituem oportunidades ideais para deixar os miúdos explorarem os seus interesses.…
    • Sugestões
    • Fazer
    • +1

    O que fazer nos Santos Populares com as crianças?

    Sardinha no prato e manjericos aos pares, saiba onde festejar os Santos Populares! Estes arraiais têm…
    • TODO O PAÍS
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    O que fazer nos fins de tarde de verão? Ir a esta feira no Estoril!

    De 27 de junho a 24 de agosto, a 60.ª Feira de Artesanato do Estoril recebe 90 artesãos e música ao vivo…
    • Estoril
    Todos os Públicos
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Também lhe pode interessar

    Porque é que os miúdos enjoam? Há soluções naturais?

    Se tem filhos e já se aventurou em viagens em família de carro, barco ou avião, sabe que há coisas que os…
    • Passear
    • +3

    Patrulha em família ou em turma? Explorem o bairro e transformem a cidade!

    Carros por todo o lado, trotinetas no passeio, falta de sombra, passadeiras gastas… Será que estamos a olhar…
    • Lisboa
    • Pais
    • +2

    Quem são os vencedores do Global Teacher Prize Portugal 2025? Contamos-lhe tudo!

    Parabéns, professores! Foi numa tarde de junho, no MAAT Central, em Belém, que ficámos a conhecer os…
    • Pais
    • +2

    Como escolher óculos de sol para crianças e para toda a família?

    Sabia que os óculos sem filtro UV fazem a pupila dilatar e deixam os raios entrar? No verão e nos dias…
    • Fazer
    • +3

    Como explicar o Dia de Portugal às crianças?

    Dia 10 de junho é aquele feriado com um nome comprido, mas sabia que o Dia de Portugal está associado a uma…
    • Pais
    • +2

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS